TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automação Residencial através de um smartphone

Por:   •  13/4/2016  •  Abstract  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA: Automação Residencial através de um smartphone

A automação residencial entende-se como a utilização de inovações tecnológicas para realizar as necessidades e conforto dos integrantes de uma casa ou prédio. A automação residencial ainda é muito nova, mas vem crescendo gradativamente assim como avança a tecnologia. Esta inovação tecnológica surgiu ao final da década de 70, quando nos Estados Unidos os primeiros módulos “inteligentes”, cujos comandos eram enviados pela própria rede elétrica da casa. Tratava-se de soluções simples, que resolviam situações pontuais, como ligar algum equipamento ou luzes. Desde então, foram sendo incorporados alguns meios de comunicação, composto por um micro controlador atuando em um sistema embarcado. Com o crescimento e a popularização da internet de banda larga, a automação residencial passou a ganhar mais crédito, possibilitando um controle não só presencial mas também à distância, sendo possível dessa forma controlar a residência através de uma página na internet (CRUZ,2009). Outros meios, como por exemplo, o Bluetooth, padrão de comunicação desenvolvido para integração entre celulares e periféricos, também foram incorporados, com o objetivo de, por exemplo, controlar lâmpadas à pequena distância (SILVA, B.C.R & CÂNDIDO, L.A.A, 2011). Com a crescente popularização de smartphones, é cada vez mais estimulante a criação de aplicativos, para se controlar os processos residenciais sem a necessidade da utilização de um navegador para abertura de uma página na internet.

A automação residencial inicialmente é percebida pelo cliente como um símbolo de status e modernidade. No momento seguinte, o conforto, segurança e a conveniência passam a ser decisivos. E por fim, torna-se uma necessidade e um fator de economia, pois aquela velha preguiça que não deixava você apagar a lâmpada que estava acessa do outro lado da casa é resolvida através de um simples comando em seu smartphones. Segundo Bolzani (2004), a Automação Residencial pode ser definida como um conjunto de tecnologias que ajudam na gestão e execução de tarefas domésticas cotidianas. O mercado atual de automação residencial ainda peca na falta de amadurecimento, mas é questão de tempo para que ela cresça a ponto de tornar-se necessidade. Juntando a automação residencial com a necessidade de poder controlar e monitorar à distância, chega-se aos dispositivos móveis. Os dispositivos móveis oferecem uma conectividade que outros dispositivos não possuem com isso a tendência é que a automação residencial integrados com os dispositivos móveis ganhe um aumento significativo em poucos anos.

BIBLIOGRAFIA

SILVA, B.C.R & CÂNDIDO, L.A.A. Sistema de Controle Residencial baseado na plataforma Arduino. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo, Goiânia, 2011.Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/80802432/Sistema-de-Controle-Residencial-Baseado-Na-Plataforma-Arduino> Acesso em: 11 março de 2015.

CRUZ, Renan Pontes. Desenvolvimento de um Sistema de Supervisão Via Web Aplicado à Automação Residencial. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Trabalho de Conclusão de Curso.Natal, RN, 2009.

DEPINÉ, Fábio M. Protótipo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com