TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aços Avançados de Altas Resistências

Por:   •  28/7/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

AHSS – aços avançados de altas resistências

Testes padrão de tração e medição de dureza foram conduzidos para obter propriedades mecânicas das microestruturas produzidas.

Uma representação esquemática da geometria da amostra usada para a determinação da tenacidade à fratura, dimensões gerais da amostra para à esquerda e uma visão detalhada da região do entalhe à direita.

O tratamento térmico nos corpos de prova de tração foi realizado antes da produção das amostras. O principal objetivo desses testes é determinar se o processo de tratamento térmico funciona da maneira desejada. Formação de uma microestrutura bainita-martensita excedendo as propriedades de tração da martensita e formação de uma microestrutura mista situada entre a bainita formada isotermicamente e a ferrita-perlita.

Comparação dos valores de w e obtidos no presente trabalho para a bainita (B),martensita (M), ferrita-bainita (FB), ferrita-perlita (F) e bainita-martensita (BM) com valores relatados anteriormente para diferentes graus de AHSS

Os valores relatados de tenacidade à fratura são úteis para entender o comportamento de fissuração, mas também podem ser usados para estimar a resistência ao choque, de acordo com o sistema de classificação descrito anteriormente. Foi demonstrada uma boa correlação experimental entre tenacidade à fratura e resistência ao choque axial para uma ampla gama de AHSS e aços endurecidos por injeção

No presente estudo, a tenacidade à fratura de um aço ao boro de baixa liga é estudada em um conjunto de amostras com tratamento térmico diferente usando o Metodologia EWF. (trabalho essencial de fratura)

 Os resultados apresentados mostram que a metodologia pode ser aplicada para obtenção de valores confiáveis de tenacidade à fratura. Os valores obtidos são comparáveis em magnitude a outros aços encontrados na literatura. Uma microestrutura totalmente bainítica apresentou o maior valor de tenacidade à fratura para aço deste estudo. Estes resultados são valiosos porque esta microestrutura pode ser formada em um processo industrial com tempo de processo razoável, permitindo a produção de componentes com relativa alta resistência e tenacidade à fratura. Espera-se que tal combinação dê origem a uma alta resistência ao choque para microestruturas bainíticas. A martensita tem alta capacidade de carga, mas baixa tenacidade à fratura, tornando-a menos adequada em aplicações ou regiões de componentes onde se iniciam trincas. Uma amostra bainítica-martensítica mostrou a maior capacidade de carga, mas a menor tenacidade à fratura, tornando-a uma microestrutura mista indesejada em aplicações onde a fratura é provável ou sujeita a requisitos de colisão.

Os dados brutos / processados ​​necessários para reproduzir essas descobertas não podem ser compartilhados neste momento, pois os dados também fazem parte de um estudo em andamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com