TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Logistica Empresarial

Exames: Atps Logistica Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Esta atividade tem por objetivo apresentar a importância da logística nas organizações como fator de vantagem competitiva e pleno funcionamento das redes de informação que estão interligadas diretamente no processo de produção, destacando a importância da análise da cadeia de suprimentos, onde é necessário conhecer todos os processos envolvidos nela, bem como a identificação de riscos e desenvolvimento de novas estratégias para a tomada de decisões ,aplicando melhorias no plano de atendimento ao cliente visando sempre o menor custo nas operações, ressaltando as tendências dos modelos de gestão , a importância do controle financeiro e as principais habilidades que um profissional desta área precisa desenvolver.

1. A empresa

A indústria metalúrgica Guaporé, sediada na Rua Caiapós, 364 Vila Pires – Santo André – SP tem como escopo técnico a fabricação e comercialização de molas, braçadeiras e outros artefatos de arame e fitas para as indústrias de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, automotivas e aeronáuticas. Hoje a empresa conta com 91 colaboradores distribuídos em 2 unidades. A empresa tem como política satisfazer as necessidades dos clientes e como organização responsável, dedica-se a proteger o meio ambiente, os recursos naturais e a saúde humana com segurança.

O gestor Argemiro Antônio dos Santos, Representante da Direção e responsável no levantamento de dados, destaca a importância de uma boa administração. A empresa tem um mercado promissor e ele percebe a necessidade de mudanças em relação à forma de gerenciar os negócios.

2. Rede Logística da Empresa

Matéria Prima – existe uma programação mensal de consumo, sempre tendo em estoque a quantidade necessária para a produção de 2 meses seguintes. A produção trabalha atendendo os pedidos do mês seguinte, o estoque de Produto acabado é mantido com um estoque de segurança de 15 dias, os clientes na grande maioria postam os pedidos para um período de 2 semanas que são os pedidos firmes.

3. Identificação de “gargalos” no processo que dificultama integração da Cadeia de Suprimentos.

Na Guaporé o principal gargalo está no setor de Galvanoplastia.

Oitenta por cento da produção, que se refere a produtos de aço carbono, passam por algum processo químico de tratamento superficial, no levantamento de ordens de produção fica claro que os atrasos referentes ao encerramento das ordens são decorrentes, na sua grande maioria, no setor de Galvanoplastia, que hoje está com sua capacidade produtiva no limite.

São diversas as dificuldades encontradas, as ordens são encerradas com atrasos, hoje este número está em torno de 60%, não é exceção ás vezes que se faz necessário à terceirização do processo, que acarreta em custos extras para a empresa, e o ponto mais preocupante é que constantemente há necessidade de reagendar com o cliente, novas datas de entrega.

• Produção mensal dos tratamentos de Zinco e Níquel Químico ~ 7000 Kg/mês.

• O banho demora em torno de 45 minutos e cada carga ~24 Kg.

Estrutura:

Quadro de funcionários atuantes nesta área:

• 1 Técnica Química

• 1 Oficial de Galvanoplastia

• 1 Auxiliar de Galvanoplastia

4. Proposta de melhoria para o desempenho da produção

Elaboração da proposta de melhoria para o desempenho da produção, dissolução do gargalo existente no processo hoje e do fluxo da cadeia de suprimentos.

Após análise do processo como um todo, chega-se á apresentação da seguinte solução:

Quadro atual Horário das 7:00 ás 17:00 hrs – 2 funcionários produtivos (existência “gargalo”).

Quadro proposta Horário das 6:00 ás 22:00 hrs – 3 funcionários produtivos divididos em turno (dissolução do “gargalo”, melhor atendimento ao cliente).

O custo decorrente da contratação de um novo funcionário não terá reflexo no custo final do produto, uma vez que, como descrito anteriormente, não será necessário terceirizar nenhuma Ordem de Produção e a imagem da empresa perante o cliente terá uma melhora significativa, pois os reagendamentos de datas não existirão.

5. Fluxo de Caixa Relevante

O fluxo de caixa é uma importante ferramenta de programação financeira em qualquer empresa, ele permite a tomada de decisões propondo o planejamento e o controle financeiro, onde é possível o setor antecipar-se quanto aos excessos e/ou insuficiências de caixa, ele é auxiliar no planejamento das ações que serão tomadas e discutidas em relação aos negócios da empresa para que se definam as influências que poderão ser negativas ou positivas quanto á situação financeira da organização. A medição do fluxo de caixa possibilita visualizar qual será a melhor forma e menos arriscada de investir financeiramente, assim como também poder constatar se haverá necessidade de captação de outros recursos.

Em outra definição pode-se entender também fluxo de caixa relevante por um “segundo caixa” da empresa, digamos que é uma quantia não apresentada no fluxo de caixa real da empresa que é mantida separadamente podendo ser utilizada para os casos emergenciais em riscos não calculados pela empresa, podendo ser um caixa administrado pelo próprio dono ou gestor indireto.

No cenário atual é importante que as empresas procurem seu crescimento de forma mais favorável, de modo á se tornar mais eficientes na prestação de seus serviços, se empenhando na busca de novas tecnologias, no aprimoramento de seus produtos, no desenvolvimento de novas estratégias de mercado, etc. Mas, sobretudo que estas ações sejam medidas e analisadas para alcance do sucesso com os clientes e de sua estabilidade financeira.

A utilização do fluxo de caixa é muito importante em qualquer tomada de decisão, é preciso ter cautela na gestão e em qualquer mudança da estratégia empresarial, pois ao adotar novas práticas o gestor muda seu perfil de risco na sua cadeia de suprimentos e ao fazê-lo terá de desenvolver programas adequados á gestão destes riscos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com