TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estrategia De Preço

Casos: Atps Estrategia De Preço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 4

• Ações para objetivos específicos de preços.

Objetivos Ações específicas de preços

Introdução de Produtos Padronizados Legumes, verduras e frutas separadas e vendidas segundo seus tamanhos, cores, formatos e finalidades, pois há um leque enorme de tipos de cada um deles. É interessante diferenciá-las não somente no preço e cultivo, mas no modo de fornecimento e uso das mesmas.

Busca de novos mercados com o lançamento de produtos minimamente processados Um mercado amplo e que pode ser bem aproveitado são hotéis-fazendas, resorts, spas, entre outros do mesmo estilo.

Atuação no mercado onde o produto/marca já é conhecido Será necessário mostrar a qualidade do produto. Nesse ramo os produtos frescos são os melhores. Portanto garantir melhor entrega com qualidade e custo justo.

Estufas e suas vantagens

O objetivo das estufas, é evitar e controlar uma série de fatores ambientais, além de "organizar" de maneira mais racional e compactada uma determinada plantação ou cultivo. Desta forma, temos a seguir os principais problemas dos quais as estufas são capazes de proteger uma determinada plantação, ou melhor, os fatores climáticos que podem ser controlados através da utilização de estufas.

Controlar o frio é uma das vantagens das estufas pois, em geral, ele prejudica a germinação das sementes. As plantas apresentam um crescimento irregular e lento e há uma grande queda na produção, principalmente de flores. Uma geada, por exemplo, pode destruir totalmente uma plantação, enquanto que temperaturas muito elevadas, fazem as plantas transpirarem bastante, acima do normal, provocando uma queda na sua produção.

A umidade relativa do ar, outro fator vital, quando é baixa, pode levar à desidratação de algumas plantas, sendo, neste caso, necessária uma irrigação adequada. Quando a umidade for acima do normal, também há prejuízos para as plantas, que ficam mais sujeitas às doenças.

O vento frio diminui o ritmo de crescimento das plantas e quando ele é muito forte, pode danificar e até matar a planta. Quanto ao granizo, ele pode causar sérios danos às plantas e até destruí-las. Também os temporais podem destruir as plantações. Outro grande problema para as plantas é o sol forte, que pode prejudicar e até acabar com elas.

As estufas apresentam, resumidamente, as seguintes vantagens:

- Colheitas fora da época. Quando as condições ambientais não favorecem o desenvolvimento e a produção de hortaliças, por exemplo, podemos utilizar a estufa para o seu plantio e produção fora da época. Com as estufas, podemos cultivar esses produtos durante todo o ano, conseguindo, assim, maiores lucros;

- Produtos melhores, com melhor aspecto, permitindo obter melhores preços;

- Colheitas precoces que, aliadas a uma boa qualidade, proporcionam preços mais elevados, possibilitando de 2 a 4, ou até mais colheitas por ano, na mesma área;

- Maior controle sobre as pragas e doenças, pois as plantas em estufas são mais fortes e resistentes às doenças e pragas;

- Economia de insumos, evitando que eles sejam levados pelas águas das chuvas, diminuindo a fertilidade do solo;

- Economia de água, pois as plantas transpiram menos e a água não se evapora pela ação do vento e do sol direto, exigindo menos regas;

- Conserva a estrutura do solo, pois não há compactação da terra pelas águas da chuva, seguida de calor solar. Evita, também, os problemas de erosão, além de a terra permanecer em boas condições;

- Permite o plantio de mudas de variedades selecionadas, que necessitam de condições ambientais especiais, como as que as estufas podem proporcionar.

Planilha de itens da fábrica

Custos Despesas

Diretos Indiretos Diretos Indiretos

Estufa Inseticida Salario Juros de

Financiamento

Berinjela Adubo Estufa

Beterraba Sementes Equipamento de irrigação

Espinafre Fungicida Caixa d’água

Agrião Fertilizantes

Termômetro

Mão-de-obra

Encargos sociais

Itens necessários à ação mercadológica de introdução de produtos padronizados

Alguns aspectos podem potencializar o mercado orgânico para o agricultor. Os benefícios econômicos estão diretamente ligados à comercialização dos produtos. O produtor precisa adquirir capacidade de concorrência através de maior valor agregado ao produto (transformação dos produtos), melhora nas estruturas de logística e distribuição, organização dos agricultores para marketing em conjunto, preço diferenciado para comércio direto com o consumidor.

Aumentar o número de canais e agilidade no processo de comercialização é um dos pontos que podem potencializar o mercado de orgânicos. Outro ponto de grande importância é eliminar os intermediários, tentando chegar o mais próximo possível do consumidor final. A transformação do excesso da produção também pode potencializar este mercado.

Por outro lado existem entraves na produção orgânica. Estes entraves estão ligados à comercialização da produção, falta de experiência e muitas vezes informação técnica, falta de mão-de-obra especializada e dificuldade para obtenção de insumos orgânicos.

Para os agricultores o principal ponto que favorece a agricultura orgânica é a melhoria da qualidade de vida dos agricultores e consumidores, eliminação do uso de agrotóxicos e por ser um nicho de mercado.

Custos necessários para a ação mercadológica de busca de novos mercados com o lançamento de produtos. Comparativo entre o custo de produção do tomate em Estufa:

Convencional x orgânico

Com o levantamento do custo de produção do tomate orgânico em estufa, pode-se realizar um comparativo entre os dois sistemas: orgânico e convencional. A comparação será com base no custo de produção do tomate em estufa do sistema convencional. O custo levantado é referente a uma área de 01 hectare, por este motivo tem que encontrar o valor referente a apenas 01 estufa.

Outro ponto de diferenciação é em relação à forma de comercialização, no levantamento apresentado pela empresa, os frutos são comercializados em caixas, não tendo custo de embalagens. A densidade de plantas por estufa também é menor que a do produtor estudado.

Conclusão

Verificamos a importância da estratégia de formação de preço das empresas, que possibilita fixar seus preços de acordo com seus custos, estratégia de marketing, demanda concorrente e o valor percebido pelos consumidores em seus produtos (fatores que influem no preço). Além disso, os fatores que influem no preço ajudam a empresa a determinar seus objetivos de precificação, o que é muito importante para um preço mínimo, como piso, e o valor percebido pelos clientes como o máximo. Importante acompanhar os preços e custos de seus principais concorrentes que determinam em que faixa do mínimo ao máximo o preço deve ser estabelecido no mercado. Assim, as empresas podem determinar sua estratégia de vendas e marketing para ampliar seu mercado alvo e alcançar seus objetivos.

...

Baixar como  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »