TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BI Na Gestão De Projetos

Dissertações: BI Na Gestão De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  3.666 Palavras (15 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 15

Business Intelligence - Conjunto de softwares que ajudam em decisões estratégicas

Conforme análises e entendimentos através de pesquisas feitas em jornais, revistas, e meios eletrônicos, trazemos um breve relato sobre Business Intelligence, abordando seu surgimento, utilidade, benefícios. O BI tem várias definições por parte dos especialistas mas é um assunto que vem se tornando parte do cotidiano das grandes corporações do Mundo Globalizado cada vez mais competitivo, onde as empresas disputam cliente a cliente.

Os clientes, por sua vez, estão mais exigentes em relação a qualidade e a prestação de serviço sobre determinado produto e que somado a evolução da tecnologia de informação vem exigindo das grandes empresas uma séria reformulação na forma de analisar e conduzir seu ambiente interno e também o externo, tentando sempre antecipar as ações junto aos concorrentes, fornecedores, clientes, etc.

A melhor maneira para compreender o que o Business Intelligence vem agregar numa gestão empresarial, é entender a analogia a seguir:

Business IntelligenceImagine estar sentado em uma cabine de um grande jato e tendo à sua frente um painel de instrumentos com mostradores e indicadores que informam o estado interno da aeronave – velocidade, altitude, combustível, pressão do óleo, e assim por diante...

Bons pilotos gastam muito do seu tempo estudando o painel de instrumentos e fazendo ajustes necessários para assegurar que a aeronave esteja voando em ótima condição. Então, é provável que esse piloto não esteja apto a voar em uma tempestade ou situações piores. Por isso os aviões são equipados com radar.

Um sistema de radar é a ferramenta que o piloto usa para ver além do avião - visualizar o que está acontecendo no ambiente em que a aeronave está voando, ou seja, o ambiente externo. Com a visão que um sistema de radar provê (informações sobre topografia, tempo e outras aeronaves) o piloto pode fazer os ajustes de curso necessários para alcançar seu destino com segurança

O fundamental para se implantar o Business Intelligence em sua empresa é a metodologia de implantação, pois a nível competitivo não podemos nos dar ao luxo de fazer projetos de longo prazo e de implementação de elevado custo.

OS ACONTECIMENTOS

O final do século XIX caracterizou-se por um período de desaceleração da economia e desgaste dos avanços da primeira revolução industrial. No entanto, por outro lado, a virada do século é caracterizada por uma mudança da situação econômica mundial:

“Essa desaceleração só foi revertida por volta da passagem do século, quando uma série de grandes avanços abriu novas áreas de investimento. Esses anos assistiram à vigorosa infância, senão ao nascimento, da energia e dos motores elétricos; da química orgânica e dos sintéticos; do motor de combustão interna e dos dispositivos automotores; da indústria de precisão e da produção em linhas de montagem – um feixe de inovações que mereceu o nome de segunda revolução industrial”.

É a partir daí que o sistema capitalista se consolida, a ciência e a tecnologia se casam e surge um nova base técnica, a qual é representada pela indústria eletromecânica. Inicia-se um aumento de produtividade e conseqüente acumulo de capital.

Neste estágio nos deparamos com a necessidade da Informação e com significativas mudanças, se não dizer uma nova vida empresarial e de negócios. É uma etapa inovadora, onde prevalece a criação e adequação das necessidades. Algumas empresas acreditam e vivem numa fase de prosperidade e oportunidades nos negócios. Outras nem tanto, sendo massacradas e extintas por completo. São muitas mudanças acontecendo de forma muito acelerada e se antepõem aos profissionais da atualidade.

Com esta nova era, torna-se essencial organizar o crescimento e o uso da informação para que os recursos (pessoas, máquinas, sistemas) sejam utilizados de forma mais produtiva, correta e eficiente:

“A informação transformou-se em recurso fundamental em qualquer organização. Ela é vista como um conjunto de dados que possuem valor no processo de tomada de decisão. Sob este aspecto, a informação é associada a um valor (seja ele estético, moral, ético, econômico ou social) que afeta as decisões humanas, de qualquer tipo”.

Entretanto existe uma importante questão que deve ser bastante considerada:

A informação não apresenta valor nenhum se analisada isoladamente, passando a ter muito valor quando associada a um conjunto de outras informações e tornando-se um produto essencial num processo de decisão.

É neste momento que chegamos no que queremos apresentar, um produto chamado INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS, bastante conhecido no exterior e que vem se tornando ferramenta fundamental no processo de gestão empresarial de grandes empresas nacionais e multinacionais.

Como estamos falando do produto informação, temos que entender seu processo de utilização desde o início.

Para gerar, armazenar, acessar, analisar e gerenciar a informação é utilizada a TI – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, que abrange os métodos, o software e a infra-estrutura que suporta o uso de sistemas de informação e pode auxiliar as empresas a se conhecerem, descobrir potenciais e novos mercados. Em meio a toda essa avalanche moderna, está o BUSINEES INTELIGENCE, ou INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIO que trataremos a seguir como BI.

O FOCO

Antes de qualquer iniciativa da empresa em investir numa mudança para melhorar sua produtividade com base nas informações e ferramentas que tem a sua disposição, ela deve traçar e definir sua META e em que patamar deseja se encontrar daqui a determinado período de tempo com base num planejamento estratégico. Uma empresa deve planejar:

- Transformar a MARCA de determinado produto em líder de mercado, sendo percebida como sinônimo de qualidade, confiança e excelência de produtos e serviços;

- Garantir níveis de RENTABILIDADE satisfatória, dentro dos padrões racionais e uniformes, permitindo auto sustentação e reinvestimento continuo no seu ramo e prospecção de novos negócios;

- Consolidar a CULTURA e POLÍTICA entre seus colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e demais componentes do seu negócio.

Partindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com