TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps transferencia de calor etapas 1 e 2

Por:   •  23/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.717 Palavras (11 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Jaison Rossi - RA 3715659731

  Patrícia Leandro Bohn - RA 4251853948

Valdeir Silva de Araujo - RA 3721662855

Rodrigo Romeiro - RA 4473894728

ATPS – Atividade Prática Supervisionada

- Transferência de Calor-

CUIABÁ

2014

FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Jaison Rossi - RA 3715659731

  Patrícia Leandro Bohn - RA 4251853948

Valdeir Silva de Araujo - RA 3721662855

Rodrigo Romeiro - RA 4473894728

ATPS – Atividade Prática Supervisionada

- Transferência de Calor-

Trabalho apresentado à faculdade Anhanguera de Cuiabá, na disciplina de transferência de calor , discente Acelino, como ATPS (Atividade Prática Supervisionada) referente ao 7º semestre do curso de Engenharia Mecânica.

                                                            CUIABÁ

                                                    2014


SUMARIO

1 – INTRODUÇÃO ............................................................................................. 4

2 – MECANISMOS DE TRANSMISSÃO DE CALOR

        2.1 – Radiação ........................................................................................ 5

        2.2 – Condução ....................................................................................... 5

2.3 – Convecção ..................................................................................... 5

2.4 – Came de disco – Nomenclatura ..................................................... 6

3 – ISOLANTES TÉRMICOS ..............................................................................6

3.1 – Materiais Isolantes mais utilizados ................................................. 6

4 – Diagrama de mecanismos de transmissão de calor  ....................................7

4.1 – Diagrama de materiais isolantes .................................................... 9

5 – EXPERIMENTO .........................................................................................11

6 – CONCLUSÃO .............................................................................................14

7 – BIBLIOGRAFIA ...........................................................................................15

1 - INTRODUÇÃO

        O objetivo deste trabalho é nos dar embasamento sobre a disciplina de transferência de calor, onde poderemos apresentar o entendimento dos conceitos que deveriam ter sido dados em sala de aula. Apresentaremos os conceitos de radiação, condução, convecção e isolação térmica (tipos de transferência de calor em meio à matéria).
        Acreditamos que neste ATPS iremos aprender e ampliar os conhecimentos referentes à transferência de calor, pois existem diversos conceitos que aplicaremos na vida profissional como engenheiros mecânicos.···.

2 - Mecanismos de transferência de calor
No estudo da transferência de calor e de massa temos três tipos de transferência de calor conhecidos: a radiação, a condução e a convecção. Faremos uma explanação básica abaixo sobre cada uma delas.

2.1 – Radiação
    A radiação consiste de ondas eletromagnéticas viajando com a velocidade da luz. Como a radiação é a única que pode ocorrer no espaço vazio, esta é a principal forma pela qual o sistema Terra/Atmosfera recebe energia do Sol e libera energia para o espaço. Graças à radiação a terra recebe a energia térmica vinda do sol e aquece sua superfície

2.2 - Condução
     A base da condução é o contato físico entre as moléculas das substancia e entra substancias diferentes. Nesta a transferência de calor se dá por colisões entre os átomos e moléculas. Como se sabe quando um átomo aquece ele aumenta sua vibração, assim essa vibração é transferida para outro átomo que é transferida para outro e assim sucessivamente, fluindo das moléculas com maior temperatura para as de menos temperatura. Entretanto a capacidade de cada substancia em transmitir calor varia consideravelmente de substancia para substancia. Os sólidos em sua maioria tem uma capacidade maior de transmitir calo, maior que o dos líquidos que, põe sua vez, é melhores condutores que os gases. Comparativamente o aço é um excelente condutor, enquanto o ar é um péssimo condutor. Consequentemente, a condução só é importante entre a superfície da Terra e o ar diretamente em contato com a superfície. Como meio de transferência de calor para a atmosfera como um todo, condução é o menos significativo e pode ser omitido na maioria dos fenômenos meteorológicos.

2.3-Convecção
        É o tipo de transferência de calor que ocorre somente em líquidos e gases, pela sua dinâmica. Ao contrario da condução que a temperatura é transmitida pelo movimento da partícula, sem essa sair do lugar, na convecção o que transmite o calor é o movimento do próprio fluído (gás ou líquido). O calor adquirido nas camadas mais baixas do fluído migra para as partes mais altas do fluido. Por exemplo, o calor ganho na camada mais baixa da atmosfera através de radiação ou condução é mais frequentemente transferido por convecção. A convecção ocorre como consequência de diferenças na densidade do ar. Quando o calor é conduzido da superfície relativamente quente para o ar sobrejacente, este ar torna-se mais quente que o ar vizinho. Ar quente é menos denso que o ar frio de modo que o ar frio e denso desce e força o ar mais quente e menos denso a subir. O ar mais frio é então aquecido pela superfície e o processo é repetido.
        Desta forma, a circulação convectiva do ar transporta calor verticalmente da superfície da Terra para a troposfera, sendo responsável pela redistribuição de calor das regiões equatoriais para os polos. O termo convecção é usualmente restrito à transferência vertical de calor na atmosfera.
Exemplos:


3 - Isolantes térmicos

        Isolante térmico são materiais que, por sua estrutura trás uma dificuldade a dissipação de calor. Este estabelece uma barreira de calor entre dois meios. Sabe-se que dois meios a temperaturas diferentes tendem a se igualarem. Entretanto com o uso dos isolantes consegue-se um diferencial de temperatura entre eles. O vácuo é o melhor dos isolantes térmicos conhecido. Porém é praticamente impossível utilizar-se dele para isolar grandes áreas. Uma das características presentes em todos os isolantes térmico é a presença de ar em seu interior, que na medida do possível é usado para fazer a barreira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (576.2 Kb)   docx (395.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com