TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Redes

Dissertações: Atps Redes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  4.755 Palavras (20 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 20

1ª Série do Curso

Eletricidade e Eletrônica e Redes de Computadores

A Atividade Prática Supervisionada Interdisciplinar (ATPSI) é um dos componentes do processo de ensino e aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades interdisciplinares, programadas e supervisionadas, com os seguintes objetivos:

 Favorecer a aprendizagem significativa por meio do estudo interdisciplinar.

 Estimular a corresponsabilidade do estudante pelo aprendizado eficiente e eficaz.

 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.

 Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

 Promover a aplicação da teoria e dos conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.

 Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.

Para atingir esses objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas interdisciplinares ao longo do semestre letivo.

Participar ativamente desse desafio, que promove a integração de disciplinas, é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na atuação do estudante no mercado de trabalho.

Aproveite a oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA:

Luiz Arthur Malta Pereira

Centro Universitário Anhanguera de Leme

Renato Cividini Matthiesen

Faculdade Anhanguera de Limeira

___________________________________________________________________________

Ciência da Computação – 1ª Série – Eletricidade e Eletrônica e Redes de Computadores Página 2 de 19

Contextualização de Interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade representa uma perspectiva de negociação entre diferentes pontos de vista, de diálogo e de interação entre as disciplinas, com o objetivo de mostrar a importância da integração dos diversos conteúdos com a prática profissional. Desta forma, a ATPSI promove a aprendizagem significativa ao evidenciar as inter-relações existentes entre as disciplinas.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas nesse desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir:

 visão sistêmica e holística da área;

 capacidade de, com base nos conceitos adquiridos, iniciar, projetar, desenvolver, validar e gerenciar qualquer projeto de software;

 competência para identificar, analisar, documentar e solucionar problemas e necessidades passíveis de solução via computação;

 aplicação eficiente dos princípios de gerenciamento, organização e busca de informações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS (descritos no objetivo do Plano de Ensino e Aprendizagem - PEA)

 Eletricidade e Eletrônica

Conhecer os conceitos básicos de eletricidade e eletrônica, seus componentes básicos: capacitor, resistor, indutor, diodos etransistores.

 Redes de Computadores

Conhecer conceitos básicos de redes de comunicação de dados, redes de computadores e da Internet. Conhecer os protocolos de comunicação nas diversas camadas dos modelos de referência ISO/OSI e TCP/IP. Conhecer o sistema de endereçamento IP.

Produção Acadêmica

 Relatórios parciais, com os resultados das atividades realizadas nas Etapas 1, 2 e 3;

 Relatório final completo na Etapa 4 com todas as atividades do projeto de Informatização da desenvolvido para a Empresa.

___________________________________________________________________________

Ciência da Computação – 1ª Série – Eletricidade e Eletrônica e Redes de Computadores Página 3 de 19

Organização da Equipe

Para a elaboração desta atividade, os estudantes deverão previamente organizar-se em equipes, a serem igualmente definidas pelos professores responsáveis pelas disciplinas, e entregar seus nomes, RAs e e-mails aos mesmos. Essas equipes deverão ser mantidas ao longo do semestre.

Avaliação1

O material desenvolvido para resolução do Desafio proposto será avaliado por meio de:

 Entrega parcial da produção acadêmica no primeiro bimestre, que valerá até 2,0 (dois pontos).

 Entrega final da produção acadêmica no segundo bimestre, que valerá até 3,0 (três pontos).

Como se trata de uma atividade interdisciplinar, você deverá entregar a mesma produção acadêmica (parcial e final) para todos os professores das disciplinas envolvidas, em datas a serem combinadas com os mesmos. Caso o produto final seja um protótipo, os professores envolvidos na atividade devem juntamente ao coordenador do curso, determinar local e data para exposição e avaliação do projeto.

DESAFIO

As comunicações de dados e as redes estão mudando a maneira pela qual fazemos negócios e o modo como vivemos (FOROUZAN, 2008, p.3). As redes de computadores são consideradas como parte integrante dos sistemas e tecnologias da informação nas empresas. Atualmente, elas representam, junto aos Sistemas de Informação, a estrutura fundamental para que negócios possam ser operacionalizados e atinjam colaboradores e clientes espalhados por todo o planeta. Estas estruturas de tecnologia e sistemas de informação nem sempre pertencem fisicamente às empresas, pois podem ser distribuídas e hospedadas em centros de processamento e comunicação de dados terceirizados. Estas suportam sistemas de diversas naturezas e utilizam Data Centers para hospedagem dos sistemas e dos dados. Se por um lado as redes e a Internet oferecem o caminho para distribuição da informação, por outro, há necessidade de estruturar locais adequados para hospedar e manter os computadores, servidores, softwares e principalmente os dados, ativos tão importantes para o atual conceito de negócios. Um Data Center é um ambiente que abriga os equipamentos responsáveis pelo processamento e armazenamento de informações cruciais para a comunidade de negócios nas organizações (MARIN, 2011, p.19). Independente do tamanho da empresa, esta estrutura estará presente dentre as tecnologias por ela utilizada, seja de propriedade

1Exceção para as disciplinas que possuem aulas de laboratório, cujas notas serão divididas conforme atribuição do professor e /ou orientação do supervisor de área.

___________________________________________________________________________

Ciência da Computação – 1ª Série – Eletricidade e Eletrônica e Redes de Computadores Página 4 de 19

da própria empresa, ou utilizada por meio da contratação de serviços de uma empresa terceirizada. Este desafio propõe que seja realizado um projeto de infraestrutura lógica e elétrica para um Data Center privado de uma empresa, com acesso e utilização de seus sistemas de aproximadamente 100.000 usuários, com a capacidade de suportar um sistema integrado de gestão empresarial, sistemas Web desenvolvidos e utilizados pela empresa, armazenamento, backup e segurança dos seus dados. O projeto deverá apresentar a infraestrutura física contendo os dispositivos, equipamentos de redes de computadores, computadores, servidores e desktops, cabeamento estruturado de rede, o projeto elétrico de alimentação e refrigeração desta estrutura, além do projeto de um circuito eletrônico, que detecte quedas de energia e seja capaz de acionar se necessário um gerador elétrico.

Objetivo do Desafio

Elaborar um projeto em formato de relatórios de cabeamento estruturado, o cálculo dos requisitos de potência para um Data Center e o desenvolvimento de um circuito eletrônico que seja capaz de detectar quedas de energia.

Livros-Texto das Disciplinas

A produção desta ATPSI é fundamentada no livro-texto da disciplina, que deverá ser utilizado para solução do desafio:

 BOYLESTAD, Robert L. Introdução à Análise de Circuitos. 10ª ed. São Paulo: Pearson, 2006.

 FOROUZAN, Behrouz A. Comunicação de Dados e Redes de Computadores. 4ª ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.

___________________________________________________________________________

Ciência da Computação – 1ª Série – Eletricidade e Eletrônica e Redes de Computadores Página 5 de 19

ETAPA № 1 (tempo para realização: 07 horas)

 Cronograma de aulas

Eletricidade e Eletrônica

 Aulas-tema 1 e 2: Conceitos básicos de eletricidade e eletrônica. Eletrização e Cargas Elétricas.

Redes de Computadores

 Aulas-tema 2 e 3: Conceitos básicos de redes de computadores e a Internet. Modelos de referência e exemplos de redes de computadores.

Esta atividade é importante para você desenvolver seus conhecimentos básicos para a identificação, análise, documentação e especificação das necessidades de uma empresa no que diz respeito à infraestrutura, hardware, softwares e demanda de potência elétrica para um sistema de rede de computadores.

Para realizá-la, siga os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Estudante)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Pesquisar e ler atentamente os capítulos dos livros textos ou complementares que fazem uma introdução aos conceitos das disciplinas trabalhadas nesta ATPSI. É muito importante que você conheça a bibliografia apresentada nos Planos de Ensino e Aprendizagem – PEA e, sobretudo conheça os livros disponíveis na Biblioteca de sua Unidade.

2. Reunir a equipe para discutir o escopo do projeto de construção de um Data Center e os seus objetivos. Em seguida, discutir sobre a demanda de potência elétrica que o Data Center irá necessitar e da rede de computadores (cabeamento estruturado, servidores de dados, desktops, links de comunicação de dados internos e externos).

Passo 2 (Equipe)

Fazer as atividades apresentadas a seguir. Atentar para fazer o registro de todos os endereços pesquisados. O objetivo destas atividades de pesquisa é conhecer sites e informações importantes sobre Data Center e cabeamento estruturado e infraestrutura de redes de computadores.

1. Conhecer o site do livro texto da disciplina de Redes de Computadores: Comunicação de Dados e Redes de Computadores. Disponível em: <http://www.mhhe.com/engcs/compsci/forouzan/>. Acesso em: 29 mar. 2014.

___________________________________________________________________________

Ciência da Computação – 1ª Série – Eletricidade e Eletrônica e Redes de Computadores Página 6 de 19

Este site traz uma grande quantidade de informações sobre redes de computadores e também acesso a outros livros referentes a esta área de estudo.

2. Fazer uma consulta ao site do Clube do Hardware. Disponível em: <http://www.hardware.com.br/livros/redes/introducao.html>. e compartilhado em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B9e1nJ9U5ACjWnVQWExjVDNyNjQ/edit>. Acesso em: 29 mar. 2014. Explorar o conteúdo dos capítulos do site.

3. Ler o texto: TELECORP. Data Center. 2013. Disponível em: <http://www.telecorp.com.br/glossario/data-center/>. e compartilhado em: <https://drive.google.com/file/d/0B9e1nJ9U5ACjUnB4aUFKOW9tdjQ/edit?usp=sharing>. Acesso em: 29 mar. 2014.

4. Assistir o vídeo: OLHAR DIGITAL. O que é e para que serve um Data Center. 2011. Disponível em: <http://olhardigital.uol.com.br/video/o_que_e_e_para_que_serve_um_data_center/20106>. Acesso em: 28 mar. 2014.

5. Assistir ao vídeo: LOCAWEB. 2 Data Centers no Brasil e 1 em Miami. 2013. Disponível em: <http://www.locaweb.com.br/sobre-locaweb/infraestrutura.html> e compartilhado em: <https://drive.google.com/file/d/0B9e1nJ9U5ACjSDdqVWlPUXF3M0E/edit?usp=sharing>. Acesso em: 28 mar. 2014.

6. Fazer uma consulta na tabela Consumo de energia dos aparelhos elétricos do site da UNESP Rio Claro. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/comsupervig/tabela_consumo.pdf>. Disponível também no Google Drive em<https://drive.google.com/file/d/0B9e1nJ9U5ACjeW5VS1MxbmQxemM/edit?usp=sharing>. Acesso em: 22 abr. 2014.

7. Ler o Texto: ORGANIZZE. Como Calcular o Gasto de Energia Elétrica de um Aparelho Eletrônico. Disponível em: <http://financaspessoais.organizze.com.br/como-calcular-o-gasto-de-energia-eletrica-de-um-aparelho-eletronico/>. Disponível também no Google Drive em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B9e1nJ9U5ACjVjlNR2wtSVEzdFU/edit>. Acesso em 23 abril 2014.

8. Assistir ao vídeo: Data Center verde: Técnicas para consumir menos energia. 2010. <http://olhardigital.uol.com.br/video/data-center-verde-tecnicas-para-consumir-menos-energia/10452>. Acesso em: 10 abr. 2014.

___________________________________________________________________________

Ciência da Computação – 1ª Série – Eletricidade e Eletrônica e Redes de Computadores Página 7 de 19

Passo 3 (Estudante)

Fazer uma pesquisa na internet em busca de sites de empresas especializadas em equipamentos para cabeamento estruturado e infraestrutura de redes de computadores. Pesquisar também revistas e sites especializados em redes de computadores. É sugerido pesquisar outras empresas e revistas especializadas além das referências apresentadas a seguir.

Sites sugeridos para pesquisa

 Blackbox. Disponível em: <http://www.blackbox.com>. Acesso em: 29 mar. 2014.

 Cisco. Disponível em: <http://www.cisco.com/en/US/netsol/ns340/ns394/ns224/>. Acesso em: 29 mar. 2014.

 Clube do Hardware. Disponível em: <http://www.hardware.com.br/>. Acesso em: 29 mar. 2014.

 Dell. Disponível em: <http://www.dell.com.br/>. Acesso em: 29 mar. 2014.

 Dlink. Disponível em: <http://www.dlinkla.com/home/index.jsp>. Acesso em: 29 mar. 2014.

 Furukawa. Disponível em: <http://www.furukawa.com.br>. Acesso em: 29 mar. 2014.

 IBM. Disponível em: <http://www.ibm.com/br/pt/>. Acesso em: 29 mar. 2014.

 Network World. Disponível em: <http://www.networkworld.com>. Acesso em: 29 mar. 2014.

 Olhar Digital. Disponível em: <http://olhardigital.uol.com.br>. Acesso em: 29 mar. 2014.

 Wired Magazine. Disponível em: <http://www.wired.com/magazine/>. Acesso em: 29 mar. 2014.

Passo 4(Equipe)

Elaborar o Relatório 01: Escopo do Projeto. Esta é a fase inicial do projeto e deve apresentar os seguintes capítulos:

1.1 Objetivos do Projeto: definir os objetivos da implantação do sistema para deixar formalizadas as expectativas quanto ao funcionamento do Data Center.

___________________________________________________________________________

Ciência da Computação – 1ª Série – Eletricidade e Eletrônica e Redes de Computadores Página 8 de 19

1.2 Empresas Especializadas em Infraestrutura de Redes de Computadores: apresentar exemplos de empresas especializadas e principais produtos referentes ao cabeamento estruturado e a infraestrutura redes de computadores.

1.3 Empresas Especializadas em Soluções para Data Centers: apresentar exemplos de empresas que comercializam serviços de hospedagem, serviços e produtos implantação de Data Centers.

1.4 Esboço do Projeto de Redes de Computadores: fazer um esboço da planta baixa do projeto do Data Center. Para fazer o esboço da planta baixa, pode-se utilizar o software Microsoft Visio.

1.5 Levantamento da Demanda de Potência Elétrica: elaborar uma tabela contendo os equipamentos, as quantidades e o consumo em Kw dos equipamentos que este Data Center será capaz de suportar.

ETAPA № 2 (tempo para realização:10 horas)

 Cronograma de aulas

Eletricidade e Eletrônica

 Aulas-tema 6: Corrente elétrica.

Redes de Computadores

 Aulas-tema 4, 5 e 7: Camada Física: Componentes do sistema de comunicação. Camada Física: Cabeamento metálico, óptico e comunicação wireless. Sistemas padronizados de telecomunicações e comunicação de dados.

Esta atividade é importante para que você conheça equipamentos de infraestrutura elétrica e eletrônica para o fornecimento e sustentação elétrica de um sistema computacional e componentes de um sistema computacional, no quais dizem respeito a hardware de rede.

Para realizá-la, siga os passos descritos.

PASSOS

Passo 1(Estudante)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Acessar o conteúdo: CULTURAMIX.COM. Como montar um Data Center caseiro. 2013. Disponível em: <http://tecnologia.culturamix.com/dicas/como-montar-um-data-center-caseiro>. e compartilhado em:

___________________________________________________________________________

Ciência da Computação – 1ª Série – Eletricidade e Eletrônica e Redes de Computadores Página 9 de 19

<https://drive.google.com/file/d/0B9e1nJ9U5ACjODBtZ3Ewb3VQVkU/edit?usp=sharing>. Acesso em: 29 mar. 2014. Em seguida, ler o conteúdo e assistir ao vídeo disponível.

2. Fazer o download e conhecer um catálogo de soluções de soluções para redes e computadores: FURUKAWA. Soluções Inteligentes para Infraestrutura de Redes. 2013. Disponível em: <http://www.furukawa.com.br/br/rede-furukawa/materiais-de-apoio/catalogos-69/catalogo-de-produtos-2013-976.html> e compartilhado em: <https://drive.google.com/file/d/0B9e1nJ9U5ACjMGU1c3pVNmVqV3M/edit?usp=sharing>. Acesso em: 29 mar. 2014. Pode-se optar em utilizar as informações do fornecedor sugerido qualquer outro fornecedor que se desejar.

3. Ler o artigo: ALECRIM, Emerson. Info Wester. Diferença entre Hub, Switch e Roteador. 2004. Disponível em: <http://www.infowester.com/hubswitchrouter.php>. Acesso em: 29 mar. 2014. O artigo também se encontra disponível no Google Docs. em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9e1nJ9U5ACjNDljN2ExMmQtNjY5NC00NGQxLTliNTUtNmRlNDAxMGE1NTkx&hl=en_US>. Acesso em: 29 mar. 2014.

4. Ler o artigo: UNDER-LINUX. Switches: entendendo seu funcionamento e aplicações. 2010. Disponível em: <http://under-linux.org/blogs/magal/switches-entendendo-seu-funcionamento-e-aplicacoes-2172/>. Acesso em: 29 mar. 2014. O artigo se encontra disponível no Google Docs. em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9e1nJ9U5ACjMjRkNGE4NzAtMjJhNy00ZDk1LWJhM2UtZWIyY2I4MDBlMGEx&hl=en_US>. Acesso em: 29 mar. 2014. 5. Ler o artigo: PERTTECH. Dimensione seu no-break. Disponível em:<http://www.perttech.com.br/dimensione.asp>. Acesso em: 18 abr. 2014. O artigo também se encontra disponível no Google Drive em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B5vqTgxDc_sCSUN2Y0c5M0Y5b3>. Acesso em 25 abr. 2014.

6. Fazer uma pesquisa sobre características e técnicas de instalação de cabeamento estruturado e infraestrutura de redes de computadores. Utilizar as informações trabalhadas na Etapa 2 deste desafio referente a sites de empresas especializadas em infraestrutura de redes. A seguir, são apresentadas algumas notas de aulas que também podem ser utilizadas para elaboração desta etapa do projeto.

___________________________________________________________________________

Ciência da Computação – 1ª Série – Eletricidade e Eletrônica e Redes de Computadores Página 10 de 19

Site sugerido para pesquisa:

 MATTHIESEN, R. C. Notas de Aula: Cabeamento de Rede. 2011. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B9e1nJ9U5ACjeGZfNTE2RDZJVEE/edit?usp=sharing>. Acesso em 30 mar. 2014.

 MATTHIESEN, R. C. Notas de Aula: Componentes de Redes e Interconexões. 2011. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B9e1nJ9U5ACja1FHc3EwWWJsQm8/edit?usp=sharing>. Acesso em 30 mar. 2014.

 MATTHIESEN, R. C. Notas de Aula: Interconexões de Redes e Instalações. 2011. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B9e1nJ9U5ACjRWlsRzlNT2hiY3c/edit?usp=sharing>. Acesso em 30 mar. 2014.

 MATTHIESEN, R. C. Notas de Aula: Cabeamento Óptico. 2010. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B9e1nJ9U5ACjMFJMSFhHSkJoWm8/edit?usp=sharing>. Acesso em 30 mar. 2014.

 MATTHIESEN, R. C. Notas de Aula: Componentes Ópticos e Instalações Ópticas. 2010. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B9e1nJ9U5ACjZkFvTUp3MXhmc28/edit?usp=sharing>. Acesso em 30 mar. 2014.

 Utilizar os sites apresentados na Etapa 1 deste desafio para conhecer detalhadamente os equipamentos e infraestrutura de rede disponíveis para utilização no projeto.

Passo 2(Equipe)

Fazer um projeto (desenho do layout) para o espaço físico que será utilizado para Data Center. Para esta atividade, deve-se elaborar um esboço da planta baixa das dependências que serão utilizadas para instalação do Data Center. Elaborar um projeto físico com os equipamentos de redes de computadores. O objetivo neste momento é apresentar um ensaio para o planejamento da estrutura física dos locais e equipamentos que serão utilizados para instalação de equipamentos e cabos de rede elétrica, refrigeração e, sobretudo, de equipamentos e cabeamento estruturado de rede de computadores. Pode-se utilizar o Microsoft Visio ou qualquer outro software de design para desenhar a planta baixa. Esta planta será utilizada no restante do projeto.

___________________________________________________________________________

Ciência da Computação – 1ª Série – Eletricidade e Eletrônica e Redes de Computadores Página 11 de 19

Passo 3 (Equipe)

Elaborar e entregar para o professor o Relatório 02: Infraestrutura Física do Data Center, Especificação de Cabeamento Estrutura do Elétrico e de Rede. Este relatório deverá ser composto de uma análise de equipamentos de cabeamento estruturado e infraestrutura de rede de computadores que podem ser utilizados para a projeto do Data Center. Deverá ser composto pelos seguintes capítulos:

2.1 Infraestrutura do Sistema de Telecomunicações e Cabeamento de Rede: apresentar uma descrição detalhada (modelos e características) de infraestrutura para o sistema de rede de computadores disponíveis no mercado que poderão ser utilizados na implantação do Data Center: Piso Elevado, Forro Falso, Cabeamento Primário (Backbone Cabling), Subsistema de Cabeamento Horizontal, calhas e condutores, Ponto de Consolidação (CP – Consolidation Point), Armário de Telecomunicações (TR – Telecomunication Room), Caixas Distribuidoras, Patch-panel.

2.2 Equipamentos de Redes de Computadores: apresentar uma descrição detalhada (modelos e características) de equipamentos disponíveis no mercado que poderão ser utilizados no sistema de rede de computadores do Data Center: repetidor, hub, switch, roteador, servidores e estações de trabalho.

2.3 Enlaces Internos de Comunicação: fazer uma descrição dos meios de comunicação internos (cabos metálicos, cabo óptico e enlace wireless) informando detalhadamente suas características e razões de sua utilização em cada parte da rede. Apresentar os tipos de cabos disponíveis no mercado que podem ser utilizados para este projeto. Os cabos devem ser escolhidos para cada área e função levando em consideração a necessidade de banda e tecnologia. Fazer a descrição dos principais padrões de rede de computadores apresentando um exemplo de aplicação prática para cada padrão (exemplos: IEEE802.3u, IEEE802.3z, IEEE802.3ae) relacionados aos cabos disponíveis para cada tecnologia.

2.4 Enlace Externo de Comunicação: fazer uma descrição do link de dados utilizados para ligação da rede interna (LAN – Local Area Network) para rede externa (WAN – WideArea Network).

2.5 Cálculo dos No-breaks: demonstrar os cálculos para a escolha dos no-breaks a serem utilizados no Data Center do referido projeto. Após realizar os cálculos, apresentar e justificar a escolha de forma descritiva.

Passo 4 (Equipe)

Elaborar e entregar para o professor o Relatório 3: Instalação da Infraestrutura de Cabos e Equipamentos do Data Center. Nesta atividade, o grupo deve montar o descritivo do projeto de infraestrutura de redes e cabeamento estruturado com as

___________________________________________________________________________

Ciência da Computação – 1ª Série – Eletricidade e Eletrônica e Redes de Computadores Página 12 de 19

informações de cada parte do projeto apresentadas em cada elemento funcional. Este relatório deverá ser composto pelos seguintes capítulos:

4.1 Interface de Rede Externa: apresentar as informações detalhadas referentes aos equipamentos utilizados para fazer a Interface de Rede Externa.

4.2 Cabo de Acesso a Rede: apresentar as informações detalhadas referentes ao Cabo de Acesso a Rede.

4.3 Distribuidor Principal: apresentar as informações referentes ao Distribuidor Principal.

4.4 Cabeamento de Backbone: apresentar as informações detalhadas recentes ao Cabeamento de Backbone.

4.5 Distribuidor de Zona: apresentar as informações referentes ao Distribuidor de Zona.

4.6 Cabeamento Horizontal: apresentar as informações detalhadas sobre o cabeamento horizontal utilizado.

4.7 Ponto de Distribuição Local: apresentar as informações detalhadas referentes ao Ponto de Distribuição Local.

4.8 Cabo do Ponto de Distribuição Local: apresentar as informações detalhadas referentes ao Cabo do Ponto de Distribuição Local.

4.9 Tomada de Equipamento: apresentar as informações detalhadas referentes às Tomadas de Equipamentos.

4.10 Equipamentos do Sistema de Redes de Computadores: apresentar as informações referentes aos equipamentos de rede (computadores, servidores, hub, switch, roteador) e detalhar suas capacidades de funcionamento. O relatório deve levar em consideração a funcionalidade de cada equipamento e a interligação entre eles.

___________________________________________________________________________

Ciência da Computação – 1ª Série – Eletricidade e Eletrônica e Redes de Computadores Página 13 de 19

ETAPA № 3 (tempo para realização 13 horas)

 Cronograma de aulas

Eletricidade e Eletrônica

 Aulas-tema 12, 13 e 14: Carga e descarga de um capacitor: circuito RC. Circuito RC.

Redes de Computadores

 Aulas-tema 10 e 11: Camada de Rede: Endereçamento. Camada de Rede: Roteamento.

Esta atividade é importante para que você coloque em prática as informações trabalhadas a respeito de dimensionamento de estrutura, utilização de equipamentos de controle de energia elétrica e o sistema de endereçamento de rede.

Para realizá-la, siga os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Estudante)

Fazer as atividades de pesquisa, de leitura e análise de vídeos descritos a seguir.

1. Acessar o site da IANA (Internet AssignedNumbersAuthority). Disponível em: <http://www.iana.org>. Acesso em: 30 mar. 2014. Em seguida, explorar o seu conteúdo.

2. Acessar o site da LACNIC (Latin American and Caribean Internet Addresses Registry). Disponível em:<http://www.lacnic.net>. Acesso em: 30 mar. 2014. Em seguida, verificar as últimas novidades e anúncios.

3. Microsoft TechNet. Endereçamento IP. Disponível em: <http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc787434%28WS.10%29.aspx>. Acesso em: 16 out. 2011. Disponível também no Google Docs em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9e1nJ9U5ACjMzZkNTE3MWItYjFmZS00OGE3LWFkOTAtYzE2N2QzZGFiYTQ5&hl=en_US>. Acesso em: 30 mar. 2014.

1. Microsoft TechNet. Máscaras de sub-rede. Disponível em: <http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc776674%28WS.10%29.aspx>. Acesso em: 29 mar. 2014. Disponível também no Google Docs em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9e1nJ9U5ACjMzZkNTE3MWItYjFmZS00OGE3LWFkOTAtYzE2N2QzZGFiYTQ5&hl=en_US>. Acesso em: 30 mar. 2014.

___________________________________________________________________________

Ciência da Computação – 1ª Série – Eletricidade e Eletrônica e Redes de Computadores Página 14 de 19

2. KOHN, Stephanie. Data Center e sustentabilidade: dá para unir estes dois mundos? 2012. Disponível em: <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/data-centers-e-sustentabilidade-o-que-da-para-ser-feito/24525> e compartilhado em:<https://drive.google.com/file/d/0B9e1nJ9U5ACjRVNxTVdGei1ueTQ/edit?usp=sharing>. Acesso em: 30 mar. 2014.

3. OLHAR DIGITAL. Data Center: entenda como funcionam estas verdadeiras fazendas de computadores. 2012. Disponível em: <http://olhardigital.uol.com.br/video/data-centers-entenda-como-funcionam-essas-verdadeiras-fazendas-de-computadores/26293>. Acesso em: 30 mar. 2014.

4. OLHAR DIGITAL. Novos servidores consomem menos energia e economizam espaço. 2013. Disponível em: <http://olhardigital.uol.com.br/video/novos-servidores-consomem-menos-energia-e-economizam-espaco/34041>. Acesso em: 30 mar. 2014.

5. OLHAR DIGITAL. Tecnologia ajuda a otimizar energia e espaço dentro dos Data Centers. 2012. Disponível em: <http://olhardigital.uol.com.br/video/tecnologia-ajuda-a-otimizar-energia-e-espaco-nos-data-centers/31387>. Acesso em: 30 mar. 2014.

6. OLHAR DIGITAL. Data Center verde: técnicas para consumir menos energia. 2010. Disponível em: <http://olhardigital.uol.com.br/video/data-center-verde-tecnicas-para-consumir-menos-energia/10452>. Acesso em: 30 mar. 2014.

7. Ler o artigo: Calcular requisitos de potência totais para centro de dados. Disponível em: <https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/bucketmanoelveras/manoel_veras_PROFESSIONAL/DATACENTER/Artigos_GERAL/APC_WhitePapers/Geral/APC_3P.pdf?_sm_au_=iHVnsW3fjTT7QQFH>. Disponível também no Google Drive em: <https://drive.google.com/file/d/0B9e1nJ9U5ACjTWVfX2FPU1B1LVk/edit?usp=sharing>. Acesso em: 11 abr. 2014.

Passo 2 (Equipe)

Inserir na planta baixa do projeto do Data Center todas as informações referentes ao posicionamento de cabos, tomadas e dispositivos de energia elétrica e refrigeração. Neste momento, deve-se detalhar o projeto com as informações gráficas de posicionamento de todos os componentes que farão parte do projeto físico. Estas informações serão utilizadas para o relatório do projeto.

___________________________________________________________________________

Ciência da Computação – 1ª Série – Eletricidade e Eletrônica e Redes de Computadores Página 15 de 19

Passo 3 (Equipe)

Elaborar e entregar para o professor o Relatório 4: Infraestrutura Elétrica e de Refrigeração do Data Center. Este relatório deverá ser composto pelos seguintes capítulos:

4.1 Infraestrutura Elétrica do Data Center: fazer um projeto de dimensionamento do sistema elétrico para o Data Center considerando a necessidade de consumo de energia elétrica para os equipamentos a serem instalados. O projeto deve considerar a apresentação dos equipamentos na planta baixa do projeto e a descrição de equipamentos a serem utilizados: tomadas, alimentadores, transformadores, chaves de transferência, geradores, sistemas UPS e baterias, quadros elétricos e baterias.

4.2 Infraestrutura de Refrigeração do Data Center: fazer um projeto de infraestrutura para o sistema de climatização do Data Center considerando as necessidades conforme equipamentos a serem instalados e ambiente disponível conforme planta baixa definida nesta etapa deste desafio.

Passo 4 (Equipe)

Elaborar e entregar para o professor o Relatório 5: Política e Sistema de Endereçamento de Rede do projeto. Nesta etapa, o grupo deverá fazer um projeto de rede de computadores com os seguintes capítulos:

5.1 Estrutura de Endereçamento de Rede: apresentar um planejamento da estrutura de endereçamento IP para a rede local que suportará os servidores e estações de trabalho do Data Center. Fazer a descrição da política de endereçamento informando a classe de endereçamento IP utilizada na rede interna, se o endereçamento IP é estático ou dinâmico e as razões para a escolha do tipo de endereçamento. Descrever os endereços IPs, os intervalos de endereços IPs utilizados em cada departamento, as sub-redes e as máscaras de rede utilizadas.

5.2 Planos Futuros de Endereçamento: apresentar um estudo para a implantação do sistema de endereçamento IPv6, descrevendo a faixa de endereços a ser utilizada em toda a rede para esta versão de endereçamento.

___________________________________________________________________________

Ciência da Computação – 1ª Série – Eletricidade e Eletrônica e Redes de Computadores Página 16 de 19

ETAPA № 4 (tempo para realização 10 horas)

 Cronograma de aulas

Eletricidade e Eletrônica

 Aulas-tema 15, 16 e 17: Dispositivos semicondutores: Diodos e Transistores.

Redes de Computadores

 Aulas-tema 14, 15 e 16: Camada de Aplicação (DNS, SMTP, FTP). Camada de Aplicação (HTTP) e Rede Multimídia. Segurança em redes.

Esta atividade é importante para que você saiba como implementar e configurar serviços do sistema operacional e segurança nos servidores e sistemas do Data Center. Além de ser capaz de projetar um circuito eletrônico, responsável por detectar quedas de energia da rede, para um possível acionamento de um gerador.

Para realizá-la, siga os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Estudante)

Fazer uma pesquisa na Internet em busca de informações sobre os principais softwares de firewall disponíveis no mercado. Pesquisar também sites sobre segurança em redes e sistemas de informação.

Sites sugeridos para pesquisa:

 Acessar e conhecer o site da empresa Mitnicksecurity Consulting LLC. Disponível em: <http://mitnicksecurity.com>. Acesso em: 30 mar. 2014.

 Acessar e conhecer o site da Computer Crime Research Center. Disponível em: <http://www.crime-research.org>. Acesso em: 30 mar. 2014.

 Acessar e ler o artigo: Crimes in cyber space de Jane Schmitt. Disponível em: <https://docs.google.com/leaf?id=0B5zZAtiBwoEXOTJiYTViNTUtNjI4NC00ZWZmLTk4YTUtY2VlZTM5Nzk0OTUw&hl=en>. Acesso em: 30 mar. 2014.

Passo 2 (Equipe)

Fazer uma pesquisa na Internet em busca de informações sobre circuitos eletrônicos que detectam falta de energia elétrica. Após a pesquisa, desenvolver um circuito que possa detectar o evento e acionar um relé, que poderá ser capaz de acionar o gerador de energia.

___________________________________________________________________________

Ciência da Computação – 1ª Série – Eletricidade e Eletrônica e Redes de Computadores Página 17 de 19

Sites sugeridos para pesquisa:

 Acessar e ler o artigo: Circuito Sensor de Queda de Energia. Disponível em: <http://www.eletronica.com/circuito-sensor-de-queda-de-energia/>. Disponível também no Google Drive em: <https://drive.google.com/file/d/0B9e1nJ9U5ACjMUp3MGlveTFQQ3M/edit?usp=sharing>. Acesso em: 08 abr. 2014.

 Acessar e ler o artigo: Alarme de Falta de Energia Elétrica. Disponível em: <http://www.eletronica.com/alarme-de-falta-de-energia-eletrica/>. Disponível também no Google Drive em: <https://drive.google.com/file/d/0B9e1nJ9U5ACjSHQ4R1Q1d2hjTW8/edit?usp=sharing>. Acesso em: 08 abr. 2014.

 Acessar e ler o artigo: Iluminação de emergência simples. NCB. Disponível em: <http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/65-artigos-e-projetos-para-iniciantes/623-iluminacao-de-emergencia-simples-art056.html>. Disponível também no Google Drive em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B5vqTgxDc_sCYnF3T3hTZVNCb3c>. Acesso em: 06 abr. 2014.

Passo 3 (Equipe)

Elaborar e entregar para o professor o Relatório 06: Softwares e Serviços de Redes de Computadores. Fazer a instalação de serviços de aplicações em um servidor do Data Center. O grupo pode optar em utilizar qualquer tipo de sistema operacional (Windows Server ou Linux). Pode-se também utilizar sistemas de virtualização (VMWare, VitualBox, Microsoft Virtual PC, entre outros) para realizar as instalações e testes. Este relatório deve conter os seguintes capítulos:

6.1 Servidores de Rede: fazer a instalação de um sistema operacional para um servidor (ou servidores) da rede de computadores. Descrever o(s) sistema(s) operacional(is) escolhido(os) para os servidores, suas características e razões que levaram o grupo a realizar a escolha. Caso seja utilizado mais de um tipo de sistema operacional, descrever também a razão da escolha e o tipo de serviço que será utilizado em cada sistema. Devem ser documentados os principais passos para a instalação do sistema operacional.

6.2 Estações de Trabalho de Controle: fazer a instalação e a configuração de estações de trabalho (pelo menos a instalação e a configuração de uma estação de controle). Descrever as características do sistema operacional, as configurações realizadas para integrar estas máquinas como clientes na rede de computadores e as aplicações que deverão ser executadas nestas estações. Utilizar para a configuração das estações de trabalho nesta etapa os endereços IPs definidos no relatório anterior.

___________________________________________________________________________

Ciência da Computação – 1ª Série – Eletricidade e Eletrônica e Redes de Computadores Página 18 de 19

6.3 Serviços de Rede: fazer a configuração do serviço de DNS (Domain Name System), roteamentos necessários para conexão das estações de trabalho na Internet, serviço de NAT (Network Address Translation) e de um servidor Web no servidor. Fazer a descrição dos processos de instalação. Caso o grupo trabalhe com sistemas operacionais diferentes nos servidores e estações, deverão ser descritos os softwares e/ou serviços configurados para integrar estes sistemas (por exemplo, o SAMBA).

Passo 4(Equipe)

Elaborar e entregar para o professor o Relatório 07: Segurança de Rede e Queda de Energia. Nesta fase do projeto, o grupo deverá realizar uma descrição, instalação e/ou configuração de sistemas de segurança em redes. Este relatório deverá conter os seguintes capítulos:

7.1 Política de Segurança no Sistema: escrever uma política de segurança para o sistema de informação da empresa por meio de um Check list de atividades proibidas na utilização de seu sistema e de um manual de boas práticas de utilização do sistema.

7.2 Política de Senhas: escrever uma política de definição e utilização de senhas.

7.3 Sistema de Firewall: fazer a instalação de um software (firewall) ou a configuração de um serviço de firewall. Documentar as etapas de instalação, configuração e as características da rede em relação à proteção oferecida pelo sistema instalado/configurado.

7.4 Circuito Eletrônico de queda de energia: Desenhar o circuito eletrônico desenvolvido pela equipe e descreva seu funcionamento, detalhando o funcionamento dos componentes dentro do circuito.

___________________________________________________________________________

Ciência da Computação – 1ª Série – Eletricidade e Eletrônica e Redes de Computadores Página 19 de 19

Referências Bibliográficas

MARIN, Paulo S. Data Centers – Desvendando Cada Passo: Conceitos, Projeto, Infraestrutura Física e Eficiência Energia. 1ª ed. São Paulo: Érica, 2011.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT, com o seguinte padrão (exceto para produções finais não textuais):

 em papel branco, formato A4;

 com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;

 fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

 espaçamento de 1,5 entre linhas;

 se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

 com capa, contendo:

 nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;

 nome e RA de cada participante;

 título da atividade;

 nome do professor da disciplina;

 cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

Para consulta completa das normas ABNT, acesse a Normalização de Trabalhos Acadêmicos Anhanguera. Disponível em: <http://issuu.com/normalizacao/docs/normaliza____o_de_trabalhos_acad__m>.

...

Baixar como  txt (38.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »