TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Supervisionada

Exames: Atividade Supervisionada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 2

Nos dias atuais, pensar em educação e “ser professor”, implica refletirmos sobre várias questões, que afligem o quadro do magistério brasileiro. O trabalho do professor tem se expandido para além do campo pedagógico, maximizando o seu tempo de produção, sem o devido acompanhamento salarial, e tempo disponível para estudos individuais, participação em reuniões, etc. Os docentes vão incorporando ao seu trabalho novas funções e responsabilidades pela necessidade de responder às exigências dos órgãos do sistema, bem como da comunidade. Entretanto, não adianta estabelecer metas visando à melhoria do ensino básico, se não forem modificadas as condições de trabalho docente.

Dentro desse novo contexto de regulação educativa cresce as responsabilidades dos trabalhadores docentes o que demanda maior autonomia (ou heteronomia) dos mesmos, sendo exigida capacidade de resolver problemas locais e trabalhar de forma coletiva e cooperativa. Essas novas demandas além de comprometer a saúde desses profissionais, pode também pôr em risco a qualidade da educação, haja vista a constante solicitação, sobrecarga e crescentes demandas a que são submetidos diariamente.

No entanto, por falta de compromisso para que se concretize essa valorização do magistério nos sistemas, as questões de desvalorização dos profissionais da educação, suas condições inadequadas de trabalho e a ausência ou ineficiência de uma política de valorização social e econômica dos profissionais do magistério público tem sido um dentre vários dos motivos da baixa atratividade da carreira e pela desistência ou abandono da profissão.

O Governo incentiva a qualidade e investimento na Educação de forma velada, pois se esses esforços fossem realmente eficazes não estaríamos vivendo a crise educacional de hoje.

A dignidade de um trabalho escolar de qualidade passa pelas oportunidades que um professor tem de estudar, comprar bons livros, participar de congressos, adquirir materiais de apoio, entre outras tantas atividades de complementação e aperfeiçoamento. A luta da classe é justa e reivindica ações verdadeiras e de compromisso com a categoria dos profissionais da educação. Por isso, precisa ser resolvido os problemas da carreira desses profissionais, tão reconhecida como necessária, mas tão desvalorizada quando se refere à concessão de benefícios . É preciso sensibilizar e comprometer os gestores de nosso País para efetivamente garantirem a valorização da educação e o compromisso de todos pela educação, pois o apoio externo à escola é fundamental para que ocorra uma maior probabilidade de sucesso da mesma.

Pensar que juntos somos fortes o suficiente para mudarmos o quadro educacional alarmante que se encontra a educação atualmente, é um gesto nobre diante de algo que pode transformar toda uma nação “a educação”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com