TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso: Restaurante - Como viabilizar um empreendimento no ramo de alimentação?

Por:   •  11/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

Grupo 3: Antonio Carlos e Emerson

Caso: Restaurante. Como viabilizar um empreendimento no ramo de alimentação?

Resolução das questões:

  1. O restaurante poderia passar a atuar no sistema de self-service por kilo. O atendimento seria no horário de almoço. O restaurante deveria investir em propaganda e tentar formar uma clientela com base nos funcionários das empresas que ficam próximas ao restaurante e também fornecendo marmitas para empresas e tele-entrega para outras pessoas que desejarem. Tudo com qualidade e preço justo.
  2. Sim. A apresentação visual do estabelecimento e dos colaboradores é um dos fatores primordiais para conquistar e atrair os clientes. Além disso, os funcionários devem passar constantemente por cursos e treinamentos para realizar um bom atendimento.
  3. Além do fornecimento de marmitas para empresas e outras pessoas que desejarem receber em casa, poderiam ser servidos pratos variados durante os dias de semana, especialmente variedades de carnes. Também aumentar o numero de pratos feitos com alimentos orgânicos e saudáveis, além de pratos para pessoas com intolerância ao glúten, lactose e ao ovo. Aumentar o numero de sucos e sobremesas feitas à base de frutas. A finalidade seria oferecer um almoço saudável, com baixa caloria, primando pela qualidade dos alimentos e atendimento diferenciado.
  4. Mário e seu sócio poderiam manter o restaurante, diversificando as atividades como já descritas e mantendo o aluguel do salão de eventos. Podendo inclusive, oferecer os serviços de buffet para os eventos que fossem realizados no restaurante com preço diferenciado.
  5. Conforme já citado, poderia ser realizado o desenvolvimento de pratos à base de produtos orgânicos e saudáveis e o fornecimento de marmitas.

Análise do caso:

O caso foi bem estruturado, relatou uma história bem típica de empreendedorismo, que iniciam suas atividades de modo informal, sem muitos recursos e depois partem para a formalização e montam um grande negócio. Apresentou dados estatísticos recentes, tendências do mercado de alimentação e dificuldades do setor.

Grupo 5: Andréia e Sandro

Caso: Cascavel Têxtil: o processo de sucessão

Resolução das questões:

  1. O processo de profissionalização da empresa familiar consiste na criação de organogramas e definição de funções para os herdeiros.
  2. O processo sucessório de uma empresa familiar deve ser tratado com cuidado, haja vista que muitas vezes ocorre um embate entre a visão tradicional do fundador e as perspectivas modernas e visionárias dos herdeiros. É importante manter os padrões que deram origem a empresa, baseados na dinâmica e na visão do fundador. Esse é o alicerce que determina quais são os valores da empresa e, consequentemente, sua base cultural. Com relação aos valores da empresa não há como mudar, pois este é o padrão em que a empresa foi consolidada e é como o mercado a reconhece. Porém, fica aberto para as novas gerações modernizar processos, produtos, e a gestão de pessoas, porém a filosofia permanece intacta. Outro principal problema está na dificuldade de transferir o carisma e a liderança do fundador para seus herdeiros. Deverá assumir os negócios, aquele que mais se vincular com o modelo de atuação desenvolvido pelo fundador, frente a condução dos negócios.
  3. Com base nos dados apresentados no estudo de caso, percebe-se que nenhum dos herdeiros pretende continuar com a empresa, pois até mesmo o filho de Aloizio que até chegou a se formar em Administração, gosta de praticar outras atividades. Para que a sucessão seja efetuada com êxito, é necessário que haja um preparo dos herdeiros, não colocando-os na frente da gestão somente no momento da troca de responsáveis. Os herdeiros devem estar desde cedo junto à organização e conhece-la como um todo, colocar a “mão na massa” desde pequenos, se interessando pelas atividades, caso contrário, a empresa entrará em declínio. Não seria bom realizar a venda da empresa, mas deveriam ser tomadas algumas estratégias: atitudes de informação, formação e aculturamento a serem decididas e adotadas o mais rápido possível, pois, a empresa é um bem de herança, e seus herdeiros terão de exercer acompanhamento técnico, mesmo fora da gestão

Análise do caso:

        O caso apresentou um referencial teórico falando da evolução do varejo no Brasil desde a colonização portuguesa, sendo que isso foi irrelevante para a resolução do caso e gerou uma quebra de contexto, e essa narrativa foi feita com base em apenas um autor. Apresentou dados importantes do crescimento do mercado de confecções no país. A história foi bem escrita, concisa e demonstra bem os casos de empreendedorismo familiar no país.

Grupo 8: Ana Claudia e Vanessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com