TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades desenvolvidas durante um estágio supervisionado

Projeto de pesquisa: Atividades desenvolvidas durante um estágio supervisionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.827 Palavras (16 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ANGÉLICA CRISTINI DE SOUZA MONTEIRO – RA: 369862

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO FUNDAMENTAL I

PARATY – RIO DE JANEIRO

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ANGÉLICA CRISTINI DE SOUZA MONTEIRO – RA: 369862

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO FUNDAMENTAL I

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental I .

PARATY – RIO DE JANEIRO

2014

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno...........................................................4

1 - Introdução.........................................................................................4

2 - Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado-Ensino Fundamental I..............................................................................6

2.1 - Observação e interação na Escola.............................................6

2.2 - Entrevista com o responsável pelo processo ensino –

aprendizagem na Escola...........................................................7

2.3 - Plano de Aula...........................................................................8

2.4 - Regência ..................................................................................10 3 - Considerações Finais.....................................................................13

4 - Referências Bibliográficas.............................................................14

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

Nome do Estagiário : Angélica Cristini de Souza Monteiro

RA : 369862

Curso : Pedagogia

Semestre : 5º

Ano : 2014

Início do Estágio : Março

Término do Estágio : Abril

1 - INTRODUÇÃO

Este estudo foi resultado da disciplina Estágio Supervisionado I - Ensino Fundamental I do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Anhanguera - UNI DERP.

O presente estágio de docência no Ensino Fundamental I teve como objetivos aprimorar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio.

Este relatório tem a finalidade de descrever e analisar as etapas desse estágio.

A disciplina de Estágio Supervisionado é uma etapa obrigatória do processo formativo e tem como função a construção e reconstrução de conhecimentos e técnicas que possibilitam ao educando, em processo de formação, uma reflexão crítica sobre a prática na sala de aula. Portanto, o estágio é o momento inicial de construção identitária do profissional pedagogo em atuação. Se constitui um espaço de aprendizagem e de desafios necessários à formação profissional, pois é o momento de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do processo formativo, adequando-se a realidade e peculiaridades de onde o estágio será desenvolvido.

É o momento onde temos a oportunidade de refletir sobre quais práticas vamos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças do Ensino fundamental I. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente.

de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão.

O Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental I, tendo como orientadora a Professora Flaviana Maria França Castilho, Tutora Presencial do 5º período , 2º ano do curso de Pedagogia , foi realizado numa Instituição Particular –- situado na Rua Dona Maria, s/nº , no bairro Parque da Mangueira , no Município de Paraty . A Instituição atende crianças da Ensino Fundamental I (6 anos) , nos turnos da manhã e tarde.

O quadro de professores da escola conta com um acompanhamento pedagógico , realizado semanalmente pela Coordenação Pedagógica , para o planejamento antecipado e a organização das atividades que serão vivenciadas durante a semana.

A instituição conta com a seguinte infraestrutura : 05 salas de aula adequadas à faixa etária , que atende à dez turmas nos períodos manhã e tarde , sala da coordenação pedagógica , secretaria escolar , biblioteca / sala de vídeo , cozinha , refeitório , pátio externo , dois banheiros adaptados à faixa etária das crianças (masculino e feminino ) e um banheiro para os funcionários .

O estágio foi realizado no período de março a abril e teve a duração de 50 horas de atividades realizadas na escola.

Foi realizado numa turma de 1º ano, com crianças na faixa etária de 6 anos ,composta de 22 alunos , sob a Orientação da Professora Claudia Caetano , que está cursando o 4º período do curso de Pedagogia.

Participei de todas as atividades que compõe a rotina daquela turma e o que mais me encantou na instituição e no estágio foi perceber a criança como sujeito ativo no processo de formação.

Há um ambiente de afetividade e respeito entre todos, que proporciona às crianças acolhimento e segurança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com