TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Backup E Recover

Trabalho Universitário: Backup E Recover. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  7.879 Palavras (32 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 32

Backup e Recover: Um estudo de caso

Olá

Hoje vou falar um pouco sobre como fazer backup e recover de bancos de dados Oracle. A Oracle disponibiliza duas formas de fazermos backup de bases de dados, a primeira delas e a mais antiga é fazer cópias dos arquivos de dados utilizando ferramentas do sistema operacional, e a outra forma é usar a ferramenta recomendada pela Oracle chamada RMAN ou Recovery Manager.

Neste artigo pretendo mostrar de forma prática a utilização da ferramenta RMAN para fazer backup e recovery do nosso banco de dados. Para isso vou utilizar um estudo de caso onde farei backups do banco de dados, e depois simularei um desastre que ocasiona a indisponibilidade de todo banco de dados. A partir dai usaremos o RMAN para fazer o recover do banco de dados.

O RMAN é sem dúvida uma ferramenta poderosa quando o assunto é backup e recover. Com o RMAN podemos fazer backups inteiros, ou seja, backup de todo banco de dados, ou backups parciais onde é feito backup de uma parte do banco de dados, como por exemplo, uma tablespace ou um data file apenas. Quando fazemos backups gerenciados por usuário, ou seja, cópias dos arquivos usando utilitários do sistema operacional, não temos a possibilidade de fazer backups incrementais de banco de dados ou ainda, quando copiamos data files estamos fazendo cópias integras de todo o arquivo de dados. Imagine a situação onde temos uma tablespace chamada DATA com um data file de 4GB e nessa tablespace temos uma tabela com apenas 10 registros, quando fazemos cópia desse data file teremos que ter um espaço de armazenamento de no mínimo 4GB para armazenar nosso backup. Usando o RMAN não iremos precisar desse espaço todo de armazenamento, pois o RMAN faz backup apenas dos blocos usados do data file, com isso nosso backup da tablespace DATA teria o tamanho muito menor. Com o RMAN também temos alguns recursos que facilitam a administração dos backups como: é possível usar comandos para validar a integridade de backups, é possível criar uma politica de retenção onde o RMAN destaca como obsoletos os backups que não são mais necessários. Sem dúvida que o RMAN é uma ferramenta incrível e superior ou método de backup antigo, e faz total sentido quando a Oracle recomenda fortemente a utilização dessa ferramenta.

RMAN Visão Geral

A Ferramenta RMAN está disponível quando instalamos o Software Oracle, e para fazer um backup usando os padrões basta acessar a ferramenta e emitir o comando BACKUP DATABASE.

O ferramenta interativa está disponível no diretório $ORACLE_HOME/bin. Isso fornece uma interface de linha de comando para o RMAN. Ao usar o utilitário, um processo cliente se conecta ao um banco de dados através de um listener e envia os comandos para instância alvo. O RMAN é implementado como um pacote kernelizado, significando que faz parte da própria intância. Isso é importante pois mesmo se o banco de dados não estiver aberto, ainda sim podemos usar o RMAN.

Quando usamos o RMAN precisamos entender alguns conceitos para trabalhar de forma eficiente com essa ferramenta. Uma deles é o “alvo” onde nada mais é do que o banco de dados na qual o pretendemos fazer backup ou recover. O RMAN usa o conceito de “canal”, Um canal é um processo do servidor que faz o trabalho de copiar arquivos. Podemos iniciar vários canais, assim as operações de backup e recover serão paralelizadas. Os canais são usados para fazer backup em disco ou backups para unidades de fita.

Um dos principais conceitos que precisamos entender é o “Repositório do RMAN”. O Repositório é onde ficam os metadados sobre banco de dados alvo e seus backups, bem como as configurações persistentes do RMAN. O Repositório é armazenado no control file do banco de dados alvo ou opcionalmente em um Catálogo de Recuperação. Bom acho que já deu pra ter uma idéia básica de como o RMAN trabalha agora vamos partir para a parte prática.

Estudo de caso

A estratégia de backup será:

Depois de fazermos os backups iremos simular a perda do banco de dados, para com isso fazer a Recover do banco de dados, ou seja, fazer a recuperação total do nosso banco de dados.

Para iniciar a estratégia de backup vamos nos conectar ao RMAN e ao banco de dados alvo, que será o banco de dados “producao”.

Iniciando o RMAN

[oracle@lab01 ~]$ rman target /

Recovery Manager: Release 10.2.0.1.0 - Production on Tue Jan 26 02:02:02 2010

Copyright (c) 1982, 2005, Oracle. All rights reserved.

connected to target database: PRODUCAO (DBID=3083123738)

RMAN>

Ao conectar ao RMAN usando o parametro “target” seguido da “/” estamos nos conectando ao banco de dados local como alvo, usando o repositório armazenado no control file.

Quando nos conectamos ao RMAN, o mesmo já nos mostra uma informação importante, que é o DBID. Anote essa numeração, ela será de suma importância quando formos fazer o recover do nosso banco de dados.

Vamos agora visualizar as configurações padrão do repositório do RMAN, para isso use o comando abaixo:

RMAN> SHOW ALL;

using target database control file instead of recovery catalog

RMAN configuration parameters are:

CONFIGURE RETENTION POLICY TO REDUNDANCY 1; # default

CONFIGURE BACKUP OPTIMIZATION OFF; # default

CONFIGURE DEFAULT DEVICE TYPE TO DISK; # default

CONFIGURE CONTROLFILE AUTOBACKUP OFF; # default

CONFIGURE CONTROLFILE AUTOBACKUP FORMAT FOR DEVICE TYPE DISK TO '%F'; #

default

CONFIGURE DEVICE TYPE DISK PARALLELISM 1 BACKUP TYPE TO BACKUPSET; # default

CONFIGURE DATAFILE BACKUP COPIES FOR DEVICE TYPE DISK TO 1; # default

CONFIGURE ARCHIVELOG BACKUP COPIES FOR DEVICE TYPE DISK TO 1; # default

CONFIGURE MAXSETSIZE TO UNLIMITED; # default

CONFIGURE ENCRYPTION FOR DATABASE OFF; # default

CONFIGURE ENCRYPTION ALGORITHM 'AES128'; # default

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com