TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Economia

Artigo: Atps Economia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  3.868 Palavras (16 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo analisar os conceitos de oferta e demanda no mercado econômico. Após abordamos vários temas para a ATPS (Atividade Prática Supervisionada), foi escolhido o café como produto para ser analisado.

O Brasil tem sido considerado o segundo maior produtor, ficando apenas atrás dos Estados Unidos, com isso sendo possível verificar que o mercado tem crescido e aumentado em todas as regiões Brasileiras.

A produção do café tem crescido ano a ano dentro do país, por se tornar uma bebida muito adotada não apenas em ambientes relacionados ao trabalho, mas por fazer parte dos lares brasileiros.

Esse crescimento se faz presente, tendo em vista que o público que aprecia a bebida aumentou significante em relação há anos anterior. O café hoje tem ficado apenas atrás da água que ainda é o produto de maior consumo entre os brasileiros.

Essa mudança de comportamento entre os consumidores se deu pelo fato da inovação dos produtos nacionais e também dos importados, esses que são bem consumidos pelo público jovem que preferem consumir os estilos gelados.

A diversidade de opções no mercado faz com que as empresas que produzam o produto, invistam sempre em trazer novos aromas e especiarias, que agradam principalmente o gênero feminino.

O mercado do café cresceu expressivamente dentro do Brasil, e hoje é realizada anualmente uma feira no Estado de Minas Gerais, pois a capital é o maior produtor dentro do País, esse evento é de grande importância sendo citado pela ABIC (Associação Brasileira de Indústria de café), que destaca a importância para pequenos, médios empreendedores do mercado.

ETAPA1

1.1 7 Oportunidades De Negocio Para Lucrar Com a Classe C .

A pesquisa realizada no Estado de São Paulo demonstra as oportunidades de negócio que aquecem o mercado trazendo serviços e produtos de qualidade para Classe C.

A classe C nos dias atuais tem crescido e representa uma grande oportunidade para os empresários que buscam oferecer produtos e serviços de qualidade, neste caso os pequenos empresários buscam também um espaço para divulgar suas oportunidades.

Hoje para atingir esse público é necessário além de oferecer serviços, produtos, facilidades em pagamento, as pessoas buscam a qualidade não apenas no atendimento, mas também no resultado final do que é oferecido.

A classe C tem um papel predominante, e tem buscado principalmente no campo da educação procurar cursos técnicos e especialização, pois isso gera oportunidades de crescimento profissional abrindo portas de emprego.

1.2 As Áreas Mais Promissoras Para Abrir Um Negocio Em 2011.

A pesquisa realizada no Estado de São Paulo foca em demonstrar oito setores indicados pelos pesquisadores, como boa oportunidade de abrir um negócio.

O Brasil com a expectativa da copa do mundo e as olimpíadas que serão sediadas em 2014 e 2016 já provoca várias mudanças positivas para o desenvolvimento de vários negócios num período de 20 anos.

“Os setores que estarão em evidência além do turismo, saúde e alimentação e consultoria, foram destacados pelo Superintendente do SEBRAE Sr Ricardo Tortorella, que coloca” Todas essas são ótimas oportunidades de investimento na próxima década“.

O Sr. Ricardo Tortorella aborda que mesmo sem grandes eventos esportivos realizados no Estado de São Paulo ou dentro do Brasil, esse mercado tem apresentado um grande crescimento. Já com o mercado da infraestrutura houve um destaque principalmente nas obras realizadas para construção dos estádios e principalmente na construção civil.

1.3 Pesquisas Realizadas Sobre o Ramo De Negocio Escolhido.

A) Quanto Se Compra e Se Vende.

A pesquisa realizada através da ABIC, (Associação Brasileira da Indústria de Café), feita entre o período de Novembro de 2011e Outubro de 2012, registrou um consumo de 20,33 milhões de sacas, que representa um aumento de 3,09%, com relação ao período anterior que foi de 19,72 milhões de sacas.

Isso prova que o mercado Brasileiro ampliou seu consumo interno em 610 mil sacas num período de 12 meses. Foi considerada pelas empresas que são associadas da ABIC, que informaram que o volume produzido mensalmente teve uma evolução predominante de 6,05% em relação a 2011, no que resultou que essas empresas alcançassem um crescimento mais do que o valor de mercado.

As empresas demonstradas nesta pesquisa através deste aquecimento no mercado estão oferecendo produtos mais diferenciados, de melhor qualidade trazendo símbolos de certificação, o selo de Pureza ABIC ou selo de Qualidade PQC, com isso os apreciadores pelo café tem aumentado significante a cada ano.

B) Comportamento do Consumidor

A pesquisa revela que 25% dos consumidores de café preferem consumir variedades premium a marca comuns. No que demonstra que o estrato social não é fator determinante para apreciação de bebidas melhores. A pesquisa realizada pela Mintel revela que 29% das pessoas das classes A e B preferem café premium, enquanto esse número é de 23%tanto no grupo C1/C2quanto nos D/E. Os dados também revelam que 84% dos brasileiros relatam beber café. O alto uso do produto com 60% dos adultos afirmando que tomam café diariamente, combinado com a grande população, torna o Brasil o segundo maior mercado para o café no mundo (com um consumo estimado pela Mintel de 1.230.000 toneladas de café em 2012) vindo atrás apenas dos EUA (o maior mercado de café com um consumo estimado pela Mintel de 1.454.000 toneladas para o mesmo ano).

C) Influências da Economia Sobre o Ramo de Negócios Escolhido.

Anualmente, o mercado de café brasileiro cresce mais rapidamente que o norte-americano. A sua importância, deve ultrapassar o mercado dos Estados Unidos em poucos anos. O mercado do café aumentou 39%no Brasil, em 2012, contra 5,4% nos Estados Unidos, a Mintel estima que os dois países cresçam a uma taxa similar de 4,4%em 2016.

O Brasil tem uma das maiores taxas de consumo per capita do mundo (6,31 kilos por pessoas comparadas aos 4,62 kg dos Estados Unidos e 2,77 do Reino Unido, em 2012) a pesquisa destaca que os Brasileiros, de fato, gastam relativamente pouco com café (US$18,17por pessoa no Brasil comprado a US$30,79nos Estados Unidos, em 2012),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com