TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aterro Sanitário Em BH

Por:   •  15/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.661 Palavras (15 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

ESCOLA DE ENGENHARIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

TRABALHO INTEGRALIZADOR MULTIDISCIPLINAR II

PROJETO DE ATERRO SANITÁRIO PARA A ÁREA DA SUB-BACIA DO CÓRREGO ACABA MUNDO

BELO HORIZONTE

1 CONTEXTUALIZAÇÃO

1.1 Composição dos resíduos sólidos urbanos

        Em Belo Horizonte, parte significativa do total dos resíduos sólidos urbanos é proveniente dos resíduos domiciliares e comerciais. Sua composição é bastante diversificada, uma vez que depende do padrão de vida da população, além das condições climáticas e da sazonalidade. Uma das principais formas de caracterização dos resíduos é a composição gravimétrica, que segundo Barros (2012), traduz o percentual de cada componente em relação ao peso total dos resíduos sólidos, sendo imprescindível para estudos sobre o gerenciamento e destinação final.

        A Tabela 1 apresenta a composição gravimétrica média das regiões que constituem a bacia hidrográfica do Córrego Acaba Mundo, a região do Centro e a região Sul de Belo Horizonte, conforme o Relatório final da caracterização dos resíduos sólidos urbanos de Belo Horizonte (2004).

Tabela 1: Composição gravimétrica média das regiões Centro e Sul de BH

Componentes

Centro (%)

Sul (%)

Matéria Orgânica

52,22

62,70

Papel

12,06

12,97

Plástico

11,65

11,03

Vidro

1,64

5,46

Inertes

7,75

2,56

Madeira, tecido, borracha e couro

5,50

1,20

Resíduo perigoso doméstico

0,31

0,05

Resíduo de serviço de saúde

1,27

0,10

Produtos automotivos

0,18

0,08

Metal

1,98

1,86

Rejeitos

5,44

1,99

Total

100,00

100,00

Fonte: Adaptado de Relatório Final da Caracterização dos Resíduos Sólidos Urbanos de Belo Horizonte.

A matéria orgânica é constituída por podas, resíduos de banheiro, fezes e resíduos alimentares, sendo o último responsável pela maior parcela. A porcentagem de papel é formada por papelão, papel fino, embalagem longa vida e papel misto, já a porcentagem de plástico é constituída por plástico filme, plástico rígido, PET, e plástico filme sujo. Os materiais inertes são o entulho, a espuma, o isopor e a cerâmica. A parcela de metal é formada por metal ferroso, alumínio, cobre e outros. A denominação “rejeito” refere-se a todos os componentes da massa triada que, em função do seu estado de fragmentação e mistura, não foi possível separá-los por tipo.

        

1.2 Seleção de área

        A área selecionada para a implantação do aterro sanitário da bacia do Córrego Acaba Mundo é uma região próxima à Av. Nossa Senhora do Carmo e à Av. Uruguai, como pode ser visto na Figura 1.

[pic 1]

Figura 1: Área selecionada para o aterro

Fonte: Adaptada de Google Maps

As áreas para aterro não podem se situar a menos de 50 metros de qualquer corpo d'água, assim, a área selecionada não atende esse critério já que parte do Córrego Acaba Mundo se situa nela. Além disso, a área não atende a distância mínima de aeroportos uma vez que se localiza há menos de 10 km do aeroporto Carlos Prates.

        A área selecionada deve ser próximo à fonte geradora, pois o custo com transporte é alto. Esse requisito a região selecionada atende, por outro lado, não é desejável que ela seja muito próxima a centros populacionais porque o tráfego de veículos transportando lixo é um transtorno para os moradores das ruas por onde estes veículos passam, além do aspecto sanitário, do impacto visual, da depreciação imobiliária do entorno e dos odores. Entretanto, a maior ocorrência de ventos é vinda das direções leste e nordeste, sendo contrário à população, o que caracteriza uma condição vantajosa.

1.3 Layout geral do aterro

        

        O aterro será em rampa e será constituído por quatro alteamentos, sendo o preenchimento atrás do dique o primeiro. O dique será formado por solo argiloso, terá inclinação de 1:1 e sua crista será constituída de uma plataforma de 10 m de largura de modo a permitir a passagem de caminhões e maquinários durante a operação e manutenção do aterro. Os alteamentos de resíduos sólidos terão inclinação de 2:1 e suas bermas terão 5 m de largura para servir de via e locação das canaletas da rede de drenagem das águas pluviais.

        Para que o aterro sanitário tenha um bom funcionamento serão implantados acessos externos e internos em boas condições, balança rodoviária para garantir no mínimo um controle gravimétrico dos resíduos, pátio impermeabilizado para a estocagem do material, escritório para a equipe operacional, além da portaria.

        Para a delimitação do aterro será construída uma cerca com 2 m de altura com moirões de concreto nos quais são passados cinco fios de arame galvanizado, igualmente espaçados, de modo a evitar a entrada de pessoas não autorizadas. Acompanhando a cerca, será implantada uma barreira de árvores, que terá como objetivo reduzir a dispersão de material particulado e impedir a visão da área operacional. A Figura 2 apresenta o layout geral do aterro sanitário da bacia do Córrego Acaba Mundo com as disposições construtivas citadas anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com