TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gerenciamento De Projetos

Artigo: Atps Gerenciamento De Projetos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 3 (tempo para realização: 4 horas)

 Aula tema: Metodologias, técnicas e ferramentas da gerência de projetos.

Esta atividade é importante para que você conheça uma ferramenta de gerenciamento de projetos, entenda a distribuição das tarefas e contemple a criação do cronograma de seu projeto Também desenvolverá habilidades para reconhecer riscos em um projeto. Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno) Pesquisar como trabalhar com a ferramenta (software) de apoio ao gerenciamento de projetos Microsoft Project por meio de minicursos, apostilas ou tutoriais. No site da Microsoft pode-se encontrar um bom tutorial sobre o Project. Disponível em: <http://www.microsoft.com/brasil/2007office/programs/project/guide.mspx>. Acesso em: 11 abr. 2012. Este arquivo se encontra também disponível também em: <https://docs.google.com/leaf?id=0B5zZAtiBwoEXOWFlMzBhY2UtMjRiNy00YzMxLTkwZ mUtODBjZmRiNjIzMjNh&hl=en>. Acesso em: 11 abr. 2012.

Passo 2 (Equipe) Considerar o escopo do projeto definido e continuem a elaboração do projeto de software fazendo a definição das etapas e tarefas a serem executadas para o desenvolvimento do sistema. O projeto deve contemplar as etapas de levantamento do escopo, requisitos, desenvolvimento do software, testes e implantação. Ele especifica o trajeto de todos os aspectos do projeto (Estrutura Analítica), desde sua concepção até o estágio final. Fazer o planejamento das atividades e discutam as atividades com sua equipe de projetos. Este planejamento será utilizado no próximo passo para a elaboração do cronograma de atividades do projeto.

Passo 3 (Equipe) Elaborar o Relatório 03: Cronograma de Atividades do Projeto. Utilizando o software de gerenciamento de projetos Microsoft Project, atribuir o tempo a ser utilizado em cada

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 5ª Série – Engenharia de Software e Gerência de Projetos

Renato Cividini Matthiesen, Walter Gima

Pág. 6 de 8

atividade do projeto. O sistema irá calcular conforme o tempo atribuído a cada tarefa a data prevista para o término do projeto. Fazer os ajustes necessários e crie o cronograma de seu projeto. Gerar um gráfico de Gantt para o projeto de software. Lembrar que o período de desenvolvimento do sistema é de seis meses. É apresentada a seguir a Figura 01 que traz um modelo do cronograma com as atividades do projeto de software:

Figura 01: Exemplo de Cronograma de Atividades um Projeto de Software.

Passo 4 (Equipe) Elaborar o Relatório 04: Gerência de Riscos do Projeto. Outro importante passo da elaboração de um projeto é a especificação dos riscos do projeto e seu gerenciamento. O plano de gerenciamento de riscos é o levantamento dos possíveis riscos que podem prejudicar o projeto e a definição do plano de ação caso o risco venha a ocorrer. Fazer o levantamento de cinco possíveis riscos e o plano de ação para seu projeto cumprir as metas e os prazos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com