TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estrategia De Preco

Casos: Atps Estrategia De Preco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  6.566 Palavras (27 Páginas)  •  1.065 Visualizações

Página 1 de 27

3. DESENVOLVIMENTO

2.1 RELATÓRIO SOBRE ALIMENTOS ORGÂNICOS

O texto refere-se a produção de alimentos orgânicos e sua precificação. Atualmente ele se insere em um mercado mais voltado a feiras “verdes”, onde seu preço final é mais acessível e o produtor e consumidor saem ganhando.

O texto relata a diferença de preços entre produtos orgânicos para os produtos normais. A longo prazo a tendência é de queda no valor final desses produtos.

Um fator relevante no preço é a baixa escala na produção, o que implica maiores custos (mão de obra e insumos. A procura por esse produtos ditos “limpos” ainda é baixa se comparada com a produção normal, mas devido a grande preocupação com o planeta e também com a saúde a procura vem crescendo bastante e consequentemente o preço acaba mais acessível para o consumidor.

A principal característica no processo de precificação está exatamente na organização desses produtores, nos locais onde esses produtos são vendidos.

Em um supermercado é exigido uma embalagem diferenciada (bandeja de isopor, papel filme e selo de origem) o que acaba por encarecer o valor final do produto em até 100%. Outro fator importante é o local onde esse produto é produzido, por exemplo, na região sul devido as variações climáticas a probabilidade de aumento no valor final do produto é muito maior do que nas demais regiões.

A desorganização do sistema de produção, a falta de planejamento, falhas no processo de comercialização, falta de treinamento e deficiência logísticas são outros pontos determinantes para a precificação desses alimentos.

O Custo de Oportunidade é um dos fundamentos da economia. E um dos principais de fato, um exemplo comum disso é imaginarmos uma indústria de carros que produzia 500 carros por mês em um mercado que consumia todos os produtos fabricados mediante disso ela tomou a decisão de industrializar um novo tipo de carro, porém percebeu que precisaria deixar de produzir 50 carros do modelo antigo para alimentar a demanda solicitada, o custo da oportunidade esta no valor perdido de 50 carros do modelo antigo que não será fabricado.

Curva de Possibilidade de Produção representa as possíveis produção que podem ser atingidas de acordo com os recursos e tecnologias existentes e possíveis de serem utilizadas um exemplo comum é uma fazendo que tem numero fixo de funcionários e insumos agrícolas e produzem mandioca e milho se o dono da fazenda utilizar toda terra para plantar mandioca não terá área para plantar milho, mais se optar por plantar apenas mandioca não plantará milho, alternativas intermediárias ou seja a utilização de parte da área para mandioca e ficando o restante para o plantio de milho, há varias as possibilidades disponíveis.

|Possibilidades Mandioca(kg) Milho (kg) |

|A 0 16000 |

|B 3000 14000 |

|C 5000 12000 |

|D 7000 11000 |

|E 9000 7000 |

Produto Inelástico é o quadro “Monalisa”. Este, por ser único no mundo, não tem a demanda atrelada ao preço, que por pois mais que aumente o valor cada vez mais ainda haverá compradores. Quando se fala num bem essencial, fala-se sob o aspecto das preferências do comprador, não das suas dependências. De posse de uma boa análise da demanda dos produtos da sua empresa, será possível prospectar:

Surgimento de novas necessidades;

•aumentar e melhorar a variedade (mix) dos produtos;

•atender às exigências dos velhos e novos clientes;

•ajustar mais racionalmente a margem operacional.

Produtos Elásticos dados as condições normais de oferta dos produtos (mantendo-se a qualidade e níveis de quantidade), e ocorrendo uma alteração no preço de vendas, há uma resposta imediata e inversa na demanda/consumo. Ou seja, ao reduzir-se “x%” no preço de venda do produto, aumenta-se “y%” na demanda (faturamento). Inversamente, ao se aumentar “x%” no preço de vendas diminui-se “y%” na demanda. Essa é a característica básica dos produtos “elásticos”: quando os preços se alteram as pessoas tendem a aumentar ou reduzir o consumo.

Ex1: Alguns produtos elásticos: café, carnes nobres (picanha, filé-mignon, etc), manteiga (que pode ser substituída por margarina), carro, calçados, celular, computador, geladeira, etc.

Ex2: Com o preço do celular reduzido em “x%” sua demanda aumenta em “y%”. Inversamente, se o preço aumentar “x%” sua demanda diminui em “y%”.

É interessante ter noção do comportamento dos preços-demanda de certos produtos que têm similares. Ao se alterar o preço de um produto, há um imediato aumento na demanda do seu substituto

Em momentos de crise econômica, ninguém conversa com um economista para tentar entender, precisamos compreender os princípios econômicos que são os únicos que podem ajudar nesses momentos, como dizem quando não tem o que fazer leia o manual. Um exemplo que acontece todos os dias sem percebermos é que para obter algo que desejamos devemos abrir mão de algo que gostamos tomar decisões é comparar um objetivo com outro, isso na economia se chama TRADEOFF existem vários, o mais clássico é aquele entre “armas e manteiga” na qual quanto mais for gasto em defesa nacional para proteger o país de agressores externos (armas), menos se pode gasta com bens pessoais para aumentar o padrão de vida (manteiga), ou seja, quanto mais nos investimos na proteção nacional que esquecemos dos padrões de vida que são interligados em saúde, educação, moradia, pavimentação e melhoria na qualidade vida, abrimos mão do que é uma necessidade para investir em segurança que é o que desejamos. Os TRADEOFFS é difícil de enfrentar, mais reconhecer que não significa dizer como deverão proceder, apenas considerar esse fator ao tomar decisões pois, terão uma melhor visão de suas opções.

Obviamente em fazer uma faculdade estando atentos que é um investimento na qual tomamos uma decisão, entretanto se atentar aos custos dessa oportunidade, um investimento que acompanha a ação, e devemos estudar e aprender para que não seja dinheiro jogado fora que não vai ter retorno algum. Lição para não ocorrer à crise: o custo para aprovar um empréstimo corre o risco de falência do seu banco sem garantia (subprime), por isso temos que analisar o investimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com