TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Teoria Da Administração

Artigos Científicos: Atps Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  1.127 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Foi abordada neste texto como tema central, a possibilidade da existência de um meio termo, uma equidade entre as Organizações Mecanicistas e as Organizações Flexíveis, ou seja, se existe um meio termo entre rigidez e complacência.

Desenvolvimento

Segundo Jéssica L. N. Caetano, as Teorias da Administração surgiram com o objetivo de aprimorar um determinado setor da organização, negligenciando os demais setores. Cada um dos autores procurou enfatizar seu trabalho, Taylor deu ênfase ás tarefas, Fayol e Weber deram ênfase á estrutura da organização, sendo que Weber deu foco á burocracia.

Taylor procurou padronizar o processo de produção, criando o “Método ideal de produção”, baseado no estudo de tempos e movimentos.

Fayol procurou dividir a organização em seis funções básicas: Função Técnica, Comercial, Financeira, Contábil, Administrativa e de Segurança. Sendo que a função administrativa engloba os cinco elementos da administração: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar, onde podem ser utilizados em qualquer nível hierárquico.

Weber deu foco á burocracia dentro da organização. Existem sete dimensões para se alcançar o tipo “ideal” de burocracia, segundo Weber, são eles: Formalização, Divisão do Trabalho, Princípio da Hierarquia, Impessoalidade, Competência Técnica, Separação entre Propriedade e Administração e Profissionalização do Funcionário.

Analisando o artigo que aborda o tema: “Organizações mecanicistas x Organizações flexíveis: existiria um meio termo?”, pode-se dizer que sim; pode haver um meio termo, pois alguns procedimentos e princípios das Teorias Clássicas e das teorias que valorizam a criatividade e conhecimento (flexíveis), ambas contribuem para alinhamento dentro da empresa. Sendo que os procedimentos e princípios de cada uma delas devem ser moldados conforme as necessidades da empresa, passando por adaptações que gerem eficiência e eficácia em todos os níveis da organização. A gestão de ambas as teorias devem trazer uma harmonia organizacional, contribuindo para crescimento da empresa e o crescimento do empregado, seja no âmbito financeiro, físico, social e pessoal de cada uma das partes envolvidas.

Podem-se acrescentar também as teorias de Peter Drucker (considerado como o pai da administração moderna). Essas teorias junto com as teorias de outros homens como Taylor, Fayol, Ford, Max Weber e muitos outros, sempre irão contribuir para que as organizações a cada dia se transformem, visando alcançar um relacionamento saudável entre empresa e empregados, tendo como consequência desse relacionamento um maior comprometimento dos dois lados. A partir desse comprometimento, as metas e alvos serão alcançados e superados e os objetivos atingidos, pois entre a empresa e seus funcionários há uma mesma missão, a de crescer juntos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com