TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROCESSOS GERENCIAIS

Por:   •  15/4/2013  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  1.418 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PROCESSOS GERENCIAIS

ALUNOS PARTICIPANTES:

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: PROCESSOS GERENCIAIS

PROFESSOR (A): LUCIANA MARTINS COELHO

CIDADE / PÓLO: CATALÃO – GOIÁS

DATA DA ENTREGA: 29/09/2012

INTRODUÇÃO

A proposta dessa pesquisa é buscar o entendimento dos conceitos e definições do que é o planejamento em uma empresa. Planejamento corresponde ao conjunto de medidas que o administrador deve tomar para chegar a uma situação futura desejada e diferente da atual. É um processo sistemático de tomada de decisões onde a escolha presente altera e modifica todo o futuro de uma empresa, prevendo e se precavendo quanto a sucessos e a possíveis fracassos.

O Planejamento compreende a definição de metas, estratégias , empreendimento organizado, combinações de objetivos adequados e abrangentes para integrar e coordenar atividades, que realmente contribuirão para o desenvolvimento da empresa. Diz respeito, portanto, aos fins (o que será feito) e aos meios (como será feito).

PLANEJAMENTO

Planejamento é a primeira função administrativa que determina a antecipação dos objetivos e realiza planos para atingi-los com eficiência é uma ferramenta da administração, que permite entender a realidade, avaliar os caminhos, construir, uma referência futura, estruturando adequadamente e reavalidar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Este processo busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos. O papel do planejamento é substituir a ação reativa do passado por uma ação proativa do futuro.

Existem 3 (três) níveis de planejamento:

* Planejamento Estratégico

Planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempos, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível constitucional. (CHIAVENATO, 2007, p.142).

* Planejamento Tático

Planejamento Tático é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Alem disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. (CHIAVENATO, 2007, p.166).

* Planejamento Operacional

O planejamento no nível operacional é chamado planejamento operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetido a um processo reducionista típico da abordagem do sistema fechado. (CHIAVENATO, 2007, p.187).

PESQUISA COMPARATIVA

Na visão de Roberto quando as pessoas não enxergam adiante pagam pela falta de visão. Pagam com suas empresas, seus empregos, amores, momentos de felicidade, coisas que só valorizam depois que perdem. A visão é a arte de ser invisível e ver oportunidades onde a maioria das pessoas vê problemas. O verdadeiro empreendedor consegue ver o que está escondido nas entrelinhas, se antecipa. Para as pessoas comuns, o ano de 2014 é um acontecimento do futuro; para os empreendedores, acontece hoje, pois sabem que o futuro é consequência do presente.

Já na visão de Paulo é praticamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com