TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÔ NA ESCOLA - DE MONITORAMENTO ESCOLAR ATRAVÉS DO SMARTPHONE

Por:   •  20/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

TÔ NA ESCOLA - APP DE MONITORAMENTO ESCOLAR ATRAVES DO SMARTPHONE.

LINDOMAR FERNANDES DA SILVA

RGM: 18273700

Brasília/DF,

2018.

RESUMO

Com a popularização e potencialização dos smartphones, diversas empresas do setor de Tecnologia da Informação, tem portanto, suas tecnologias para aprimoramento das plataformas móveis, onde podemos observar o crescimento de uso de dispositivos moveis no mundo inteiro pincipalmente no que diz respeito ao acompanhamento da rotina dos filhos dentro e fora de casa devido a ausência dos pais por muito tempo, onde o desenvolvimento do aplicativo é composto por diversos processos e fases que são essenciais para atender às necessidades dos clientes, dessa forma, o processo de desenvolvimento do aplicativo (TÔ NA ESCOLA) tem se tornado elemento-chave para a garantia de vantagens competitivas dentro do mercado de APPs voltado para o campo escolar, de forma agregar valor ao usuário final.

Este projeto tem como objetivo mostrar como esta cada vez mais difícil fazer o acompanhamento presencial de um aluno dentro do ambiente escolar, principalmente porque na maioria das vezes, os pais trabalham o dia inteiro e não podem comparecer à escola do filho com maior frequência.

Pensando nisso, a própria rede de ensino, poderia adaptar APPs já existentes no mercado, com o próprio programa eletrônico da escola para informar em tempo real direto no smartphone dos pais sobre a vida do aluno, fazendo com que escola e família fiquem muito mais próximas para debater e avaliar o rendimento do aluno.

Com essas informações é possível o desenvolvimento de um plano de negócios que fornece as informações essenciais sobre o aplicativo para futuros investimentos.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia, APP, Ambiente Escolar, Pais.

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO        04

2-JUSTIFICATIVA        05

3-OBJETIVO        06

4-TÔ NA ESCOLA - APP DE MONITORAMENTO ESCOLAR ATRAVES DO SMARTPHONE        07

CONSIDERAÇÕES FINAIS        08

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        09


  1. INTRODUÇÃO

É essencial que as famílias possam acompanhar a vida dos filhos com mais frequência dentro do ambiente escolar, mesmo porque a falta de um acompanhamento satisfatório por parte dos pais pode atrapalhar no rendimento e comportamento escolar dos alunos.

Nesse caso surge seguinte questão: Como utilizar os smartphones para manter mais próximo a família do aluno no ambiente escolar?

Para que se possa discutir melhor esse assunto, tem-se como principal objetivo conhecer e avaliar o posicionamento dos pais na participação escolar do seu filho.

Diante da carência de pais presentes de forma constante na educação dos filhos, torna-se importante analisar a implantação de um APP (TÔ NA ESCOLA) direto no smartphone do responsável pelo aluno interligado ao programa da própria secretaria de educação, seja ela municipal, estadual ou federal, para que faça deste um meio de proximidade e interligação entre família-escola.

Com a criação do APP (TÔ NA ESCOLA), pensamos facilitar a vida daqueles pais que não podem acompanhar e ter uma participação frequente do dia a dia na escola dos filhos, eles passam a ter na palma da mão uma ferramenta que recebe avisos, acompanha o calendário de eventos da instituição de ensino, verifica nota de provas, o boletim e principalmente as faltas do aluno. Onde a facilidade permite em poucos cliques que os pais tenham total controle sobre a  vida do filho dentro da instituição de ensino e mais contato com o corpo docente de ensino, mesmo quando não podem se fazer presentes no ambiente escolar.

A tecnologia oferece muitos avanços na melhoria do ensino dentro das escolas e a praticidade de um aplicativo que permite aos pais acompanharem o andamento dos filhos, é excepcional. Porem, para que a adoção de soluções como essa seja maior, ainda é preciso quebrar a barreira da falta de informação existente em muitas escolas.

Assim, de posse de um parecer diagnostico gestores e pais poderão cercar de cuidados as ações a serem construídas a partir do estreitamento dos laços entre pais-escola acerca das principais necessidades dos alunos em sala de aula.

  1. JUSTIFICATIVA

O projeto tem por finalidade descrever a contribuição e a importância do APP (TÔ NA ESCOLA), que permite os pais terem visibilidade sobre qual é a realidade da vida escolar dos filhos com acesso facilitado às grades de horários, as notas, etc. sendo assim, fica muito mais fácil perceber a dificuldade do aluno no momento em que ela acontece, buscando novos caminhos para que esse aluno volte a crescer.

Acredito que podemos contribuir de forma bastante significativa para a superação das dificuldades enfrentadas pelos pais que não se fazem presente nas escolas, e dos professores que acabam sem ter um contato mais próximo para poder relatar principalmente o que diz respeito à falta de crescimento dos alunos em sala de aula que acaba gerando a evasão escolar, já que o responsável direto pelo aluno é desprovido de tempo físico para tal acompanhamento, abrindo mais facilmente os caminhos para um diálogo, de modo que os pais possam entender exatamente o que possa está prejudicando o rendimento do aluno. Não, apenas isso, não vai evitar o efeito cascata, como o acúmulo de sucessivas notas ruins, como também melhora a experiência de aprendizagem.

O APP (TÔ NA ESCOLA) para acompanhamento da vida escolar dos filhos ajuda nessa tarefa porque tornam tudo mais fácil a apenas alguns toques de distancia. Além disso, o acompanhamento feito em tempo real torna mais fácil envolver-se com compromissos, abrindo um dialogo sobre a aprendizagem do aluno.

Precisamos reconhecer cada aluno dentro da sua individualidade e particularidade, no APP (TÔ NA ESCOLA), repassando ao seu responsável seu desenvolvimento positivo ou negativo fora do conjunto de cada turma voltando à pesquisa à investigação e conhecimento educacional do aluno tendo acompanhamento satisfatório dos pais. No sistema de acompanhamento pelo aplicativo também é feito o acompanhamento da frequência escolar de forma individual de cada aluno com a designação do motivo correspondente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (157 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com