TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ead Altas Habilidades

Trabalho Universitário: Ead Altas Habilidades. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 3

a) APAHSD – Associação Paulista para Altas Habilidades/Superdotação - Universidade Gama Filho. Altas habilidades: inclusão ou exclusão? Algumas perguntas e respostas.

Giovanni Eldasi.

http://apahsd.org.br

1 - O que são altas habilidades?

Altas habilidades ou superdotação é uma necessidade educacional especial apresentada por alunos q'ue, nas definições do Ministério da Educação, demonstram grande facilidade de aprendizagem, potencial elevado e grande envolvimento com as áreas da ação humana, isoladas ou combinadas: intelectual, comportamental, psicomotora, artística e criativa.

2 - Porque as altas habilidades são uma necessidade educacional especial?

Os sistemas de ensino, de modo geral, são organizados baseados em uma média de habilidades e competências apresentadas pelos alunos. Os alto-habilidosos, por apresentarem diferenças significativas em relação às concepções tradicionais sobre os processos de ensino e aprendizagem, tornam-se excluídos do processo educacional. Apesar da presença física na sala de aula, não aprendem ou desenvolvem os conceitos, procedimentos ou atitudes planejados pelo projeto pedagógico realizado para uma média: dada a grande facilidade de aprendizagem, a organização curricular torna-se desajustada, as ações didáticas tediosas e desinteressantes e, desse modo, o aluno tem negado o seu direito fundamental à educação.

3 - Mas alto-habilidosos precisam realmente de atenção especial? Não são já privilegiados?

Este é um dos principais preconceitos sobre altas habilidades. O alto-habilidoso é visto como uma pessoa privilegiada com um dom especial. Com sua capacidade, poderia realizar tudo sozinho na escola, sem qualquer intervenção, e seria mesmo injusta uma atenção especial. Atender os alto-habilidosos seria “privilegiar os privilegiados”, segundo um certo senso comum. Diante de um falso conceito de igualdade, levanta-se que as flexibilizações previstas pela educação inclusiva deveriam ser realizadas apenas para pessoas com deficiências, e, desse modo, se alcançaria uma pretensa igualdade entre os alunos. Porém, percebe-se frequentemente que neste falso conceito há implícita uma busca de homogeneização dos alunos, negando-se a riqueza que é a sua pluralidade e diversidade. A igualdade conquista-se através da equidade, que é traduzida pelo princípio de tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual, oferecendo assim as mesmas oportunidades a todos. O alto habilidoso é um diferente, uma pessoa com necessidades especiais, que se não atendido, acaba excluído da escola.

4 - Então os alto-habilidosos sofrem preconceito e discriminação?

Esses alunos são vítimas de uma série de mitos e preconceitos, e por vezes são alvo frequente de bullying e discriminação. Eles se percebem diferentes; porém, o sistema educacional comum lhes nega seu direito à diversidade, causando prejuízos na construção da sua identidade como pessoa, condição para a dignidade humana. Assim, lhes são negados os direitos de realizar os seus projetos de estudos e de inserção específica na vida social.

5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com