TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de pcp

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1

 Aula-tema: Previsão de Demanda

Previsão de Demanda- Conceito

O processo de previsão de demanda é importante no planejamento de uma empresa, pois com base nessa informação são tomadas decisões financeiras, comerciais e operacionais. Dessa forma, uma previsão eficiente tem impacto direto no resultado econômico da mesma.

Em uma indústria ou empresa, prever o futuro do mercado com total certeza e garantia é algo impraticável de ser feito. Porém, existem muitas empresas de diferentes ramos que precisam trabalhar com métodos de prever o futuro, para que seja possível fazer uma previsão de demanda (venda) o mais exata possível, sendo que a empresa obtendo resultado positivo a consequência será a fidelidade de clientes e a permanência da empresa no mercado.

Nos dias atuais, a antecipação no mercado é um ponto que pode ser considerado o diferencial entre as organizações. Iniciar, na fábrica, os processos de produção antecedendo as vendas efetivas, pode fazer com que a empresa adiante o fluxo de operações, e assim garantirá a entrega no cliente dentro do prazo estipulado.

Para tal fato acima, é necessário definir qual método que melhor se encaixa ao perfil da empresa, sendo que este é um passo muito importante para quem faz todo o planejamento da produção.

A definição de qual a melhor forma de previsão de demanda a ser instalada em uma empresa é o primeiro passo para um bom planejamento, e requer um profundo estudo. Seguido de resultados que precisam ser positivos, atingidos através de dados informações corretas, de estimativas, de coerência de dados, para haver suposições de um futuro.

A quantidade a produzir, sem ter pedidos efetivos em mãos, o risco da sobra de matéria prima e de produtos acabados no estoque que geram custos para a empresa, são alguns fatores que justificam o uso de um método de previsão de demanda. O planejamento é a base de uma empresa. Um planejamento mal feito pode interferir na situação da empresa de se manter ou não no mercado, esta situação tanto pode ser financeira, como de consolidação da marca no mesmo.

É o planejamento a melhor forma de garantia e de visão se existirá ou não a probabilidade de atingir os objetivos e metas que foram definidos. É através deste, que será examinado, diagnosticado e tomado as devidas providências em relação às ações que deverão ser tomadas para enfrentar as dificuldades vistas. É a partir do planejamento que sai a determinação de uma previsão de demanda.

Existem três modelos de previsão amplamente utilizados pelas empresas. Os modelos qualitativos são, basicamente, subjetivos e geralmente utilizados quando não existem dados históricos para serem analisados como fundamento da previsão. Os principais modelos qualitativos para previsão de demanda são predição, opinião de executivos, opiniões da equipe de vendas, pesquisas de mercado, método Dephi e analogia com produtos similares. Os modelos de decomposição de séries temporais são fundamentados no estudo estatístico da demanda passada para projetar a demanda futura. Dentre os modelos de decomposição de séries temporais têm-se os modelos baseados em séries (média móvel, média ponderada ou com suavização exponencial), aplicados a demandas que não apresentem comportamento de tendência ou sazonalidade, e os modelos de regressa o linear, que são utilizados para demandas que apresentem tendência, mas não sazonalidade. O modelo do ajustamento sazonal pode ser usado para séries temporais de demandas que apresentam nível, tendência e sazonalidade.

O uso de uma previsão de demanda ajuda a empresa, diante dos resultados obtidos através do método escolhido, a buscar melhorias e soluções para se aperfeiçoar e ir em busca do seu espaço no mercado, este estando cada vez mais concorrido e difícil de se estabilizar.

Passo 2

Identificação da empresa, Processos de produção, Controle do estoque de matérias primas e os tempos de máquinas e horários de funcionários operacionais.

Identificação da empresa

A indústria nacional de produtos de limpeza tem significável relevância para a economia brasileira, tanto em face de seu valor intrínseco, mas também devido a dinâmica acentuada que seu mercado tem apresentado.

O segmento caracteriza-se principalmente pela grande possibilidade de substituição entre produtos de diferentes marcas. Assim, determinados produtos de limpeza de uma marca sofrem efeitos de competição de produtos de outras marcas.

A Fabril Paulista Perfumaria LTDA é uma empresa do grupo Giglio que atua desde 1986 , fabricante de produtos de limpeza, a empresa se preocupa com o meio em que vivemos, desempenhando uma importante atividade de grande contribuição à sociedade e ao Meio Ambiente, que é o recolhimento do óleo de fritura utilizado em restaurantes, cozinhas industriais e condomínios. Em sua fábrica, a Fabril tem transformar este óleo, que seria descartado, em produtos de uso doméstico, como o sabão em barra. Uma contribuição de grande valor para evitar mais desgastes de matéria-prima pelas indústrias.

O processo inicial envolve o fornecimento de vasilhames aos seus clientes, para o armazenamento do óleo de fritura ou gordura, e no dia marcado é realizado a coleta desses resíduos. Os vasilhames para o depósito de resíduos são pintados na cor padrão marrom, conforme resolução CONAMA nº 275 de 25/04/2001, com capacidade para 50, 100 e 200 litros, podendo ser metal ou plástico, conforme a necessidade. A retirada dos resíduos é feita diariamente, semanalmente ou mensalmente, conforme a necessidade do fornecedor. Os funcionários são treinados para este trabalho e também habilitados para o transporte até o destino final. Todos usam equipamentos de proteção.

Ao retirá-lo, o pagamento desse resíduo é feito com sabão em pedra, detergente, água sanitária, e outros. Seus principais clientes são lanchonetes, shoppings, supermercados, hospitais e indústrias. O processo produtivo dessa empresa envolve basicamente o recebimento de matérias-primas, onde as mesmas são submetidas frequentemente a rigorosos testes para o controle de qualidade em laboratórios credenciados pela MS e ANVISA, seguido pela fabricação dos produtos, o engarrafamento e a distribuição.

Logística interna

O controle de matéria prima e embalagens vazias são feito atualmente pelo principio pull system, ou seja, os pedidos são feitos de acordo com o nível de estoque atual (ação em resposta a demanda). Ao contrario do principio “push”. Em que é levada em conta a previsão de demanda do produto final. O controle de estoque de produtos prontos para a entrega é feito através de checagem de seu estado atual em relação ao nível de estoque mínimo permitido. O sistema de computador gera relatórios (sugestões) de produtos a serem fabricados no dia, que são os produtos cujo estoque esta abaixo do mínimo permitido. A conta é simples:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (439.3 Kb)   docx (208.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com