TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Construir Uma Organização De Alta Performance

Exames: Como Construir Uma Organização De Alta Performance. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/7/2013  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 4

COMO CONSTRUIR UMA ORGANIZAÇÃO DE ALTA PERFORMANCE

A cada ano as empresas estão buscando, sem exceção, muito mais resultados positivos, mais crescimento, melhores investimentos, maior lucratividade e funcionários mais comprometidos, sendo que este é o ponto essencial para a realização de todos os outros desejos. O mercado tem avisado que as empresas devem valorizar cada vez mais seu capital humano, pois está claro que as pessoas que formam uma organização são responsáveis por seu crescimento ou estagnação.

Empresas querem executivos, gestores e demais colaboradores fortemente alinhados à sua missão, visão, valores e metas, não importando o nível hierárquico que ocupem.

Comprometimento tem sido uma palavra muito importante nas empresas da atualidade, e para exigi-lo dos diversos níveis da organização o exemplo deve partir de cima, das lideranças, que devem mostrar que acreditam, confiam e apostam em seus colaboradores.

Quanto mais a empresa se mostrar investidora e reconhecedora dos atributos de seus colaboradores, mais ela tende a se tornar concorrente de outras, porém, desta vez não é a concorrência do mercado de produtos, mas do mercado de trabalho. Entra aqui outro termo muito utilizado atualmente: atrair e reter talentos. Quando buscamos alguém para contratar, é preciso descobrir se essa pessoa possui as qualidades necessárias para ser bem-sucedida. Existem inúmeras de outras qualidades que devem ser avaliadas para tentar identificar os pontos positivos e o potencial de uma pessoa. Além disso, também se deve levar em conta a cultura da organização, os atributos da personalidade dos superiores e a dinâmica da equipe. Levando tudo isso em consideração, percebe-se que essas qualidades podem se combinar de diversas maneiras, e é isso que nos torna quem somos e nos ajuda a explicar porque podemos ter sucesso fazendo uma coisa, ou ser a pessoa totalmente inadequada para fazer outras.

Dentre as principais qualidades destacadas por GREENBERG e SWEENEY (2007), estão:

- Resiliência: a capacidade de se recuperar rapidamente; a maneira de lidar com a rejeição, a derrota ou simplesmente o desânimo, tem muito a ver com a maneira como alcançamos o sucesso. Pessoas com forte auto-estima se restabelecem rapidamente quando são derrubadas, seguindo em frente com ainda mais determinação;

- Metas em mente: é necessário que as pessoas tenham uma meta bem clara em mente; de uma perspectiva psicológica, constata-se que pessoas orientadas a seguirem metas possuem uma combinação de autodisciplina, forte senso de responsabilidade, assertividade e determinação;

- Paixão: é impossível ter sucesso sem amar o que se faz; as pessoas alcançam o sucesso quando têm um elo forte com aquilo que sabem fazer de melhor. Assim, quando a organização for capaz de identificar as qualidades que definem quem são as pessoas à sua volta então estará no caminho de tirar o máximo proveito de seus pontos fortes e de alcançar o sucesso. Pois, ter feito a melhor faculdade, trabalhado no exterior e freqüentado inúmeros cursos, em determinada área, atualmente, contam apenas como metade do histórico de uma pessoa.

Mas, também precisamos ter claro em mente que apenas contratar profissionais qualificados e adquirir tecnologia de ponta não é suficiente para tornar uma empresa competitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com