TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual 1º Semestre

Trabalho Escolar: Atividade Individual 1º Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS. 4

2.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL

2.2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

2.3 SISTEMA DE SUPORTE À DECISÃO

2.4 SISTEMA DE SUPORTE EXECUTIVO

2.5 SISTEMA DE INFORMAÇAO ESTRATÉGICA

2.6 SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO

2.7 SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESPECIALISTA

2.8 ERP- INTERPRISE RESOURCE PLANNING

3 EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES 7

4 CONCLUSÃO 8

1 INTRODUÇÃO

Entender os conceitos relativos à abordagem sistêmica e características de sistemas de informação; entender os processos de tomada de decisão discernir sobre os diferentes tipos de sistemas de informação a partir da identificação de suas características particulares; entender os aspectos a serem considerados na avaliação do processo de análise de sistemas de informação.

.

2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS.

2.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL

Sistemas empresariais básicos ou sistemas operacionais da organização que tratam das tarefas de rotina. São sistemas que fornecem a base do conhecimento para toda organização, armazenando os dados do dia-a-dia de todas as operações. Também conhecidos como Sistemas de processamento de transações (Transaction Processing Systems). Responsável por executar aplicações comuns; - Automatizar rotinas; Ex.: sistema de Folha de Pagamento; Cheques; Relatórios sobre empregados.

2.2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Sistemas de Informações Gerenciais (Management Information Systems). São sistemas responsáveis por transformar os dados provenientes do sistema de informação operacional, agrupam e é apresentado em forma de relatórios, informações atualizadas sobre operações básicas da empresa que auxiliam o processo gerencial proporcionando suporte ao planejamento, controle e organização da empresa em tempo hábil para tomada de decisão. São usados para realimentação do planejamento operacional. Ex: Relatórios gerenciais a diferentes finalidades; - Custos totais com folha de pagamento.

2.3 SISTEMA DE SUPORTE À DECISÃO

Sistemas de Apoio à Decisão (Decision Support Systems). São sistemas avançados que permitem interatividade com as ações do usuário e oferecem modelos para ajudar na resolução de problemas. Como permitem grande flexibilidade, adaptabilidade e capacidade de respostas rápidas auxiliam no apoio à tomada de decisão. Ex: Relatórios com informações que auxiliem, por exemplo, a construção ou não de uma determinada fábrica em uma região; a criação de novas cores de carro.

2.4 SISTEMA DE SUPORTE EXECUTIVO

São sistemas que dão suporte ao desenvolvimento do planejamento estratégico da organização. Utilizam tecnologia para elaboração de gráficos e relatórios. Não são projetados para resolver problemas específicos e sim para auxiliar na definição dos objetivos organizacionais que podem mudar a estrutura dos problemas. Também se concentram em fornecer informações, apoio gerencial.

2.5 SISTEMA DE INFORMAÇAO ESTRATÉGICA

Tem a função de auxiliar o processo de tomada de decisão da cúpula administrativa, transformando dados provenientes dos sistemas de informação gerencial agrupando-os para facilitar a tomada de decisão. Geralmente oferecem informações gráficas.

2.6 SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO

Sistemas de automação de escritório têm como principal finalidade permitir o aumento da produtividade pessoal dos trabalhadores que manipulam informações de escritório, através do uso de pacotes de aplicativos padrões existentes no mercado como, por exemplo, o pacote Office da Microsoft.

2.7 SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESPECIALISTA

São sistemas ligados ao campo de inteligência artificial para a definição de cenários no processo de tomada de decisões. Oferecem soluções para problemas específicos num dado domínio ou que consigam aconselhar (dar conselhos), de uma maneira ou em um nível comparável ao de especialistas; - Ex.: diagnóstico médico, aconselhamento financeiro e criação de produtos.

2.8 ERP- INTERPRISE RESOURCE PLANNING

O ERP (Planejamento dos Recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com