TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Programacao Orientada A Objeto

Dissertações: Atps Programacao Orientada A Objeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

Este projeto apresenta um sistema de Gerenciamento de Academias baseado em módulos, oferecendo um ambiente intuitivo e sem muitas funcionalidades. Trata-se de uma ferramenta de gestão que auxiliará no controle e acesso dos usuários na academia, bem como cadastros e séries de exercícios. O sistema possui uma interface simplificada e é totalmente implementado na linguagem de programação Java. O sistema permite a opção de cadastro de alunos e funcionários, consulta da ficha de treino, grade das aulas e seus respectivos horários, tabela de preços e planos de pagamento.

1- INTRODUÇÃO

Através de pesquisas e até mesmo como usuário, percebe-se que muitas academias em geral não possuem um sistemas de gerenciamento adequado e tampouco eficiente. Muitos são os motivos para que isso ocorra tais como: falta de experiência no ramo do negócio, pouco investimento em infraestrutura, falta de recursos, entre outros.

Com o avanço tecnológico, a automação tornou-se possível em todas as áreas proporcionando maior segurança, conforto, agilidade, economia e tornando o processo de gestão mais prático e eficiente melhorando, de uma maneira geral, o desempenho das executadas nas rotinas das academias. Dessa forma quase todos os setores podem se parcial ou totalmente automatizados.

Com base nos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de acordo com a proposta do projeto integrado, daremos continuidade ao projeto de sistema voltado para a gestão de academias em geral.

2 - JUSTIFICATIVA

No momento atual, em que várias empresas estão passando por mudanças estruturais em direção a melhorar seus processos de negócios, torna-se evidente a necessidade de se investir em novas tecnologias que auxiliarão de maneira extremamente positiva na implementação dessas mudanças.

De fato, para acompanhar um mercado cada vez mais competitivo e em constantes mudanças, é necessário que as empresas percebam a importância que tem o uso de sistemas computacionais flexíveis auxiliando na administração do negócio.

Embora muitas academias já possuam um modelo de gestão funcional, foi observado que muitos desses modelos são ultrapassados e ineficientes, em vista de alguns concorrentes, que se utilizam dessas novas tecnologias, tendo como foco principal a otimização dos recursos físicos e financeiros da empresa, assim, contribuindo para alcançar o sucesso em seus negócios.

Desta forma, a idealização do projeto visa contribuir com odesenvolvimento de uma ferramenta de gestão que auxiliará os proprietários das academias, a operarem com controle, eficácia, transporte de informações, conectividade e relacionamento com seus clientes, por meio de um melhor gerenciamento de seus processos de negócio.

3 - OBJETIVOS

Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um Sistema de Gestão de Academias, tendo como público alvo os proprietários de academias de ginástica e musculação. A proposta é desenvolver um software para gerenciar o acesso de alunos de uma academia às áreas de treinamento e controlar sua agenda de atividades. Os objetivos específicos do projeto são:

 Disponibilizar aos alunos, através de um terminal informativo instalado nas academias, acesso e consulta de suas respectivas fichas de treino e outras informações;

 Permitir aos instrutores o controle das atividades físicas dos alunos;

 Permitir à administração controle de pagamento da mensalidade dos alunos;

 Permitir ao aluno durante os treinos a opção de visualizar através do terminal informativo, sua ficha de exercícios eliminando dessa forma, o uso de papel impresso.

4 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para o desenvolvimento deste projeto, todas as análises empreendidas no processo de elaboração, estão subsidiadas pelo referencial teórico e metodológico do PMBOK Guide (Project Management Body of Knowledge).A sustentação teórica de todo o projeto deve ter como base alguns conceitos apresentados nos seguintes livros: Manual de Gerenciamento de Projetos (Paul C. Dinsmore e Jeannette Cabanis-Brewin, 2009), Conceitos de Sistemas de Banco de Dados (Silberschatz, Korth e Sudarshan, 2010), e Use a Cabeça! – Java (Kathy Sierra e Bert Bates, 2007). Estes livros integram as diversas dimensões teóricas necessárias para o desenvolvimento do projeto, propondo uma forma eficaz e eficiente de se chegar ao objetivo.

Encontrou-se em (ProSistemas, 2004) um software comercial, denominado Sistema SCA, desenvolvido para administrar academias de ginástica, permitindo controlar as atividades de alunos e professores. Este software é apresentado em módulos específicos para as diversas áreas que são abrangidas dentro de uma academia, de forma que foi possível adquirir um bom entendimento sobre seu funcionamento e alguns aspectos mínimos que a interface do sistema deve abranger.

5 - METODOLOGIA

Para a realização deste projeto será necessário o empenho de cada integrante do grupo, em buscar através de diversas fontes, informações úteis e relevantes que trarão resultados positivos para o desenvolvimento do produto. Dessas fontes, teremos o auxílio de profissionais da área, proprietários de academias, livros técnicos, trabalhos acadêmicos, pesquisas de campo e também contamos com a colaboração do professor orientador do projeto.

Na primeira etapa do projeto será feito o levantamento e a análise dos requisitos do sistema a ser desenvolvido, onde serão definidas as funcionalidades necessárias para que o sistema seja executado de acordo com o que foi proposto. Dando continuidade a esse processo, inicia-se a modelagem do sistema onde serão desenvolvidos os diagramas de acordo com as funcionalidades.

A modelagem do banco de dados será feita através do desenvolvimento dos modelos conceitual, lógico e físico, apresentando todas as entidades e relacionamentos juntamente com todas as tabelas do banco de dados. Por fim, usando a linguagem de programação Java, serão desenvolvidos os protótipos das telas de navegação do sistema e seus respectivos relatórios.

Posteriormente, após os testes e avaliações necessários, o gerente do projeto dará o aval para a finalização do projeto e implantação do sistema propriamente dito.

6 - RESULTADOS ESPERADOS

Este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com