TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Aprendizagem De Banco De Dados

Casos: Atividade De Aprendizagem De Banco De Dados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Grande ABC

Gestão de Tecnologia da informação

Banco de Dados

Nome: André Valentin Rodrigues R.A:

Nome: Gabriel Montes de Oca Farré R.A: 6453321710

Nome: Guilherme Oliveira de Andrade R.A: 6654379423

Nome: Leandro Tadeu Campos Trazzi R.A: 6268234737

Nome: Lucas Daniel da Silva R.A: 6819449757

Nome: Mary dos Santos Gonçalves R.A: 7682737599

Profa Ms.Jacqueline Augusto de Oliveira

Santo André, 4 de Outubro de 2013

1- Defina, em no mínimo 10 linhas, “Modelo de Dados”.

O modelo de dados é uma técnica usada para a especificação das regras de negócios e as estruturas de dados de um banco de dados. Ele faz parte do ciclo de desenvolvimento de um sistema de informação e é de vital importância para o bom resultado do projeto. Modelar dados consiste em desenhar o sistema de informações, concentrando-se nas entidades lógicas e nas dependências lógicas entre essas entidades.

Modelagem de dados ou modelagem de banco de dados envolve uma série de aplicações teóricas e práticas, visando construir um modelo de dados consistente, não redundante e perfeitamente aplicável em qualquer SGBD moderno.

2 – Citem os três modelos de dados mais conhecidos descrevendo suas características e os softwares SGBD que utilizam cada um dos modelos.

Modelo conceitual - Representa as regras de negócio sem limitações tecnológicas ou de implementação por isto é a etapa mais adequada para o envolvimento do usuário que não precisa ter conhecimentos técnicos. Neste modelo temos :

Visão Geral do negócio

Facilitação do entendimento entre usuários e desenvolvedores

Possui somente as entidades e atributos principais

Pode conter relacionamentos n para m.

Modelo Lógico - Leva em conta limites impostos por algum tipo de tecnologia de banco de dados. (banco de dados hierárquico , banco de dados relacional ,etc.). Suas características são:

Deriva do modelo conceitual e via a representação do negócio

Possui entidades associativas em lugar de relacionamentos n:m

Define as chaves primárias das entidades

Normalização até a 3a. forma normal

Adequação ao padrão de nomenclatura

Entidades e atributos documentados

Modelo Físico - Leva em consideração limites impostos pelo SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de dados) e pelos requisitos não funcionais dos programas que acessam os dados. Características:

Elaborado a partir do modelo lógico

Pode variar segundo o SGBD

Pode ter tabelas físicas (log , lider , etc.)

Pode ter colunas físicas (replicação)

SGBDs que utilizam cada um dos modelos PostgreSQL, Firebird, HSQLDB, DB2, mSQL. MySQL, Oracle, SQL-Server, TinySQL, ZODB, JADE, Sybase, Microsoft Visual Foxpro

3- Com base na entidade proposta no enunciado do desafio e nos modelos de dados citados neste passo, defina qual modelo de dados deverá ser utilizado na resolução do desafio. Por quê? Justifiquem sua reposta com apresentação de exemplo.

Com base na entidade proposta no enunciado do desafio e nos modelos de dados citados, o modelo lógico deverá ser adotado na resolução do desafio, pois compreende uma descrição das estruturas que serão armazenadas no banco e que resulta numa representação gráfica dos dados de uma maneira lógica, inclusive nomeando os componentes e ações que exercem uns sobre os outros.

Exemplo:

nro_ficha nro_vagas

cpf_proprietario placa_veiculos

nome_proprietario modelo_veiculo

telefone_com cor_veiculo

telefone_res tipo_veiculo

telefone_cel ano_veiculo

e-mail

placa_veiculo

modelo_veiculo

cor_veiculo

tipo_veiculo

ano_veiculo

4-Definam “Esquema” e “instância” em banco de dados, utilizando-se das entidades propostas no desafio para representar e exemplificar suas definições.

Os bancos de dados mudam através do tempo à medida que informações são inseridas ou apagadas. A coleção de informações armazenadas no banco de dados em um determinado momento é chamada de instância do banco de dados. O projeto geral do banco de dados é chamado de esquema de banco de dados. Os esquemas não mudam com frequência

As informações armazenadas no modelo de dados, tais como: telefone_res, cpf_proprietario e placa_veiculo, são as instâncias. O projeto geral, tal como entidades, é o esquema.

...

Baixar como  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »