TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auto Desenvolvimento - Direitos Humanos

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução:

Direitos Humanos são os direitos básicos de todos os seres humanos. As ideias dos direitos humanos têm origem no conceito filosófico de direitos naturais que seriam atribuídos por Deus. Com a idade moderna alguns pensadores fundamentaram os direitos naturais, criando assim os direitos humanos baseando-se que o homem é livre e têm certos direitos inatos que não podem ser despojados quando entram em sociedade, essa corrente de pensamento que influenciou no sistema internacional dos direitos do homem.

O momento mais importante na história dos Direitos Humanos foi após a II Guerra Mundial, onde os Estados Unidos tomam consciência das tragédias causadas pela guerra e criam a Organização das Nações Unidas (ONU), visando estabelecer a paz no mundo. Assim em 10 de dezembro de 1948 a Assembleia Geral da ONU proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é, sem dúvida, um dos documentos mais importantes dentro da sociedade, pois todos os documentos referentes à sociedade têm como base a Declaração. Portanto Direitos Humanos constituem-se em todos os direitos que o cidadão possui, entre eles, votar, liberdade de pensamento, direito à vida, à propriedade e de crença.

2. Desenvolvimento:

Texto 1: “Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica”

Direitos difusos são aqueles que não se aplicam à um grupo específico de pessoas e sim à sociedade no geral.

Em relação a esse direito, podemos citar o problema que muitos locais enfrentam, a falta de saneamento básico. Famílias de baixa renda que vivem em áreas afastadas não têm acesso ao tratamento de água necessário.

Por essa condição muitas pessoas acabam adoecendo e fazendo com que aumente a quantidade de pacientes nos hospitais. Situação que poderia ser facilmente resolvida aplicando o tratamento de esgoto nas áreas que realmente precisam.

Chegamos à conclusão que devido à essa condição de falta de estrutura de atendimento nos hospitais e má distribuição, o direito a saúde é violado. A população também não tem acesso aos direitos, uma vez que a informação não é passada ou é passada de maneira correta. Cabe não somente ao governo, mas também parte da sociedade reivindicar os direitos como cidadão.

Texto 2: “Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica”

Toda sociedade tem direito ao meio ambiente. O que se entende é que todos têm direito à sadia qualidade de vida. Também se remete ao ideal que o meio ambiente é comum e um bem maior de todos e por isso deve ser preservado para as gerações futuras.

O Direito Ambiental visa a melhoria na qualidade ambiental dos produtos e ambientes de trabalho. Com a inserção do meio ambiente como um dos direitos fundamentais permite maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com