TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROCESSOS GERENCIAIS

Casos: ATPS PROCESSOS GERENCIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  1.716 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PROCESSOS GERENCIAIS

ALUNOS PARTICIPANTES:

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: PROCESSOS GERENCIAIS

PROFESSOR (A): LUCIANA MARTINS COELHO

CIDADE / PÓLO: CATALÃO – GOIÁS

DATA DA ENTREGA: 29/09/2012

INTRODUÇÃO

A proposta dessa pesquisa é buscar o entendimento dos conceitos e definições do que é o planejamento em uma empresa. Planejamento corresponde ao conjunto de medidas que o administrador deve tomar para chegar a uma situação futura desejada e diferente da atual. É um processo sistemático de tomada de decisões onde a escolha presente altera e modifica todo o futuro de uma empresa, prevendo e se precavendo quanto a sucessos e a possíveis fracassos.

O Planejamento compreende a definição de metas, estratégias , empreendimento organizado, combinações de objetivos adequados e abrangentes para integrar e coordenar atividades, que realmente contribuirão para o desenvolvimento da empresa. Diz respeito, portanto, aos fins (o que será feito) e aos meios (como será feito).

PLANEJAMENTO

Planejamento é a primeira função administrativa que determina a antecipação dos objetivos e realiza planos para atingi-los com eficiência é uma ferramenta da administração, que permite entender a realidade, avaliar os caminhos, construir, uma referência futura, estruturando adequadamente e reavalidar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Este processo busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos. O papel do planejamento é substituir a ação reativa do passado por uma ação proativa do futuro.

Existem 3 (três) níveis de planejamento:

* Planejamento Estratégico

Planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempos, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível constitucional. (CHIAVENATO, 2007, p.142).

* Planejamento Tático

Planejamento Tático é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Alem disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. (CHIAVENATO, 2007, p.166).

* Planejamento Operacional

O planejamento no nível operacional é chamado planejamento operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetido a um processo reducionista típico da abordagem do sistema fechado. (CHIAVENATO, 2007, p.187).

PESQUISA COMPARATIVA

Na visão de Roberto quando as pessoas não enxergam adiante pagam pela falta de visão. Pagam com suas empresas, seus empregos, amores, momentos de felicidade, coisas que só valorizam depois que perdem. A visão é a arte de ser invisível e ver oportunidades onde a maioria das pessoas vê problemas. O verdadeiro empreendedor consegue ver o que está escondido nas entrelinhas, se antecipa. Para as pessoas comuns, o ano de 2014 é um acontecimento do futuro; para os empreendedores, acontece hoje, pois sabem que o futuro é consequência do presente.

Já na visão de Paulo é praticamente o mesmo pensamento, o administrador como um agente de transformação das relações nas organizações necessita de um novo perfil, caracterizado pela necessidade de mudar a sua maneira de ver o processo de aprendizagem como uma forma de qualificação profissional, passando a entendê-la como um instrumento de renovação dos seus conhecimentos que acontece no dia-a-dia das organizações. Toda organização aprende como programar estratégias, para atingir seus objetivos, mas essa aprendizagem pode ser dificultada pela falta de visão dos administradores que ao utilizarem as ferramentas da educação podem ajudar as organizações a alcançar a excelência empresarial. Tivemos um pensamento no em nosso grupo com um todo com um organização em constante aprendizagem, um empreendedor sabe que existe duas batalhas ocorrendo ao mesmo tempo: a que ocorre no presente e a do futuro. Ele se dedica a lutar, batalhar pra vencer a luta do presente, mas sem se esquecer de que há outra batalha, além disso a do imaginário, para conquistar o futuro.

Concluiu-se que, são várias as definições de Planejamento segundo os autores lidos, porém todos focam que o planejamento é um processo para que possamos atingir objetivos e/ou metas.

ORGANIZAÇÃO DE PROJETO

Planejamento de Projeto Educacional de inclusão digital para Crianças e pessoas da terceira idade.

Juntou-se o grupo de 9 (nove) alunos de uma instituição pública, onde primeiramente foi definido qual tema seria abordado e qual público atingiria, qual seria o custo total, espaço para realização e distribuições das tarefas a serem realizadas por cada um.

Foram então divididas 3 equipes, onde cada uma ficaria responsável por cada setor.

Nome:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com