TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE RECURSOS HUMANOS

Trabalho Escolar: ATPS DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  1.010 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1 - Aula-tema: Os novos desafios da Gestão de Pessoas.

PASSO 1 – 1 - Gestão de Pessoas

A Gestão é a chave do sucesso organizacional, tendo como objetivos organizar, alcançar e realizar sua missão, proporcionar competitividade à organização, organizar empregados bem treinados e bem motivados, manter qualidade e administrar as mudanças.

Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

A modernização na gestão de pessoas nos últimos tempos utilizam as pessoas nas atividades, ocorrem mudanças em suas organizações e alteração nas práticas gerenciais em vez de investirem diretamente no cliente e assim satisfaze-los pelas pessoas que atendem e servem.

Seu contexto é de pessoas trabalha para sua subsistência e sucesso pessoal, e organização produção de bens e serviços, atender os clientes.

O conceito é cultura, estrutura, característica, negócio e tecnologia da organização.

Ela tem três aspectos fundamentais que são:

- Pessoas como seres humanos: personalidade, conhecimento, habilidades, atitudes e história própria.

- Pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: fornece a empresa inteligência, talento, criatividade mudanças e desafios.

- Pessoas como parceiros da organização: pessoas que investem conhecimento, esforços, comprometimento, responsabilidade na expectativa de obter retorno.

Pág.01

Tendo como processo básico da Gestão de Pessoa, agregar pessoas na empresa, aplicar pessoas no cargo que iram ocupar, desenvolver pessoas recompensa-las com remuneração e benefícios, manter pessoas com condições ambientais e psicológicas para as atividades das pessoas e monitorar pessoas acompanhando e controlando as atividades e verificando os resultados.

A estrutura do órgão de Gestão de Pessoas de hoje com a abordagem sistêmica não é mais separar as empresas e sim ajuntar, não é mais nas tarefas, mas nos processos, não meios mais fins de resultados, não cargos individualistas e confinados mais sim trabalho em conjunto e em equipe.

Sua centralização e descentralização com prós e contras como: reúne especialistas de RH em um só órgão, incentiva, proporciona, focaliza, excessiva padroniza, descentraliza as decisões, Adequação das práticas e necessidade de terceirização e entre outros.

Pág.02

PASSO 2 - Filme Tempos Modernos e Contexto histórico do filme Tempos Modernos.

O filme de Chaplin fala sobre a revolução industrial, após a crise imediata de 1929, quando a depressão atingiu toda a sociedade norte americana, levando grande parte da população ao desemprego e passando fome, por não ter condições financeiras. Fica evidente a grande insegurança causada pela crise. Trabalhadores eram tratados como peças de grande engrenagem, realizavam serviços extremamente braçais, movimentos sincronizados e repetitivos. Não há preocupação, por parte da empresa, com o bem estar e condições de trabalho.

Chaplin nos passou a imagem social, mostrando as maquinas tomando o lugar do homem e deixando-os escravos das atividades dentro da empresa. Com as mudanças Chaplin teve um colapso nervoso por excesso de trabalho, e foi parar no hospital, tendo que ficar internado por um bom tempo.

Quando Chaplin recebe alta do hospital, já percebe que houve outras mudanças, as empresas estavam fechadas e nas ruas costumavam ter comissões de protestantes, e é confundido como o líder de uma greve comunista e acaba sendo preso. Quando chega o dia de sair de sua prisão Chaplin sente vontade de continuar preso, pelo fato de ver como as coisas mudaram rápido, ao sair da prisão ele começa a luta para sobreviver na nova realidade, ao conseguir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com