TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria, Normatização E Certificações

Ensaios: Auditoria, Normatização E Certificações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 3

1. Quando se deve solicitar uma pré-auditoria de certificação?

R: Quando houver a necessidade de se realizar uma auditoria para garantir a eficácia do sistema da qualidade, é necessária a realização de uma pré-auditoria para avaliar preliminarmente o sistema, e garantir um bom resultado.

2. Para que serve uma pré-auditoria?

R: Para verificar se você ou os processos estão prontos para certificação em questão. Analisando previamente a documentação e processos envolvidos.

3. Como é feita uma pré-auditoria?

R: É muito semelhante a auditoria normal. São seguidos todos os passos de uma auditoria, reunião, investigação, relato das não conformidades e encerramento. E após sua conclusão é gerado um relatório indicando os pontos ruins e bons da auditoria e se possível propondo as ações a serem tomadas.

4. Qual é o prazo padrão entre uma pré-auditoria e a auditoria de certificação?

R: Não existe um padrão a ser seguido, tudo dependerá do resultado da pré-auditoria, caso tenha sido detectado falhas ou problemas, o correto é atuar em cima destas falhas, solucioná-las e após esta data marcar a auditoria definitiva de acordo com o cronograma da empresa.

5. É possível pular a pré-auditoria e ir direto para a auditoria de certificação?

R: Sim, é possível. Se a empresa tem certa segurança em seu sistema e processos, ela pode sim ir direto a auditoria final. Mas é recomendada a realização da pré-auditoria, para garantir o bom resultado.

6. Quem faz parte da equipe auditora?

R: Normalmente profissionais da área de auditoria, e com conhecimento no ramo de atividade da empresa, geralmente entre um ou mais auditores.

7. Se o auditor não achar problemas na pré-auditoria é possível a organização já receber o certificado?

R: Não, pois a pré-auditoria ainda não evidencia todas as práticas do procedimento. E necessário a realização da auditoria de certificação para análise mais profunda dos processos e documentações.

8. Para que servem as auditorias de acompanhamento in loco?

R: Tem a finalidade de checar e supervisionar a certificação realizada, verificando ainda continuam atendendo aos requisitos. Geralmente é realizada uma vez por ano.

CONCLUSÃO

Desenvolva uma argumentação sobre o tema “Auditoria com Foco em Gestão” e apresente os prós e contras dessa abordagem de auditoria em relação ao modelo de auditoria documental.

Auditorias internas são mais simples de praticar, pois podem ser feitas com base em padrões já pré-estabelecidos pela empresa (exemplo políticas internas, metas, legislações entre outros) e permitem ao gestor realizar avaliações bem realistas, da situação de implementação e manutenção das sistemáticas de trabalho estabelecidas. Desta maneira fica mais fácil a identificação e ação sobre os pontos e não conformidades identificadas.

A documental é ideal para empresas que buscam metodologia de organização documental e que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com