TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Transferencia De Calor - Anhanguera

Ensaios: ATPS - Transferencia De Calor - Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  2.105 Palavras (9 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 9

Apresentação

Em diversos momentos na nossa vida podemos presenciar, e até mesmo sentir, a transferência de calor entre objetos. Na cozinha por exemplo, diariamente para preparar os alimentos precisamos aquecê-los; ao terminar de prepará-los, eles começam a esfriar até ficar na mesma temperatura do ambiente, ou seja, esfriam até atingir um equilíbrio térmico com o meio onde estão. Nesse exemplo a troca de calor ocorreu entre a panela onde estavam os alimentos e o ar que a rodeava. Não é por acaso que a cozinha esquenta: ela recebe o calor dos objetos aquecidos em seu interior. Outro exemplo de transferência de calor é a nossa sensação de frio ou quente. Quando o ambiente em que estamos se torna mais frio do que o nosso corpo, então o calor do nosso corpo começa a propagar para o ambiente e nós começamos a sentir frio. Quando o ambiente está mais quente, não há transferência calor do nosso corpo para o meio e temos a sensação de quente. A roupa que usamos também influencia na quantidade de calor que será transferido do corpo para o ambiente. Pois o algodão ou a lã isolam o calor, ou seja, eles impedem que o calor propague rapidamente do corpo para o ambiente. A lã é um isolante térmico melhor que o algodão e justamente por isso ela é usada no inverno, quando o ambiente está mais frio, pois ela consegue reter melhor o calor do nosso corpo, impedindo que ele se propague para o meio ambiente. Roupas leves de algodão são usadas no verão porque o algodão permite que o calor do nosso corpo propague melhor para o meio ambiente. Transferência espontânea de calor ocorre sempre do objeto de maior temperatura para aquele de menor temperatura. Essa transferência de energia ocorre até que as temperaturas se igualem, ou seja, até que os objetos atinjam o equilíbrio térmico.

Na Etapa 1 apresentamos [...] (complete com suas palavras e exclua os textos de minhas explicações).

Na Etapa 2 mostramos através de experimentos que a transferência espontânea de calor entre objetos em contato ocorre sempre do mais quente para o mais frio, levando ambos a atingirem a mesma temperatura (o equilíbrio térmico).

Etapa 1

Transferência de Calor: conceitos e definições

Comece o texto principal de introdução sobre o item pesquisado na Etapa 1. Deixe duas linhas de espaço em branco, separando este texto do próximo sub-item.

1.1. Digite aqui um título que expresse o Passo 1

O passo 1 é o sobre força e massa. Comece o texto de desenvolvimento aqui... e mantenha duas linhas de espaço em branco, separando o texto de sua autoria das citações, ilustrações e/ou tabelas (vide NBR 10520).

#Insira figuras ilustrativas digitalizadas

Figura X – Título da imagem

Fonte: AUTOR, ANO, p. x.

Termine seu texto com um desfecho (quando for iniciar um novo item aumente +1 espaço em branco, neste caso, deixe 3 linhas).

[O conteúdo abaixo serve apenas como um exemplo de redação científica com citação textual direta e citação pictórica (imagem, fotografia); apague os textos e imagens após sua análise]

Faça uma resenha do texto lido. Comece o seu parágrafo de introdução do texto com uma oração de apresentação da idéia inicial. Desenvolva a idéia do parágrafo sempre na oração do meio do parágrafo. A oração final do parágrafo deve apresentar a síntese ou conclusão da ideia. Abaixo apresento um exemplo de citação de um texto com autoria protegida pela Lei de Direito Autoral, conforme NBR 10520, usado em transcrições diretas com mais de 3 linhas.

Segundo Marcos Tondato (2004),

[...] a transcrição direta de texto de outrem, com mais de 3 linhas, é recuada 4cm da margem, escrita com fonte 10, com espacejamento simples. [...] O símbolo de colchetes indica uma intervenção feita pelo pesquisador; já as reticências indicam que foi cortada parte do texto do autor lido, no caso, Marcos Tondato. É comum apresentarmos somente uma parte do trecho da lido, por isso o símbolo de colchetes e reticências deve sempre indicar as supressões das partes do texto original. Caso o pesquisador queira evidenciar partes do texto lido, poderá usar o recurso de sublinhar o trecho, e deverá indicar ao final com o termo ‘grifo nosso’ [...] (TONDATO, 2004, p. 75, grifo nosso).

Comece o seu parágrafo de desenvolvimento do texto com uma oração de apresentação da nova idéia ou argumento. Desenvolva a idéia do parágrafo sempre na oração do meio do parágrafo. A oração final do parágrafo deve apresentar a síntese ou conclusão da idéia.

Cada idéia ou argumento deve ser apresentado em um novo parágrafo. Se possível, as idéias devem ser intercaladas por citações de textos de outros autores, imagens, gráficos, tabelas e outras evidências pesquisadas. Abaixo apresento um exemplo de citação feita por uma figura explicativa de uma idéia.

Figura 1 – Fichas de Manutenção Produtiva Total (Total Productive Maintenance, TPM)

Fonte: TONDATO, 2004, p. 91.

O conjunto de informações apresentadas na forma de citações é denominado evidências da pesquisa. As evidências dão suporte ao leitor, credibilidade para as suas idéias e garantem que os argumentos apresentados sejam aceitos. Elas são provas materiais da pesquisa desenvolvida e comprovam os fatos apresentados.

Comece o seu parágrafo de desfecho do texto com uma oração que inicia a conclusão das idéias. Desenvolva a idéia do parágrafo sempre na oração do meio do parágrafo. A oração final do parágrafo deve apresentar a síntese final ou conclusão das idéias apresentadas no seu texto. (o último parágrafo de cada capítulo, etapa ou unidade de leitura deve apresentar o desfecho das idéias apresentadas).

1.2. Digite um título que expresse o Passo 2

O passo 2 é volume específico e pressão. Comece o texto aqui... e mantenha duas linhas de espaço em branco, separando este texto do próximo sub-item.

#Insira figuras ilustrativas digitalizadas

Figura X – Título da imagem

Fonte: AUTOR, ANO,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com