TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Processos Gerenciasi

Artigo: Atps Processos Gerenciasi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS – ETAPA 1

Nesta etapa se fez um estudo sobre as habilidades necessárias de um gestor num ambiente empresarial, bem como definido o conceito de empresa, sobre sistemas abertos e fechados e o entendimento de visão, missão e valores organizacionais, identificando qual é a visão, missão e valor da empresa Bonita. Esses conceitos foram pesquisados e aplicados nas empresas de alguns membros do grupo, para entender melhor, na realidade empresarial, como funcionam estes conceitos. Após feito um debate sobre os processos gerenciais e como eles se aplicam, foi concluído que a maioria do grupo utiliza as habilidades humanas dentro das empresas. Para chegarmos a esta conclusão tivemos por base algumas questões propostas sobre processos gerencias que veremos a seguir.

1. Quais as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso.

As principais habilidades de um gestor são três:

Habilidades Técnicas – Consistem em utilizar conhecimento, métodos, técnicas e equipamentos necessários para realização de tarefas especificas com base de seus conhecimentos e experiência profissional. É a habilidade de fazer coisas concretas e práticas, como desenhar um projeto, compor um cronograma, elaborar um programa de produção entre outras. Esta muito relacionado com o hardware.

Habilidades humanas – Consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas e, por intermédio delas, saber comunicar, compreender suas atitudes e motivações e desenvolver uma liderança eficaz. O gestor trabalha com pessoas e com equipes de pessoas. E a habilidade de lidar com elas significa educa-las, ensina-las, orienta-las, lidera-las e motiva-las continuamente. Isso envolve liderança, comunicação, construção de talentos e de equipes. Sem tais habilidades, o gestor nada conseguirá.

Habilidades conceituais: Consiste na capacidade de lidar com ideias e conceitos abstratos. Essa habilidade permite que o gestor faça observações e desenvolva filosofias, valores e princípios de ação. A habilidade conceitual proporciona ideias globais e conceitos, valores e princípios que permitem saber onde chegar, a fim de definir o comportamento e as ações futuras necessárias, além da capacidade de diagnostico e de divisão futura e antecipatória. Com tais habilidades, o gestor define a missão do negocio, a visão do futuro, os valores essenciais de sua empresa, a estratégia organizacional etc. Tais habilidades estão intimamente relacionadas com o conceito de software.

2. Conceito de Empresa, gestor e empresário.

Conceito de Empresa

Empresa é integrada por elementos humanos, técnicos e materiais, tem por objetivo a produção ou circulação de bens e serviços. A principal característica da empresa é o fim econômico, fato que justifica a Economia ser a principal interessada em seu conceito.

Conceito de Gestor

Gestor significa gerenciamento, onde há uma empresa ou entidade social a ser gerida. É quem compete à interpretação dos objetivos propostos pela organização, a fim de atingir os referidos objetivos.

Conceito de Empresário

Aquele que detém propriedades dos bens de produção gozando diretamente ou por meio de bens representantes dos poderes relacionados a gestão da empresa. Refere-se ao profissional que exerce uma atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços.

3. Porque as empresas são consideradas sistemas abertos.

As empresas são consideradas sistemas abertos por que dependem de outros sistemas para funcionar, tendo como exemplo, fornecedores, clientes, governos. Tem a interação de outros meios, ao contrários dos sistemas fechados que não permitem a interação de outros sistemas.

4. O que é missão, visão e valores organizacionais.

• Missão: é a razão de ser do próprio negocio, porque e para que foi criada a empresa. A missão de uma empresa sempre esta focada na sociedade. Ela define os produtos e serviços, os mercados e a tecnologia, refletindo as prioridades do negocio, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders. Por tanto a missão da empresa esta voltada para a definição do negocio e do cliente, a fim de definir o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com