TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps-Teoria Geral De Sistemas

Trabalho Universitário: Atps-Teoria Geral De Sistemas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  1.813 Palavras (8 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Trata-se do desenvolvimento das etapas 1 e 2 da ATPS de Teoria Geral de Sistemas, que abordará a origem e o conceito da TGS, como componentes genéricos de um sistema e relações entre sistema e ambiente.

Está atividade tem como objetivo fazer com que se compreenda os principais conceitos da teoria geral de sistemas, bem como identificar componentes de um sistema e as relações existentes entre sistemas de informação e o ambiente das organizações.

Nas etapas 1 e 2 serão apresentados dois relatórios o primeiro denominado de

Relatório 1 - Conceitos Iniciais, cujo será abordado o Conceito de Dados, Informação, Sistemas e Sistemas de Informação. E o Segundo relatório denominado Relatório 2 – Tipos de Sistemas de Informação, como o nome do relatório já descreve, contém informações sobre os tipos de sistemas de informação dentro de uma organização, e a influência deles na realização de ações mais eficientes.

Para realização desta atividade foi utilizado como método de pesquisa os links sugeridos, bem como auxilio de pesquisas na internet e bibliografias específicas.

RELATÓRIO 01: CONCEITOS INICIAIS

Nesse relatório será citado o conceito de cada palavra proposta para pesquisa no início da atividade, e essas palavras são: Dados, Informação, Sistemas e Sistemas de Informação. E logo em seguida as respostas das três questões também propostas na atividade.

Dados: É qualquer elemento identificado em sua forma bruta, que, por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. Elemento que representa eventos ocorridos na empresa ou circunstancias físicas, antes que tenham sido organizados ou arranjados de maneira que as pessoas possam entender e usar. Portanto, dado é tudo aquilo que, por sua vez, a primeira vista não nos tem utilidade, e que venha ter a mesma depois de passar por um processo dentro do contexto de algum ambiente de tecnologia, assim se tornando algo mais conhecido como informação.

Informação: A Informação é um conjunto de dados organizados que constitui uma mensagem sobre um determinado evento. Ou seja, é um fenômeno que confere significado ou sentido às coisas. Exemplo: Quando fazemos uma pergunta, estamos pedindo uma informação. Quando assistimos televisão ou a um filme, estamos absorvendo informação. Até mesmo ao contar uma piada, estamos transmitindo informação. A informação hoje tem um valor altamente significativo. As empresas investem muitos recursos para adquirir, transformar e para produzirem informação.

Além de apoio as tomadas de decisões, as informações podem ser utilizadas para gerar novos produtos, troca de ideias, informações entre as empresas e influenciar no comportamento dos indivíduos.

Sistemas: Sistema é definido no dicionário como um conjunto composto de várias partes que interagem entre si. Podemos mencionar a noção de sistema informático, que utilizamos hoje nas sociedades modernas. Este tipo de Sistema diz respeito ao conjunto de equipamentos como: hardware, software e também suporte humano que pertencem a uma empresa ou organização. Incluem programas necessários para o processamento de dados e as pessoas responsáveis pela respectiva gestão. O sistema de informação é importantíssimo para a continuidade de uma empresa, seu desenvolvimento e crescimento. Baseados em relatórios, são geradas informações reais, possibilitando aos gestores decisões importantes.

Sistemas de Informação: É a expressão utilizada para descrever sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou seja, manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente. Assim, esses elementos interagem entre si, para processar informação e divulgá-la de forma adequada em função dos objetivos de uma organização. Portando, um Sistema de Informação (SI) é um sistema cujo elemento principal é a informação. Seu objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações de tal modo a apoiar as funções ou processos de uma organização. Geralmente, um SI é composto de um subsistema social e de um subsistema automatizado. O primeiro inclui as pessoas, processos, informações e documentos. O segundo consiste dos meios automatizados (máquinas, computadores, redes de comunicação) que interligam os elementos do subsistema social.

1.1 Concluindo as Definições

É importante fazer a distinção entre dados, informações, sistemas e sistemas de informação. Dados são fatos brutos que descrevem as características de um evento. As características de um evento de vendas, por exemplo, poderiam incluir a data, o número do item, sua descrição, a quantidade pedida, etc.

Informações são dados convertidos em um contexto significativo e útil. Seguindo o exemplo anterior de uma venda, as informações contidas neste evento poderiam ser: o item mais vendido, o menos vendido, o melhor cliente, etc.

Sistemas e sistemas de informação podem referir-se ás aplicações e tecnologias que são utilizadas para coletar dados e informações para possibilitar acesso para analisá-los e utilizá-los para apoiar os esforços de tomada de decisão.

1.2 Respondendo as questões:

1. Quais dados devem ser processados para geração de informações na Empresa?

R: Cada setor em específico processa tipos diferentes de dados de acordo com o cargo do funcionário. No setor de Vendas é processado a Pedido de Vendas (Relação de produtos, vendedor, custo do produto, quantia de produto). Na Gerência é processado o Controle de Caixa (Valor absoluto de venda), a compra de produtos exercida pelo fornecedor, e o pagamento do fornecedor. É processado também pela gerência a Entrada e Saída dos funcionários com a Folha de Ponto, e por fim a Folha de pagamento dos funcionários (Remuneração dos funcionários). No Setor Almoxarifado é processado o Controle de Estoque informando a entrada e saída de produtos.

2. Quais informações são geradas depois de processados os dados?

R: As informações geradas depois de processados os dados referem-se ao andamento dos processos de vendas de gerenciamento, essas informações concluem com precisão quais os riscos evidentes nesses setores.

3. Como estas informações deveriam ser tratadas para que sirvam de base para a implantação de um Sistema de Informação nesta empresa?

R: As informações devem ser tratadas visando aumentar a integração entre os setores de Vendas, Gerencia e Almoxarifado, tirando toda a carga de trabalho e responsabilidade que fica focado somente em um funcionário (Gerente) e dividindo entre os setores da empresa. Com essas informações em mãos fica mais fácil desburocratizar os processos realizados em cada setor da empresa e diminuir os riscos.

RELATÓRIO 2 – TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Nesse relatório vamos falar sobre os sistemas utilizados em nível empresarial: Sistema de (SPT), Sistema de informação gerencial (SIG), Sistema processamento de transações de Apoio á Decisão (SAD) e o Sistema de Informação Executiva (SIE). Também falaremos sobre o de sistema utilizado pelos correios e a importância dos sistemas de informação nas organizações.

2.1 Tipos de Sistemas de Informação e suas aplicações

Os tipos de sistemas de informação empresarial são: Sistema de processamento de transações (SPT), Sistema de informação gerencial (SIG), Sistema de Apoio á Decisão (SAD) e o Sistema de Informação Executiva (SIE).

Sistema de processamento de transações (SPT) é o sistema computadorizado de uma organização que processa, por exemplo, fechamento de um pedido, emissão de nota fiscal, baixa em um estoque e outras atividades resultantes de alguma troca de informação, sendo assim toda a atividade de dados são coletados, processados, e armazenados e distribuídos pelo sistema de informação de transações. Esses dados armazenados pelo sistema de informação formam banco de dados com histórico da série de transações ocorridas na organização. Deste banco de dados são feitos relatórios para auditorias, avaliações e conferências.

Sistema de informação gerencial (SIG) Atende a gerência de nível médio que precisa de informações para tomada decisão, para monitorar e controlar o desempenho presente e prever através dos relatórios o desempenho futuro da organização. Através dos dados enviados pelo SPT são feitos relatórios resumidos semanalmente, mensalmente e anualmente dependendo da programação feita pelo gerente. Esses relatórios têm contidas informações do uso de materiais durante um determinado tempo, bem como a comparação com as metas planejadas e com as alcançadas.

Sistema de Apoio às decisões (SAD) para atender também a gerência de nível médio na resolução de problemas que mudam frequentemente, aonde não existe uma rotina ou procedimento. Utilizando informações do SPT, SIG e também de fontes externas para as tomadas de decisões; como preços dos produtos concorrentes, cálculos financeiros de custos/benefícios, detalhes técnicos como capacidade de um determinado carregamento com o seu tempo de entrega. Esse sistema funciona através de software de fácil interação com o usuário.

Sistema de Apoio ao Executivo (SAE) - Esse sistema da suporte à gerência sênior através de gráficos sobre informações externa e informações resumidas do SIG e SAD para tomadas decisões de estratégias e tendência de longo prazo. Para isso utiliza uma interface de fácil manuseio, ficando disponível por meio de um portal, exemplo painel digital aonde são atualizados de minutos em minutos informações do desempenho para gerencia.

2.2 Tipos de Sistemas de Informação Utilizada pelos Correios.

Foi elaborado um planejamento estratégico para o uso dos Sistemas de Informação que os Correios deveriam seguir. São eles: Módulo de monitoramento ambiental, Módulo Especialista e de suporte a decisão, Módulo de Informações Executivas, Módulo de Disseminação de Informações Estratégicas e por fim Módulo Banco de Informações e Ações Estratégicas.

Os Correios se utilizam desses sistemas com objetivo de identificar ações estratégicas implementadas na empresa, além de identificar os tipos de informação estratégica mais usada na formulação de ações implementadas na ECT, etc.

2.3 A importância dos Sistemas de Informação nas organizações

Hoje os sistemas de informação são praticamente imprescindíveis para manter uma organização seja ela qual for, pois fazemos tudo através do Sistema. Existem alguns objetivos que as organizações visam alcançar através dos Sistemas de Informação; excelência operacional, melhor relacionamento com clientes e fornecedores, vantagem competitiva e o principal, sobrevivência. Melhoria na eficiência resulta em maior lucratividade.

As tecnologias e sistemas de informação permitem que as empresas criem novos produtos, serviços e formas de negociar, clientes bem atendidos tornam-se clientes fiéis, um bom relacionamento com fornecedores resultam em custos menores, outro bom motivo para se ter um sistema de informação é para se tomar decisões, informações em tempo real auxilia a correção de problemas e tomadas de decisão.

A vantagem competitiva também se dá através do sistema de informação, pois como vimos em sala de aula à empresa Toyota utiliza o Sistema Toyota de Produção para alcançar altos níveis de eficiência e qualidade. E por fim o sistema de informação como mencionamos acima é imprescindível até mesmo para fins governamentais como, por exemplo, a Nota Fiscal Eletrônica que hoje é obrigatória; para acompanhar concorrentes e para burocracias federais, estaduais e municipais.

CONCLUSÃO

Podemos concluir após realizar as atividades as diferenças entre dados.

• Dados: é um conteúdo que sozinho não transmite nenhuma mensagem que o entendimento de sobre determinada situação.

• Informações: é um compilado de dados.

E que a análise de dados (transformando em informações) auxilia as empresas em seu dia-a-dia a serem mais competitivas, como a automação de sistemas auxilia no crescimento das empresas e evitam erros em seus processos.

Classificamos os sistemas por nível hierárquico utilizando:

• Processamento de transações (SPT)

• Sistema de informação gerencial (SIG)

• Sistema de Apoio á Decisão (SAD)

• Sistema de Informação Executiva (SIE)

Também analisamos o sistema utilizado pelos correios e seus módulos. Ou seja, as empresas que utilizam novas tecnologias são imprescindíveis além de possuírem enormes vantagens competitivas.

...

Baixar como  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »