TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de empreendimentos do ramo alimentício e sugestões de melhorias para o sucesso

Por:   •  1/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.071 Palavras (17 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 17

Avaliação de empreendimentos do ramo alimentício e sugestões de melhorias para o sucesso.

 

Ivo Marcos Leite Pereira

Universidade Candido Mendes – UCAM

ivomlp@hotmail.com

Resumo: No Brasil atual, o empreendedorismo aumenta a cada ano, e o ramo alimentício é um dos preferidos para o empreendimento inicial, e como nos dias de hoje cada vez mais temos tecnologias para auxiliar o ser humano, essa tecnologia incentiva o aumento dos empreendedores via delivery, por conta da facilidade de comunicação e implementação do projeto. O estudo de caso visa avaliar alguns empreendimentos procurando padrões nos erros e acertos e sugerir melhorias através da visão de um engenheiro de produção;

Palavras-chave: Empreendedorismo, Melhoria, Serviços, Fatores de sucesso.

1. Introdução

A temática deste pequeno estudo de caso está relacionada com a proposta do aumento da vontade de empreender no ramo alimentício após a criação e popularização dos aplicativos de delivery, o qual significa identificar oportunidades, mesmo que em um mercado de certa forma considerado já enxuto, desta forma o empreendedor está disposto a utilizar da sua  criatividade para agregar valor a algo já existente, aplicar a motivação e seu trabalho nas rotinas diárias para superar obstáculos e beneficiar-se de sua habilidade de aceitar riscos.

Segundo Schein (1985), o Empreendedor é toda pessoa que tem a capacidade de criar ou inovar para oferecer a população algum tipo de produto ou serviço, apesar de alguns serviços ou produtos possam ser semelhantes, cada empresa o oferecerá de forma diferente em suas particularidades. Cooley (1990) complementa essa ideia de empreendedorismo afirmando que o aprimoramento dos estudos sempre tem alguma característica emblemática de acordo com cada necessidade, e daí vem o destaque de cada empreendedor.

 As principais características de um empreendedor são: capacidade de inovação, criatividade, persistência, motivação, capacidade de assumir riscos, independência, autoconfiança e necessidade de realização (Dornelas, 2007). O mesmo ainda afirma em seu estudo que as pessoas que mais se destacam nesses ramos são os visionários, ou seja, as pessoas que tem a sensibilidade se enxergar uma oportunidade com certa antecedência e tomar a decisão correta com relação àquela informação. Outras características relevantes para os empreendedores são de certa forma o dinamismo e a determinação, uma vez que segundo estudos recentes vemos no Brasil um país com baixa produtividade quando relacionado com países de primeiro mundo, esse sentimento de ser dono do próprio negócio, propicia a cada empreendedor sempre uma vontade e produtividade maior.

Com o advento da internet algumas melhorias para facilitar o espírito empreendedor do ramo alimentício, foram criadas por alguns empreendedores que focam seus esforços no ramo dos aplicativos mobile. Segundo Garbin & Silveira (2014), os aplicativos de celulares nos geram a melhoria de atividades de cunho comum na nossa rotina. Como por exemplo, em um sistema para delivery, onde em qualquer lugar que você esteja, seja em casa, no escritório, ou até mesmo no automóvel, com o auxílio de um celular e acesso à internet é possível fazer pedidos online na pizzaria mais próxima ou até em alguma mais distante dependendo da disponibilidade da região de entrega da mesma, em tempo real, na comodidade de seu ambiente, com a agilidade maior que de uma ligação e com a possibilidade de pagamento remoto.

Nesse estudo de caso, vamos avaliar três empresas que enxergaram nos aplicativos de celulares oportunidades de realizar pedidos via delivery alimentício gerando assim uma oportunidade de empreender. Serão avaliados nesse estudo, cinco aspectos, são eles: Motivação; Fatores de Sucesso; Perfil do empreendedor; Processo visionário; E por fim o processo de validação da ideia inicial. Ao fim do estudo, serão sugeridas, caso necessário, algumas inovações para cada uma das três empresas, diante do olhar empresarial de um engenheiro de produção.

Esse estudo de caso tem como objetivo geral trazer o entendimento para o leitor sobre as similaridades e particularidades de novos empreendedores que decidiram por empreender no ramo alimentício e usam o aplicativo de delivery em suas rotinas diárias, além de gerar uma troca de boas práticas entre os empreendedores. Como objetivo específico esse estudo de caso se propõe a identificar padrões entre os empreendedores e de certa forma, buscar melhorias em suas propostas através de visões que estejam inseridas em outros padrões de empreendedores.

2. Apresentação das Empresas

2.1 Empresa A

 Empresa onde o foco é venda de petiscos, mais especificamente batata frita com algumas variações e salgadinhos fritos. A empresa dispõe de apenas dois funcionários, sem funções definidas os dois podem exercer qualquer função dentro do processo de produção, processo de produção e preparo dos alimentos é feito durante o dia de forma caseira pelos mesmos dois funcionários, localizada no bairro da Pavuna – RJ em ponto estratégico de muito movimento em forma de trailer na saída do metro. O delivery também é feito por um dos dois funcionários através de carro pessoal. Funcionamento diário.

2.2 Empresa B

        Empresa onde o foco é a venda de hambúrgueres artesanais e seus acompanhamentos. A empresa dispõe de quatro funcionários, com funções semi-definidas, uma caixa e atendente de mesa, dois cozinheiros e um entregador. O processo produtivo é mixado, uma vez que o preparo dos hambúrgueres é feito de forma artesanal durante o dia, porém os acompanhamentos são comprados em grandes quantidades industrializadas, localizada no bairro de Vicente de Carvalho – RJ em um ponto de movimento médio, atrás de um shopping center. O delivery é feito através de moto pelo entregador. Funcionamento apenas nas noites de quintas, sextas, sábados e domingos.

2.3 Empresa C

        Empresa onde o foco é a venda de pizzas, A empresa dispõe três funcionários, com funções bem definidas, um atendente de aplicativo, um preparador de massa e sabores e um pizzaiolo. O processo produtivo é feito de forma mixada, com a massa sendo feita de forma artesanal na hora, assim como seu molho de tomate e os sabores são derivados de produtos industrializados, localizada no bairro de Irajá – RJ, a empresa não dispõe de instalações para o público, somente uma cozinha adaptada no próprio quintal do empreendedor. O delivery é feito através de terceirização junto ao serviço de aplicativo. Funcionamento de terça a domingo no horário noturno e madrugada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (585.3 Kb)   docx (466.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com