TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PERFIL DO EMPREENDEDOR NOS CASOS DE SUCESSO E INSUCESSO DOS EMPREENDIMENTOS DA RUA BORBA DE ITACOATIARA

Por:   •  5/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO AMAZONAS

DISCIPLINA: ELABORAÇÃO DE PROJETOS

DOCENTE: FRANCISCO

O PERFIL DO EMPREENDEDOR NOS CASOS DE SUCESSO E INSUCESSO DOS EMPREENDIMENTOS DA RUA BORBA DE ITACOATIARA

ITACOATIARA-AM

2018/2

ADEGILSON BELÉM

DEUZIRLANDA MAIA

HERICK CARRIEL

O PERFIL DO EMPREENDEDOR NOS CASOS DE SUCESSO E INSUCESSO DOS EMPREENDIMENTOS DA RUA BORBA DE ITACOATIARA

[pic 1]

ITACOATIARA-AM

2018/2

RESUMO

A pesquisa proposta tem o intuito de colher dados sobre o perfil do empreendedor da rua Borba em Itacoatiara-AM e relacionar com o êxito/fracasso nos empreendimentos. Visto que o perfil empreendedor é ponto de grande interesse em virtude de seu potencial ligado a criatividade, autoconfiança, detecção de oportunidades, cálculo do risco, persistência e poder de liderança, além de ter facilidade para acompanhar as mudanças tecnológica.

           Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa e para a coleta de dados, serão aplicados questionários e entrevistas para obter informações sobre as características de cada empreendedor.  

Serão utilizados questionários e/ou formulários contendo informações a serem marcadas conforme o perfil dos empresários, e a partir desses dados coletados será analisado e interpretado como a relação do perfil dos envolvidos na pesquisa está associada com o êxito e/ou fracasso e como isso influencia no andamento dos negócios.

          Ademais, serão realizadas as entrevistas individuais com os empresários para se obter informações mais específicas e com maior teor de veracidade

De forma a vim descrever os métodos usados pelas empresas para atrair e reter novos talentos se é por meio de seleção de curriculum vitae, indicação de empresa de parceria ou com outros métodos, sendo que essas empresas são as que mais ofertam trabalho no município de Itacoatiara, contribuindo com o mercado local.

Busca-se resultados que esclareçam a problemática da pesquisa com intuído de contribuir de forma simples com a sociedade ou a quem deseja compor o corpo de funcionários das empresas um dia.  

  1. INTRODUÇÃO

Em um mundo globalizado, para uma empresa ser bem-sucedida, é preciso expandir seus negócios ou no mínimo manter o que já existe e sempre buscar inovar, sendo de extrema importância ter uma parceria com os colaboradores da mesma. E isso é possível através da Gestão de Pessoas que rege um conjunto de técnicas e instrumentos a fim de fornecer aos trabalhadores e a empresa maior estabilidade e segurança, aprimorando o funcionamento eficaz e eficiente através de uma padronização de comportamentos e benefícios, caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização, que é o Capital Humano, onde a empresa deve buscar pessoas qualificadas e preparadas para exercer tal função, realizando processos de busca e localização de pessoas adequadas para preencherem os cargos que estão disponíveis.

E através do Recrutamento, utilizado para atrair e localizar candidatos que possuam o perfil qualificado ao cargo que necessita ser preenchido, e a seleção que busca funcionário apropriado para a realidade e demanda da empresa. A pesquisa tem como foco demonstrar a forma que o recrutamento e seleção de pessoal são usados pelas empresas Hermasa e Mil Madeireiras no munícipio de Itacoatiara e descrever um pouco sobre as ferramentas tecnológicas utilizadas atualmente por essas empresas.  Que estão no mercado, pela qualidade no produto e na prestação de seus serviços.

Por tais motivos a importância da pesquisa nas empresas Hermasa e Mil Madeireiras, visando conhecer um pouco sobre a estrutura organizacional e os processos que as mesmas usam para conquistar candidatos a vim contribuir com seus conhecimentos e capacitação.  

  1. OBJETIVOS

Objetivo Geral

  • Identificar a relação entre o perfil e o êxito/fracasso do empreendedor nos empreendimentos da rua Borba de Itacoatiara-AM.

Objetivos Específicos

  • Identificar características do empreendedor que levam ao êxito nos negócios na rua Borba do município de Itacoatiara;  
  • Verificar o grau de escolaridade dos proprietários que gerenciam as empresas da rua Borba;
  • Analisar os fatores que levam o êxito das empresas de acordo com a formação do empreendedor;
  1. JUSTIFICATIVA

Com base na teoria do empreendedorismo este trabalho será de suma importância para os discentes do curso técnico em Administração, pois busca identificar características e tipos de empreendedores analisando seu perfil relacionando com o êxito da empresa e fracassos. Este tem ganhado grandes proporções no Brasil desde da década de 1990, surgindo assim a importância do tema, tendo em vista que a maior parte das empresas que nascem no país são criados por micro e pequenos empresários.

É notório que o diferencial entre um empreendedor de sucesso e um administrador comum é o planejamento constante a partir de uma visão de futuro. É importante salientar que o empreendedor assume uma característica singular, que é o fato de conhecer o negócio em que atua como quase ninguém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (209.1 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com