TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRT TransBrasi

Artigo: BRT TransBrasi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

BRT TRANSBRASIL

O BRT TransBrasil será o 4º corredor exclusivo para ônibus articulados, que junto com a TransCarioca, TransOeste, TransOlímpica e Via Light, fazem parte do conjunto de obras viárias que visa a preparar o Rio para as Olimpíadas de 2016. tendo aproximadamente 25 estações, cruzando com as Rodovias Presidente Dutra e Washigton Luís. aonde se terá linhas alimentadoras, além de integrações com outros ligeirões. estima-se que esse corredor BRT seja estendindo até o bairro de Santa Cruz.

O Projeto do Corredor Expresso da Avenida Brasil foi desenvolvido para operar em sistema BRT, com infraestrutura de vias segregadas, com vistas à mobilidade urbana e desenvolvimento sustentável, o Projeto prevê estações modernas, novos terminais, reurbanização das áreas de entorno, ciclovia, além de sistemas eletrônicos de informação para os usuários e operadores. sua implantação proporcionará economia de tempos de viagens, otimização do desempenho do transporte público, redução de custos operacionais, e potencializará a formação de centralidades urbanas, com geração de melhoria na qualidade de vida dos habitantes da Zonas Norte-Oeste da cidade do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.

O que é?

A TransCarioca vai cortar bairros importantes do subúrbio carioca, desde a Barra da Tijuca até o aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Este será o primeiro corredor de alta capacidade a cortar transversalmente a cidade, interligando Barra da Tijuca, Curicica, Ilha do Governador, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos.

Em seu percurso, a TransCarioca contará com importantes – e impactantes – obras de infraestrutura, como a ponte estaiada da Ilha do Governador e o Mergulhão Clara Nunes, em Campinho. Este último já mudou radicalmente, e para melhor, o trânsito na região mesmo antes do corredor ser inaugurado. Em Madureira, a duplicação do viaduto Negrão de Lima prepara o bairro para a chegada dos Ligeirões, enquanto na Barra da Tijuca o mergulhão Billy Blanco e a ponte estaiada Cardeal Dom Eugênio Sales ajudam a desafogar o trânsito na região.

Com a inauguração do corredor TransCarioca a previsão é que os passageiros que fazem o trajeto entre a Barra da Tijuca e o aeroporto internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, reduzam em 66% o tempo gasto nesse deslocamento, além de retirar cerca de 500 ônibus das ruas.

Além de otimizar o tempo de milhares de cariocas diariamente, a TransCarioca deixará um importante legado em obras viárias para a cidade. Ao longo de seu percurso serão construídos três mergulhões, 10 viadutos (incluindo as duplicações) e nove pontes (sendo duas pontes estaiadas, uma na Barra da Tijuca e outra na entrada da Ilha do Governador). Também serão executadas obras de duplicação de pistas, além da urbanização das áreas contempladas pelo BRT.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com