TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discursiva - Máquinas de Fluxo

Por:   •  27/5/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

As bombas hidráulicas podem ser associadas em série ou em paralelo, de acordo com as demandas de operação do sistema. Ambas as associações são formas de controle do sistema de bombeamento que se adaptam as mais variadas instalações, nas mais variadas vazões e alturas de elevação.

Sendo assim, explique quais são as principais características de cada associação e suas aplicações e desenhe o diagrama carga x vazão para cada instalação.

ASSOCIAÇÃO EM SÉRIE

Este sistema é utilizado quando se necessita variar muito a altura manométrica de elevação.

Características: a vazão não é alterada, a pressão é aumentada à medida que passa pelo equipamento, altura manométrica.

Ht= H bomba (a) + H bomba (b)  

É usado quando a bomba tem que servir tanques de diferentes alturas ou distâncias ou quando os processos industriais têm que abastecer continuamente tanques em diferentes pressões, ou quando existem condições de pressões muito diferentes em um processo.

Podemos concluir que quando ligamos duas ou mais bombas em série, para uma mesma vazão, a altura manométrica será a soma das pressões fornecidas por cada bomba. Portanto, para obter a curva característica final de duas bombas idênticas ou diferentes em série, basta somar a altura manométrica total correspondente ao mesmo valor de vazão em cada bomba.

Diagrama de carga x vazão

[pic 1]


ASSOCIAÇÃO EM PARALELO

        

A vantagem operacional do uso de bombas em paralelo é que, caso uma das bombas falhe, não há interrupção completa, mas apenas redução da vazão bombeada pelo sistema. Com apenas uma bomba, o fornecimento seria completamente cortado, pelo menos temporariamente.

A associação paralela também permite flexibilidade operacional do sistema, pois como a vazão é variável, podemos retirar ou colocar a bomba em operação conforme necessário sem afetar a vazão desejada.

Por diversas vezes o uso desse tipo de associação é realizado apenas como sistema de segurança e não tem o objetivo de aumentar ou alterar o tráfego.

Um exemplo deste tipo de situação é a bomba reserva que é necessário no sistema de alimentação de água em um gerador de vapor (caldeira).

Diagrama de carga x vazão

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (64.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com