TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Tópicos Integradores Resolução De Exercício Proposto

Por:   •  7/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE TÓPICOS INTEGRADORES

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIO PROPOSTO

QUESTÃO 1)

  1. A rotação do motor expressa em rad/s é:

[pic 1]

[pic 2]

A rotação do eixo da roda é igual à rotação do eixo motor multiplicada pela relação de transmissão das engrenagens:

         [pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

b)  

Torque no eixo de saída do motor:

[pic 6]

[pic 7]

Força atuante nos dentes das engrenagens:

[pic 8]

[pic 9]

Momento Fletor:

[pic 10]

[pic 11]

Torque transmitido ao eixo da roda:

[pic 12]

[pic 13]

QUESTÃO 2)

        Resolução:

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

[pic 18]

           b)

[pic 19]

[pic 20]

[pic 21]

[pic 22]

[pic 23]

   [pic 24]

 

QUESTÃO 3)

Apesar do elevado grau de desenvolvimento tecnológico que o Brasil tem experimentado, algumas regiões ainda padecem da falta de soluções simples do ponto de vista tecnológico e baratas que facilitem o dia a dia do produtor rural, responsável pelo setor primário da economia brasileira, transpondo as barreiras naturalmente

impostas à categoria. Acentuadas distâncias dos grandes centros urbanos e vias pouco trafegáveis, somado ao fato de se situarem em áreas com baixíssima densidade populacional, são fatores que dificultam o acesso à rede elétrica de distribuição da concessionária de energia. A tecnologia de geração de energia elétrica a partir do sol, fonte limpa e inesgotável, que se dissemina rapidamente por grandes centros, ainda peleja para chegar ao homem que pratica a agricultura no estado do Piauí. A proposta pode ser uma solução para a diminuição dos custos com energia elétrica nesses locais ou mesmo quando não há fornecimento de energia elétrica no local.

        Diante dos sistemas existentes e projetos analisados foi selecionado o mais eficiente e prático observado. Nesse projeto, instalou-se um sistema de bombeamento com 3 componentes principais: conjunto fotovoltaicos, um driver para a ligação dos painéis e uma bomba d’água vibratória submersa conforme podemos observar na figura.

[pic 25]

A taxa de bombeamento desse sistema varia de acordo com a irradiação solar para a bomba do reservatório funcionar, a energia obtida pelos painéis é armazenada nos capacitores dos drivers e convertida em energia constante. O equipamento tem capacidade para bombear 8 mil litros de água por dia, e em dias chuvosos de 500 a 600 litros.

Esse projeto mostrou-se altamente satisfatório, consistindo na utilização de um sistema de irrigação por gotas, onde favorece o plantio na localidade a ser instalada. Para o melhor aproveitamento da energia do Sol, as placas fotovoltaicas devem ser posicionadas de forma inclinada, a fim de que seja possível uma disposição para uma maior obtenção da irradiação solar.

        

A energia elétrica proveniente do módulo solar é fornecida através do driver, que proporciona maiores vazões com baixa potência e um bombeamento independente das flutuações do nível de radiação solar, permitindo que a bomba opere em dias nublados, sem o uso de baterias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (477.4 Kb)   docx (994 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com