TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Artigo: ATPS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  5.689 Palavras (23 Páginas)  •  1.788 Visualizações

Página 1 de 23

Questão 01 – 01

Todas as Fases da História das organizações foram importantes e significativas. Comente a importância da revolução industrial no processo de amadurecimento e modernização das indústrias?

A Revolução Industrial teve influencias sociais políticas e econômicas. Advento da máquina a vapor falta de trabalho, uso da tecnologia no campo e na cidade e surgimento das corporações de ofício.

A revolução industrial foi importante, pois proporcionou a passagem da sociedade rural para a sociedade industrial, a mecanização da indústria e da agricultura, o desenvolvimento do sistema fabril e a expansão do capitalismo.

Questão 02 – 02

As empresas e os administradores podem sofrer de entropia? Em caso positivo, o que fazer para que isso não ocorra?

Sim. Existe entropia quando há perda de energia ou de insumos no que não são devidamente aproveitados, para que isso não ocorra, o administrador mais do qualquer outro profissional precisa identificar e localizar oportunidades de construir sinergia dentro de uma organização e eliminar focos de perdas.

Questão 03 – 03

Comente a importância de divulgar e estabelecer padrões sobre a missão, visão e valores da organização?

A missão é a razão de ser do próprio negócio. Por que foi criado, e para que ele existe. A missão da empresa esta voltada para a definição do negócio e do cliente a fim de definir exatamente o que fazer, como fazer e para quem fazer.

A visão serve para vislumbrar o futuro que se deseja alcançar. A visão organizacional indica quais são os objetivos a serem alcançados nos próximos cinco anos para orientar os seus membros quanto ao futuro que a organização pretende transformar em realidade.

Os valores são as crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual. Os valores variam entre as pessoas e empresas.

Questão 04 – 04

As Empresas são constituídas basicamente de três níveis hierárquicos – nível institucional, intermediário e operacional. Explique casa um deles.

Nível Institucional: é o nível estratégico; corresponde ao mais elevado da empresa, composto dos diretores, dos proprietários ou acionistas e dos altos executivos.

Nível intermediário: é também chamado mediador ou gerencial; está colocado entre o institucional e operacional. Cuida da articulação interna entre os dois níveis respectivamente colocados no topo e na base da organização empresarial. Cabe ao nível intermediário administrar o nível operacional e cuidar das decisões nos níveis departamentais relacionadas com o dimensionamento e a alocação dos recursos necessários às atividades da empresa.

Nível operacional: é também denominado nível técnico ou núcleo técnico; está localizado nas áreas inferiores da empresa. Relaciona-se com os problemas ligados à execução cotidiana e eficiente das tarefas e operações da empresa. Nele estão as máquinas, e equipamentos, as instalações físicas, as linhas de montagem e etc.

O nível operacional não se encontra exclusivamente na área de produção dos bens e serviços realizados pela empresa. Nem sempre este situado exclusivamente nos níveis mais baixos da hierarquia organizacional.

Questão 05 – 05

Qual a importância das empresas para a sociedade como um todo?

Na moderna sociedade em que vivemos, quase todo processo produtivo é realizado dentro de organizações. Assim, a nossa sociedade moderna e industrializada se caracteriza por ser uma sociedade composta de organizações. o homem modernos passa maior parte do tempo dentro de organizações, das quais depende para nascer, viver, aprender, trabalhar, ganhar seu salário, curar suas doenças, obter todos os produtos e serviços de que necessita, entre outras coisas.

Questão 06 – 06

Como executivo principal da BioVita, Edmundo Correia procura organizar a empresa de acordo com padrões racionais e lógicos. Sua opinião é de que a empresa é uma organização viva e cuja estrutura e funcionamento devem ser melhorados ao longo do tempo, de acordo com as teorias tradicionais. Contudo, Edmundo nota que, apesar de elevada eficiência interna de sua organização, algo estranho esta acontecendo. Apesar de seus padrões excelentes de trabalho a empresa esta perdendo mercado e cliente. Por outro lado os concorrentes estão passando disparadamente a frente (CHIAVENATO, 2006, p.273).

Assinale as afirmativas:

O executivo não precisa se preocupar, pois é uma fase passageira.

Os concorrentes não servem como parâmetro para verificar se a empresa como um todo e tomar urgente algumas providencias.

O executivo precisa se preocupar, analisar a empresa como um todo e tomar urgente algumas providencias.

A missão, visão e valores não são relevantes e não devem ser revistos.

O CEO Edmundo Correia faz parte do nível institucional da organização.

São verdadeiras apenas as afirmativas:

a) I,II,IV e V

b) III e v

c) II,III,IV e V

d) II e III

e) II,III e IV

Questão 07 – 07

A administração é fundamental na condução da sociedade moderna. Ela não é o fim de si mesma, mas o meio de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor forma com menor custo e com maior eficiência e eficácia. Prefeitos, governadores, presidentes de empresas publicas ou privadas, gerentes e executivos, empreendedores em geral necessitam de conhecimento administrativos para alcançar resultados excelentes em suas funções. (CHIAVENATO, 2006, p.13). E para que a empresa consiga ser cada vez melhor é imprescindível que tenha uma visão clara e bem definida. Sem esses dois conceitos é impossível que a empresa consiga permanecer durante muito tempo no mercado.

Considere as afirmativas:

A missão significa a razão de existência de uma organização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com