TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Recursos Humanos Etapa 1

Casos: Atps De Recursos Humanos Etapa 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 2

A Gestão de Pessoas evoluiu muito nas últimas décadas. Novos conceitos e valores foram agregados às empresas e a formação de gestores, o que possibilitou o avanço das organizações como um todo.

O filme de Charlie Chaplin, Tempos Modernos, retrata uma época onde a administração era completamente diferente da qual conhecemos hoje. Em um momento muito difícil da economia mundial, ele mostra a realidade dos trabalhadores que eram controlados às massas e não de forma individualista.

“Tempo significa dinheiro”, era o lema das organizações. Os operários estavam ali para produzir exatamente da forma que lhes foram ordenados e nada mais. O que impossibilitava a liberdade intelectual e expressiva dos mesmos nas empresas. Pensando assim, idas ao banheiro eram controladas e até mesmo uma máquina foi desenvolvida para que alimentasse os funcionários enquanto trabalhavam. Sempre visando maior lucratividade à empresa e nunca dando “voz” ao empregado.

Diante da crise e tanto desemprego, Franklin Delano Roosevelt como presidente na época, criou o chamado “New Deal”. Que aplicou medidas como diminuição da carga horária trabalhista e maior valorização do funcionário. Assim, com a nova visão e administração, gradativamente, foi melhorando a situação econômica.

Hoje sabemos que a boa administração, tem como características a valorização e capacitação dos funcionários, motivação para que o trabalhador forneça conhecimento, talento, criatividade, habilidades e constante renovação para a empresa, foco nos processos como um todo, visando à disseminação de conhecimento entre os setores, que consequentemente os uni, formando um só sistema que atua em conjunto.

O gestor está mais atuante de forma fragmentada, colhendo informações e tomando decisões mais descentralizadas sobre os setores. Tratando de forma mais individualista seus funcionários e ao mesmo tempo somando seus conhecimentos a outros. O que possibilitou a era estratégica que vivemos hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com