TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BLINDAGEM ELETROSTÁRICA

Trabalho Escolar: BLINDAGEM ELETROSTÁRICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  1.282 Visualizações

Página 1 de 3

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA: FÍSICA III

PESQUISA: BLINDAGEM ELETROSTÁRICA

ALUNO: LUÍS CARLOS DE MOURA BOEIRA – RA: 5218975051

PROFESSORA: MARIA SILVA PEREIRA

Cascavel – PR, 30 de setembro de 2013.

BLINDAGEM ELETROSTÁTICA

PESQUISA.

O QUE É BLINDAGEM ELETROSTÁTICA:

Ao verificarmos os aparelhos eletroeletrônicos como rádio, videocassetes, computadores e outros, vamos notar que eles são montados dentro de gabinetes metálicos, e ainda, fios elétricos, cabos coaxiais, aqueles usados para transmissão de sinais de TV e telefonia, são envolvidos por uma capa ou tela metálica.

E tudo isso por quê?

De acordo com as leis da eletrostática, o campo elétrico no interior de um condutor é nulo. Esse fenômeno é conhecido como blindagem eletrostática.

O primeiro cientista a testar na prática esse fenômeno foi o físico experimental inglês Michael Faraday (1791-1867)

Para mostrar que em um condutor metálico, as cargas se distribuem apenas em sua superfície externa, não exercendo, portanto nenhuma ação nos pontos internos, Faraday mandou construir uma gaiola metálica, que passou a ser conhecida como gaiola de Faraday.

Ele Próprio colocou-se dentro da gaiola e mandou seus assistentes eletrizarem-na intensamente. Como a gaiola estava sobre suportes isolantes, faíscas chegaram a saltar do dispositivo, mas o cientista em seu interior não sofreu nenhum efeito.

Desde então, quando é necessário manter um aparelho ou equipamento elétrico ou eletrônico a salvo das interferências elétricas externas, envolve-se o aparelho ou equipamento com uma “capa” metálica, denominada blindagem eletrostática.

É por essa razão então que aparelhos de rádio, videocassetes, reprodutores de DVD, CD player etc. são montados em caixas metálicas, garantindo que esses equipamentos estejam protegidos das descargas elétricas externas.

Blindagem eletrostática é, portanto, um dispositivo empregado na proteção de aparelhos contra as influências elétricas. Constitui-se basicamente, numa capa ou rede metálica que envolve o aparelho que se quer isolar.

A blindagem eletrostática mostra que uma pessoa dentro de um carro atingido por um raio nada sofrerá, pois a estrutura metálica do carro isola seu interior das influencias elétricas.

O que se conclui que um condutor oco, ou seja, uma caixa metálica, quando é eletrizada, as cargas elétricas tendem rapidamente a se localizar em sua superfície externa, distribuindo-se de modo a tornar nulo o campo elétrico em todos os pontos do interior do condutor.

Desta maneira, uma cavidade no interior de um condutor é uma região que não será atingida por efeitos elétricos produzidos internamente, desse modo, em dias de chuva, é favorável estar dentro de um carro, pois certamente estará seguro de raios.

. Pode-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com