TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Tecnologias De Gestão

Trabalho acadêmico: Atps Tecnologias De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.809 Palavras (12 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 12

SUMARIO

INTRODUÇÃO 4

ETAPA – 1 5

PASSO – 1 5

PASSO – 2 7

MUDANÇA ORGANIZACIONAL: 7

PASSO – 3 – 4 11

ENTREVISTA COM GESTOR DA EMPRESA DE ESTUDO SOBRE O QUE ELE PENSA SOBRE ESTE TEMA: 11

ETAPA – 2 14

PASSO 1 14

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL: 14

PASSO 2 15

PASSO – 3 – 4 16

BENCHMARKING: 16

EMPOWERMENT: 21

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO HORIZONTAL 23

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL 24

ETAPA – 3 26

PASSO – 2 – 3 26

CONCLUSÃO 28

BIBLIOGRAFIA: 29

INTRODUÇÃO

Hoje as empresas estão em constantes mudanças, influenciando, aprendendo e ensinando, em um ambiente que todos os agentes estão envolvidos e os trabalhadores do conhecimento apresentam um diferencial. Em razão, da necessidade da velocidade nas respostas as exigências dos ambientes internos e externos, as empresas precisaram entender quais são e como funcionam os processos fabris e não-fabris, com o propósito de melhor controlar e gerenciar todos os sistema e, ao mesmo tempo, poder mudar com agilidade, sempre que necessário, pois uma organização que conhece cada etapa de seu processo é mais flexível, adaptando-se as mudanças com maior velocidade e eficácia.

A sociedade vem experimentando mudanças significativas no que tange a tecnologia, economia, política, ecologia e aspectos sociais em geral, portanto, estas deverão estar sempre prontas para mudar e adaptar-se as novas exigências. Em tal cenário são muitos os questionamentos dos gestores de empresas. Todavia, métodos, técnicas. Racionalizar processos e ajustar seus planejamentos: estratégicos e operacionais sempre que necessário.

Vários são os conceitos de estratégia, mas um dos mais utilizados é aquele que a define como o conjunto de planos da administração de uma empresa para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização. Mas não importa a definição que se escolha, desde que haja dentro delas palavras-chave como mudanças, competitividade, desempenho, posicionamento, missão, objetivos, resultados, integração e muitas outras ainda.

Em face destas definições é lógico afirmar que o pensamento estratégico tem evoluído em sintonia com as tendências do meio envolvente e com a própria natureza das organizações. Ao longo dos tempos este acompanhamento das tendências do meio envolvente permitiu o aparecimento de novos negócios, novas oportunidades comerciais e novas formas de competição.

4

ETAPA – 1

PASSO – 1

Descrição da Empresa (nome; localização; segmento em que atua; produtos fabricados e/ou comercializados; porte/tamanho; missão e valores; justificativa da escolha da empresa; nome e cargo do contato da equipe na empresa).

Escolhemos a empresa abaixo descrita, por ser uma empresa de grande porte conhecida como uma das maiores empresas no segmento materiais de construção assim como de construção civil da cidade de São Borja RS/ Brasil.

Madeireira Chapecó Ltda.

Rua Felix da Cunha, 1533

São Borja/RS – CEP: 97670-000

Tel. 55-3431-3131

Empresa de Grande Porte

SEGMENTO: Material de construção civil e madeiras.

MISSÃO:

A Madeireira Chapecó Ltda assume o compromisso de seriedade e garantia nos materiais de construção civis fornecidos, assim como incentiva o cuidado e preservação do meio ambiente nas madeiras fornecidas, participando de um intenso programa de reflorestamento.

VALORES:

Para alcançar o nível mais alto de desempenho na construção civil, a Madeireira Chapecó Ltda busca a excelência através de operações seguras, confiáveis, eficientes e que respeitam o meio ambiente.

PRODUTOS:

A Madeireira Chapecó Ltda comercializa materiais para construção civil, sendo esses: areia, brita, cal, cimento, ferros de construção, pisos cerâmicos, telhas dos mais variados tipos, tamanhos e espessuras, assim também fabrica moveis de madeira, pré-lage para cobertura os mais variados tipos de design de casas.

5

FORNECIMENTO:

A Madeireira Chapecó é conhecida na região como uma das mais completas empresa já certificada no ramo, onde fornecemos materiais de alta resistência que atenda a expectativa dos clientes, trazendo a melhor qualidade e segurança para sua moradia.

Preocupamo-nos desde a fundação da construção ate sua cobertura e acabamentos etc.

Nunca deixando de lado os compromissos sociais e respeitando o meio ambiente.

PRODUTOS RELACIONADOS COM SERVIÇOS:

A Madeireira Chapecó tem sua loja localizada na cidade de são Borja onde ali mesmo fabrica seus produtos onde seguem um extenso padrão de qualidade para produzir a quantidade de demanda a ser atendida.

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO:

O compromisso da Madeireira Chapecó Ltda é ser uma empresa eficiente e confiável, buscando a satisfação de nossos clientes, funcionários e partes interessadas.

Mantendo sempre a boa relação, nos preocupamos também em estar sempre em dia com nos mesmos, organizando e agilizando as obras em andamento.

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA MADEIREIRA CHAPECÓ:

Os funcionários da Madeireira Chapecó precisam saber o nosso real objetivo antes de nos dar resultados.

Os funcionários passam por treinamentos e vídeos-aula para entenderem a nossa real responsabilidade com os clientes e qual é nossa marca a ser atingida.

Temos cerca de 20 políticas internas e é necessário saber todas elas para manter o ótimo resultado, cumprindo as políticas de maneira rigorosa, terão sempre um ótimo trabalho nas áreas de produção, administrativas e de carregamento.

GERENCIMENTO AMBIENTAL:

A Madeireira Chapecó, por ser uma empresa de fornecimento de madeira tem uma grande responsabilidade ambiental, somos inteiramente ligados com o que está acontecendo e onde esta acontecendo, em todo o mundo.

Não podemos ter falhas principalmente na hora da extração da madeira, pois um pequeno erro pode danificar a matéria prima e assim estragar ou ate mesmo desperdiçar o material, sendo assim posteriormente provocando conseqüências ao meio ambiente.

6

Seguimos um padrão alto cálculos, então basicamente evitamos erros humanos, mais sempre são passadas informações rigorosas aos colaboradores de como evitar pequenos erros, a nossa missão também envolve a segurança das outras pessoas que vão usufruir dos bens construídos, pois e não queremos causar nenhum tipo de seqüela no nosso real objetivo, que é somente a realização do sonho da casa própria.

PASSO – 2

MUDANÇA ORGANIZACIONAL:

As empresas estão inseridas em um ambiente em constante mudança, influenciando e sofrendo influências, aprendendo e ensinando, nisso temos a aprendizagem organizacional, onde todos estão envolvidos, apresentando um diferencial: o trabalho é melhor quando realizado em equipe.

As teorias administrativas buscam sempre evoluindo, buscando melhorias continuas para as organizações.

Por causa das necessidades que as organizações têm em relação ao ambiente interno e externo, as empresas precisam sempre buscar entender o que são os processos fabris e não fabris, como o propósito de controlar e gerenciar melhor a organização, e sempre lembrando que podem ter de mudar com certa agilidade, sempre que necessário, pois cada organização conhece cada etapa de seu processo é mais flexível, sendo assim, adaptando-se melhor às mudanças com maior velocidade e eficácia.

Mudanças exigem comprometimento, envolvimento e objetivos claramente estabelecidos e difundidos entre todos os envolvidos no processo. Deve ser bem definida e delimitada.

ETAPAS PARA DEFINIR UMA MUDANÇA ORGANIZACIONAL:

- Qual é o objetivo?

- Estado atual do grupo?

- Qual a mudança? (Conhecimento / Atitude / Comportamento individual ou do grupo).

PROCESSO DE APRENDIZAGEM:

- Planejar e realizar testes (os conceitos em novas situações)

- Ter uma experiência concreta

- Avaliar / Reavaliar (Observações e reflexões)

- Conclusão (Formação de conceitos abstratos e generalizados)

7

QUEBRA DE PARADIGMAS:

O termo “paradigmas” serve para indicar modelos ou padrões, servindo como referência para explicar às pessoas como lidar com diferentes situações e ajudá-las nisso. Criando um critério para as escolhas de problemas que poderemos considerar como dotados de uma solução possível.

O paradigma oferece uma visão acerca do mundo e também um conjunto de problemas para serem resolvidos, contudo, quando muitas questões surgem e já não são solucionadas pelo paradigma vigente.

PREPARAR-SE PARA MUDAR SEMPRE QUE NECESSÁRIO:

Devem ser sempre ter cada vez mais flexibilidade e agilidade, esperando que os custos sejam menores, que a satisfação dos clientes e a lucratividade sejam maiores.

O cenário apresenta-se como um grande desafio aos gestores que deverão liderar, devendo estimular cada trabalhador para que confie em seus pares, equipe. Permitindo que cada pessoa possa se desenvolver profissionalmente, pois assim os processos de trabalho tendem a ser mais produtivos, mediar conflitos, assegurando os interesses individuais, e os organizacionais estejam alinhados para que as partes ganhem e se conquiste e então tenham um bom clima organizacional.

CONCEITO E PAPEL DO GESTOR ORGANIZACIONAL:

A palavra gestão vem do Latin gestioone – ato de gerenciar, administrar e para tanto o gestor organizacional terá de adotar um modelo orientado por princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa para administrá-la rumo ao objetivo traçado. De ainda ser capaz de planejar estrategicamente, alocar recursos humanos, materiais e naturais de tal forma que viabilize o alcance dos objetivos traçados pela organização e materializados na visão. Gestor é conhecido como “administrador”, com uma nova roupagem, imbuído de novas responsabilidades que vieram complementar suas funções ou habilidades, que devem estar alinhadas às necessidades e exigências do mundo contemporâneo.

O PAPEL DO ADMINISTRADOR:

As funções do gestor foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. No entanto, por ser essa classificação bastante difundida, é comum encontrá-la em diversos livros e até mesmo em jornais de forma condensada em quatro categorias. São elas: planejar, organizar, liderar e controlar.

8

PLANEJAR:

"Definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos", ou como "ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório.”

O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.

ORGANIZAR:

Pode-se constatar que [...] se fosse possível seqüenciar, diríamos que depois de traçada(s) a(s) meta(s) organizacional (ais), é necessário que as atividades sejam adequadas às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, chega a hora de definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se, o que é preciso para a realização da tarefa.

Logo, "organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas."

LIDERAR:

Envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. “Meta(s) traçada(s), responsabilidades definidas, será preciso neste momento uma competência essencial, qual seja, a de influenciar pessoas de forma que os objetivos planejados sejam alcançados.”

A chave para tal está na utilização da sua afetividade, na sua interação com o meio ambiente que atua.

Na gestão não basta apenas ser uma pessoa boa, é necessário que tenha nascido para vencer, vitória essa que está relacionada com a busca constante de desafios, com a coragem de mobilizar-se, de assumir seu papel diante de seus pares, de seus colaboradores e de seus supervisores.

A chave para tal está na utilização da sua afetividade, na sua interação com o meio ambiente que atua. (muito bem mencionado)

Falar de afetividade pode significar aderir a um sistema de gestão de pessoas de forma parcial.

Quando se fala de gerir pessoas é importante ter em atenção ser competente, reconhecer competência e competências.

Trabalhar ou liderar pessoas é uma tarefa árdua, em que mais depressa se detectam os fracassos do que o sucesso, já que no primeiro caso toda a empresa se poderá ressentir, no segundo, o mérito é geralmente assumido de forma solitária.

9

Trabalhar com seres humanos exige conhecer, compreender para posteriormente se desenvolver.

Para identificar competências a que conhecer muito bem a empresa e todos os seus colaboradores. Desta forma partimos para a implementação de todo um sistema organizado, planejado e formalizado com o objetivo de reter talentos, desenvolver as capacidades individuais, prever constrangimentos, e acima de tudo criar e gerir as oportunidades. Desta forma motivamos todos os intervenientes, gerimos as suas expectativas e potenciamos a produtividade.

Liderar significa análise, responsabilidade e justiça.

Maximiano, ao invés de liderar, define o terceiro passo como executar, "o processo de execução consiste em realizar as atividades planejadas que envolvem dispêndio de energia física e intelectual"

E por último controlar, que "estando a organização devidamente planejada, organizada e liderada, é preciso que haja um acompanhamento das atividades, a fim de se garantir a execução do planejado e a correção de possíveis de

...

Baixar como  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »