TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discursiva de Gestão da Manutenção

Por:   •  24/11/2017  •  Dissertação  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Engenharia de Produção - 9º SEMESTRE

Atividade Discursiva de Gestão da Manutenção

ALUNO

Apolo Salles Amaral                                    RA 9977023593

         

                                                     LIMEIRA/SP

                                                   Novembro/2017

Introdução

A TPM é uma metodologia japonesa, que foi desenvolvida na década de 70, mas a ideia veio dos EUA na década de 60 na área de prevenção preventiva e tinha como objetivo maximizar a eficiência operacional. É adequado atingir excelentes níveis de eficiência operacional, sem se preocupar com segurança no trabalho, a saúde ocupacional e os impactos ambientais. Como os problemas da qualidade intrínseca do produto comprometem a produtividade, o comprimento de prazos, os custos, a satisfação do cliente e a imagem da empresa. Por essas perguntas que foram criados os pilares de apoio ao TPM. Ele consistia da fusão de técnicas ocidentais, tais como a manutenção preventiva baseada na confiabilidade, a prevenção da manutenção baseada no custo do ciclo de vida do equipamento e do sistema de produção puxada. O que foi acrescentado de novo neste sistema foram as atividades da manutenção autônoma resgatando os conceitos praticado antes da departamentalização da área de manutenção. Ela se tornou uma filosofia de trabalho para grandes empresas, que utiliza todos os pilares e esses pilares são 8, e ela busca a máxima eficiência do processo produtivo, eliminando todo o tipo de perda e basicamente cada pilar trata de um tipo de perda. O auge dessa filosofia foi no início da década de 2000 e hoje está bem relacionado ao lean manufacturing. Os benefícios são a diminuição dos desperdício, quebra, acidente e defeitos e é uma ferramenta para ser utilizado por todos.

Desenvolvimento

Agora vamos escolher a linha piloto para fazer a manutenção autônoma. Para que isso aconteça deve seguir alguns aspectos importantes: primeiro é o local, onde se concentra uma grande parte do processo de manufatura da empresa, e que também tenha um volume constante de produção constante e com poucas paradas. Importante salientar que essa linha não pode ter muitos produtos diferentes, porque se tiver vai ter um grande número de setup e isso não é bom para avaliar a linha ploto. Entende-se também que essa linha tem que ser bem conhecida pelos funcionários, e que o funcionário tenha habilidade e tenha passado por um bom treinamento também, resumindo, ele deve ser um bom funcionário e que já tenha um bom tempo trabalhando naquela linha e é importante dizer que não pode colocar funcionário em treinamento no momento do teste.

Depois das etapas acima estiver pronta, começa o teste e é importante avalia-la por um determinado tempo, assim consegue fazer levantamento de dados importantes e em bom número. Nesse teste é contada quantos tempo a máquina ficou parada e com isso dá para fazer uma comparação. É importante os funcionários estar envolvidos com todas as fases de análise de falhas e instruções de padronização, isso faz com que eles estejam treinados e saberão se desenvolver durante os testes. Quando define a linha piloto, ajuda a equipe a focar as ações e também evita que as práticas não comprovadas possam de divulgadas, pois elas não foram comprovadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (50.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com