TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps SAD

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

Atps Sistemas de Apoio a decisão

Etapa 1 passo 2

Processo decisório

Processo Decisório é o processo de escolher o caminho mais adequado à empresa, em uma determinada circunstância em outras palavras, é a arte de otimizar os recursos de maneira eficiente e eficaz para se atingir os resultados com o maior potencial possível.O estudo de processos decisórios voltados para a gestão de empresas começou a ganhar força a partir da década de 40 com a evolução do mercado. A Teoria das decisões nasceu Herbert Simon que estudou a relação humana e comportamental nas organizações. Para ele administrar é arte de tomar decisões principalmente em ações gerenciais.

Segundo seus estudos o processo de tomada de decisão possui 3 etapas: prospecção (análise ou identificação de um problema, ou uma situação que requer uma solução), concepção (encontrar e apontar soluções para o problema) e decisão (encontrar e julgar a melhor alternativa para solucionar o problema). Segundo Simon um homem econômico busca maximizar os ganhos por meio da racionalização dos recursos.

Existem dois tipos de decisão: as programadas e não programadas. As programadas são as decisões rotineiras, repetitivas e tomadas automaticamente são bastantes previsíveis, são praticadas pela rotina ou hábito. Já as não programadas são aquelas que saem da sua rotina que exigem uma maior racionalização para encontrar uma solução do decisor, um exemplo é encontrar um fornecedor alternativo para uma matéria prima que está em escassez.

Para os especialistas a principal característica humana para realização das técnicas de processo de decisão é a liderança, pois através dela você pode obter o potencial máximo das pessoas para realização das atividades de maneira inteligente com menos custos. Existem atualmente muitas técnicas e ferramentas no processo de decisão utilizando-se de sistemas de informação que auxilia através da gama de informações e soluções a tomada de decisão dos gerentes e executivos.

Outras técnicas muito utilizadas atualmente em empresas modernas e com visão de mercado são a prospecção de cenários, o Brainstorm e a espinha de peixe ou também conhecida como Diagrama de Ishikawa.

O processo decisório exige muito mais que analisar planilhas e dados, exige uma sensibilidade para os acontecimentos dentro e fora da organização, significar que preciso estar atento para inúmeras variáveis e incógnitas, tentar desvendar os mistérios que norteiam suas premissas e muitas vezes quebrar seus paradigmas para sobreviver neste mercado cada mais dinâmico e globalizado onde não existem mais barreiras de fronteiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com