TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria

Monografias: Auditoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  307 Visualizações

Os bancos existem há centenas de anos, e desde então representam papel extremamente relevante na sociedade, sendo intermediários na circulação de riquezas, portanto fundamentais para a manutenção do livre comércio no mundo moderno.

Toda sociedade empresária está sujeita a situações de crise que podem, eventualmente, levá-la à falência, e com os bancos não poderia ser diferente, portanto, são tratados de forma diferenciada, dada sua condição perante a sociedade.

Há que se considerar que a falência de um banco gera pedidos de restituição dos correntistas, no banco em processo e em outros, na medida em que se coloca em dúvida a regularidade da operação do sistema bancário, que vem a atingir de forma direta todas as pessoas, naturais ou jurídicas, que tenham qualquer relação com bancos no país. Assim, não se pode ignorar a importância da auditoria financeira, já que a sociedade pode ser severamente prejudicada em ocorrência de caos do sistema financeiro ou mesmo em eventuais falências de instituições financeiras.

A auditoria interna eficaz permite que o controle das atividades de risco da

instituição sejam realizados com maior segurança e também facilita a realização do trabalho de análise das demonstrações contábeis pela auditoria externa, fazendo com que a probabilidade de se obter resultados positivos seja cada vez maior. Este portfolio não pretende esgotar o tema, mas, tão-somente, chamar a atenção para a crescente importância da integração dos trabalhos da Auditoria Interna e Externa numa instituição financeira.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com