TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendimento De Sucesso Relacionado As Micro Empresas

Artigo: Empreendimento De Sucesso Relacionado As Micro Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Empreendedorismo hoje em dia tem sido uma excelente oportunidade de mudança de vida ou de realização de projetos pessoais. No Brasil a atual conjuntura econômica incentiva cada vez mais o surgimento de novos empreendedores no mercado apresentando inúmeras oportunidades nos seus vários segmentos.

A ascensão financeira das chamadas classes C e D, tem trazido para o mercado de consumo, milhões de novos consumidores ávidos por novos lançamentos e novidades que o mercado apresenta a cada dia.

Estes consumidores, antes marginalizados por salários baixos e falta de emprego vivem hoje um momento favorável em suas vidas, com disponibilidade de crédito no mercado, salários em alta e taxas de desemprego em baixa.

Por outro lado, a possibilidade de se criar um negócio próprio, gera uma enorme expectativa pessoal e profissional a medida que esses pretendentes a empreendedores enxergando apenas lucros e prosperidade financeira não se estruturam adequadamente o seu projeto de negócios, levando na maioria das vezes o negócio a falência.

O movimento do empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma na década de 1990, quando foi criado o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para dar suporte, treinamento e consultoria à estes novos empreendedores.

Isto mostra a clara necessidade da realização de um prévio estudo de todas as variáveis que incidirão sobre o novo negócio. Este estudo de indicadores e fatores determinantes para a viabilização ou não de um novo empreendimento chama-se plano de negócios.

Para cada tipo de negócio, se faz necessária uma completa análise e estudo de diversos indicadores e informações que contribuirão para a constituição de um plano de negócios sólido, e que possa servir de base para a tomada de decisões vitais para o lançamento do negócio.

Empreendedorismo, segundo DORNELAS (2012, pg. 28), é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de idéias em oportunidades.

Em outras palavras, é a figura que cria novos negócios conforme acima, mas também é aquele que pode simplesmente inovar dentro de um empreendimento já existente. Empreender é perceber as oportunidades que podem ser preenchidas, e, através de um novo negócio, ganhar mercado, desenvolver negócios e gerar valor social correndo riscos inerentes.

KOTLER (2010, pg. 61), diz que é necessário encontras as idéias antes que sejam conhecidas pelos outros como revolucionários.

Considerando o exposto acima, surge então a proposta da abertura de uma indústria de bens de consumo, sediada na cidade de Curitiba, que produzirá móveis personalizados para informática, em MDF.

O projeto tem seus estudos iniciados a partir da constatação da inexistência de um produto similar no mercado já que os móveis até então existentes seguem uma linha tradicional nas cores, branco, ovo, bege, cinza e preto, cores padronizadas pelos fabricantes de MDF.

O mercado que se pretende atuar inicialmente é o de atender um segmento e público alvo de clubes de futebol, cujo tampo da mesa é personalizada com a logomarca e cores do clube. O produto será comercializado pelas lojas dos clubes, lojas especializadas de artigos esportivos, venda virtual e lojas de móveis para escritórios.

Considerando uma grande vantagem que este novo negócio terá é o fato de que o idealizador deste empreendimento é um profundo conhecedor do mercado deste segmento de produto, tendo clientes em todos os estados do Brasil.

Mesmo com um grande mercado potencial claramente definido, o fator a ser considerado decisivo para o sucesso ou insucesso de um empreendimento deste porte e deste segmento de mercado, está no perfil do empreendedor e sua ligação com o ramo em que pretende atuar.

O presente estudo vislumbra assim, apresentar um plano de negócios a ser executado e implantado na cidade de Curitiba.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Demonstrar através da elaboração de um plano de negócios, a viabilidade mercadológica para a abertura de uma indústria de móveis personalizados para informática, utilizando como canais de distribuição: lojas de clubes, lojas de móveis e venda virtual.

2.2 Objetivos Específicos

Analisar o tamanho e o potencial do mercado de móveis personalizados que poderá ser atuado no Brasil;

Identificar o público-alvo para a categoria de produtos da empresa;

Verificar os principais concorrentes do mercado, sua forma de atuação e a possível entrada de novos entrantes;

Propor um plano de negócios para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com