TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestao De Desempenho

Dissertações: Atps Gestao De Desempenho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  5.106 Palavras (21 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 21

INTRODUÇÃO

Trataremos nesta ATPS a Gestão de Desempenho, como ferramenta eficiente na gestão das organizações para estimular o colaborador a adotar ou reforçar determinadas atitudes por meio da mesma.

Levando em consideração que, neste contexto, avaliar significa comparar os resultados alcançados com os planejados, as organizações modernas necessitam de um mecanismo de Avaliação de Desempenho em seus diversos níveis, desde o corporativo até o individual, pois o desempenho no trabalho é resultado não apenas das competências inerentes ao indivíduo, mas também das relações interpessoais, do ambiente de trabalho e das características da organização.

Conceito do Modelo por Gestão de Desempenho e sua importância no processo de Gestão de Pessoas

Medir desempenho significa sabermos claramente o que esperamos de um indivíduo, de uma equipe, de um projeto ou de uma empresa.

Para sabermos o que esperamos, precisamos definir nossos objetivos e metas, nosso direcionamento estratégico, nossa missão e nossos princípios. Assim, saberemos quais as competências e as habilidades serão necessárias na nossa equipe para percorrermos o caminho traçado, no tempo esperado. Então, avaliar desempenho não é um processo isolado. Deve estar sempre alinhado às metas, ao plano de carreira e ao reconhecimento concedido.

Um processo coerente e transparente motiva os colaboradores, proporcionando o adequado engajamento, enquanto processos desconexos e que não fazem sentido podem trazer resultados extremamente negativos e até mesmo o descrédito das equipes na gestão de RH. Portanto, a comunicação eficiente é um dos segredos do engajamento em implantações de projetos desta natureza.

Escolher o melhor instrumento e metodologia, que vá ao encontro e respeite a cultura organizacional, tornar a avaliação menos subjetiva possível e gerar um adequado processo de feedback são, também, grandes e importantes desafios. Ainda, uma adequada gestão de desempenho (seja individual, de equipe ou organizacional), necessita da elaboração de indicadores que possam nortear o acompanhamento, desenvolvimento e a validação das ações e processos.

No modelo de avaliação utilizado, entende-se por competências o conjunto de conhecimentos (saber), habilidades (saber / fazer) e atitudes (ser) que cada profissional apresenta ou que deve desenvolver em um período de tempo determinado para atingir resultados para si e para a Organização. O trabalho consiste na criação de um instrumento que dê suporte ao gerenciamento do desempenho profissional na empresa, tomando como base o mapeamento das competências feito pela Consultoria com o apoio do cliente.

De modo claro e objetivo, a ferramenta deve direcionar a observação de competências técnicas e comportamentais, nos profissionais avaliados, distinguindo aqueles de alto desempenho dos de desempenho regular em determinada função. Além disso, capta os sinais da existência e não de valores individuais que são importantes para a empresa. O conjunto dessas evidências permite gerenciar a situação presente e também planejar o futuro, de acordo com as metas individuais, grupais e organizacionais.

O Modelo de Avaliação por competências fornece subsídios objetivos aos sistemas de RH, tais como captação, integração, treinamento, desenvolvimento e planejamento de carreira, além de dar suporte aos Gestores do Negócio para que se transformem em Líderes de Pessoas, exercendo “feedback” e incentivando o desenvolvimento de suas equipes, a partir do monitoramento do seu desempenho.

Existem vários objetivos para trabalhar com a avaliação de desempenho nas empresas, são eles:

-Ajustar o perfil do funcionário ao local de trabalho que ele mais se identifica.

-Aperfeiçoamento contínuo do funcionário.

-Indica as qualificações exigidas pelo cargo.

-Indica o potencial para promoções.

-Propicia geração de aumentos salariais.

-Diagnostica necessidades de treinamentos/qualificações.

-Evidencia problemas de relacionamentos.

-Demonstra evolução dos funcionários.

- Gera motivação e satisfação no trabalho.

Informações da Empresa

Nome: Beleza Pura ind. e com. de cosmético ltda.

Localização: Irma Ambrosina n° 267 – centro – Princesa Isabel/Paraíba

Segmento em que atua: fabricação de perfumes e cosméticos

Porte: médio.

Missão: Despertar, através da tecnologia e inovação em produtos cosméticos e serviços, a beleza interior, fazendo com que cada pessoa se sinta única, bonita e mais jovem, com anseios próprios e em busca de destaque, qualidade de vida, harmonização visual, pessoal e com o meio ambiente.

Valores: A integridade profissional e pessoal. A prática do conhecimento. A capacidade de construir relacionamentos duradouros com os clientes. A confiança na força do trabalho conjunto em busca de sinergia e da concretização de resultados. A valorização do espírito de Família, dentro e fora da empresa. A crença na flexibilidade operacional que dê apoio às necessidades individuais de equilíbrio entre trabalho, família e vida pessoal. A realização e o apoio ao trabalho social, visando à inclusão no mercado de trabalho. O respeito ao meio ambiente.

Justificativa da escolha da empresa: Local de Trabalho de cônjuge de um dos integrantes do grupo.

Nome e cargo do contato da equipe na empresa: Sergio Nogueira, gerente geral.

Sistemática Área de Gerenciamento da Gestão do Desempenho

A conduta do desempenho é um modelo analítico adequado para se operacionalizar o conceito de competitividade empresarial por incorporar os principais elementos-chave do ambiente interno que determinam a estrutura do mercado, a conduta (estratégias competitivas) e o desempenho (resultados em termos de lucro e faturamento).

A relação existente entre a estrutura do mercado (concentração industrial) e o desempenho competitivo (rentabilidade) realiza-se da conduta empresarial, ou seja, do comportamento estratégico usado pelo empresário quanto á política de vendas e de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com