TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de IEC Introdução a Engenharia Civil

Por:   •  23/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.676 Palavras (7 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 7

Avaliação de IEC Introdução a Engenharia Civil

Componentes:

[pic 1]

Debora Alves Maia

[pic 2]

Juan Pabllo dos Santos Dantas

Estradas e transportes

As estradas e transportes estão interligados, tornando-se uma das áreas mais importantes da engenharia civil que se denomina de infraestrutura nos meios de transporte. O crescente investimento em rodovias no Brasil trouxe ofertas de emprego para os engenheiros e novos desafios. Nessa área requer um planejamento maior, pois a conservação e implantação de novas estradas necessitam de uma visão mais ampla do engenheiro, em relação a impactos ambientais necessitando de ajuda da área de agronomia, fazendo com que os impactos sejam o mínimo possível, assim como conforto e a segurança são primordiais para a sociedade que irá usufruir do projeto.

Em suma, a engenharia no âmbito de estradas e transporte não abrange apenas rodovias, mas também ferrovias, pontes, portos, aeroportos, e etc. Com isso, são diversas as áreas que os engenheiros podem se especificar, levando em conta funções determinadas como, por exemplo, saber analisar a geometria das vias e adequar à sinalização correta, ter entendimento no setor de solos e concretos, estar sempre atualizado nos novos designers de transportes, entre outras.

Além disso, hodiernamente, já existe a graduação de engenharia de transporte, sendo voltado especificamente para estradas e transportes, esse curso ainda pouco conhecido, mas já compete com o de engenharia civil, fazendo com que os engenheiros civis que queiram atuar nessa área, sintam a necessidade de fazer novos cursos e assim competir diretamente com o engenheiro de transporte. Por outro lado, existem desafios mais comuns nessa área como ter o domínio de topografia, hidrologia, terraplanagem, geotécnica e pavimentação. Portanto, um bom conhecimento dessas áreas é essencial para um desenvolvimento de um projeto bem elaborado e que atenda a demanda, tornando o engenheiro mais remunerado. Um exemplo no Brasil, de um projeto de estradas e transportes conhecido não só nacionalmente, mas também mundialmente é a ponte RIO-NITERÓI, sendo a maior ponte de concreto protendido do Hemisfério Sul e a sexta maior do mundo.

Geotecnia

Definição:

A geotecnia estuda os solos e as rochas, ou melhor, estuda as matérias da crosta terrestre para atribuir no ramo da engenharia civil. É a ciência aplicada em prever o comportamento da terra, seus diversos materiais e processos para deixar a terra mais apropriada para atividades e desenvolvimento humanos.

Além disso, abrange as mecânicas do solo e das rochas e outros tantos aspectos da geologia, geofísica, hidrologia e outras ciências com relação. É praticada por geólogos de engenharia como também por engenheiros geotécnicos.

Aplicação da Geotecnia:

Prevenção ou mitigação de danos causados por desastres naturais, como; avalanches, fluxos de lama, deslizamentos de terra, deslizamentos de rochas, sumidouros e erupções vulcânicas; a aplicação da mecânica do solo, rochas e águas subterrâneas ao projeto e previsão de desempenho de estruturas de terra como barragens; a concepção e previsão de desempenho das fundações de pontes, edifícios e outras estruturas feitas pelo o ser humano em termos do solo subjacente e rocha; e controle de inundação e previsão.

Importância da Geotecnia:

É lei e todo projeto na engenharia civil, seja barragens, diques, fundações, estruturas de contenção ou aterros, por exemplo, devem obedecer as normas de segurança. Porém é obrigatório também que respeite os critérios ambientais.

A falta de atenção nas obras pode trazer diversos problemas, como rastejos: movimentos sazonais contínuos com velocidades muito baixas e decrescentes com relação a profundidade, apresentam geometrias e volumes indefinidos; escorregamentos: movimentos devido à ação cisalhante do material, com superfícies de movimentação bem definidas; quedas e tombamentos:

rolamento, com alta velocidade de movimentação, geralmente associados a blocos e lascas rochosas.

Ultimamente, a causa ambiental tem gerado bastante preocupação, com isso a geotecnia e todas suas vertentes têm sido ainda mais notáveis na prevenção de desabamentos; prevenção de desmoronamentos; prevenção de deslizamentos; preservação dos lençóis freáticos; gerenciamento do problema do lixo; conter a ocupação de encostas.

A Geotecnia e a carreira profissional do engenheiro:

Por fim, já sabemos por definição que estuda as mecânicas dos solos e rochas e ainda mais geologia, sendo que a atuação do profissional é determinante nos projetos. Com isso, o engenheiro vai está ligado na área de segurança de projetos relativos à barragens de terra e enrocamento, escavação de túneis, compactação de aterros, tratamentos de fundações, instrumentação de obras, percolação de fluxos em solos e rochas, entre outros. Esperam do profissional geotécnico soluções bem definidas economicamente, socioambiental e operacional.

Referência:

https://www.unasp.br/blog/o-que-e-geotecnia/

Estruturas

Quando se fala em estruturas no âmbito da engenharia civil, refere-se as estruturas que dão apoio e sustentação aos projetos, essas estruturas na maioria das vezes são feitas de concreto armado, de metal em forma de treliças e gaiolas ou de madeira, podendo também ser feitas de forma hibrida.

As estruturas estão diretamente relacionadas ao projeto estrutural da obra. O projeto estrutural é uma das etapas mais importantes de uma obra pois é ele que garante que a construção ficará de pé. E é através do cálculo estrutural que poderá ser feita a escolha dos materiais usados e dimensionamento das estruturas (lajes, vigas, pilares, fundações, etc.) para que um prédio possa suportar um terremoto, uma ponte suportar o tráfego de veículos ou um armazém suportar uma ventania. Um bom projeto estrutural é de suma importância para a realização de uma obra mais segura e com economia de dinheiro e tempo.

O profissional que atua diretamente na parte estrutural geralmente é graduado em engenharia civil com especialização em engenharia de estruturas, ele pode atuar elaborando projetos de pontes, viadutos, prédios, etc. É ele que realiza os cálculos das estruturas e também adequa o projeto as normas de segurança vigentes. Esse profissional tem que ser extremamente dedicado e sempre estar atualizado já que esse segmento não admite negligências, pois estará colocando todo o projeto em risco.

Por esse motivo essa área tem certa carência de profissionais por terem receio, dessa forma o mercado de trabalho oferece boas oportunidades nesse segmento com média de salários variando entre 4 mil reais para um engenheiro estrutural no início de carreira, podendo chegar até 10 mil reais para um profissional mais experiente e mais capacitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (184.9 Kb)   docx (151.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com