TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas De Backup

Pesquisas Acadêmicas: Ferramentas De Backup. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O Projeto consiste em efetuar backup por rede, sendo ele executado por cabo ou conexão wireless, onde poderá ser salvo todo o conteúdo de uma máquina para um determinado local (Computador ou Servidor), para caso haver algum desastre natural ou físico que venha danificar a máquina do usuário, que seus documentos possam estar a salvo (em cópia, em outro local), desta maneira o usuário poderá sentir-se seguro para efetuar suas cópias de segurança, sabendo que se algo acontecer à sua máquina nada será perdido, do que foi salvo.

SAMBA

Neste projeto foi utilizado o software “SAMBA” para realizarmos a criação de um servidor, com o compartilhamento de pastas e impressoras, possibilitando manipular os mesmos, para que usuários não “ferrem” os dados armazenados ou impressoras configuradas.

Utilizamos uma VM (Virtual Machine) do Linux, utilizando a plataforma Debian, para realizarmos a instalação do “SAMBA” e suas configurações de permissões para usuários. Como na maioria dos programas instalados no SO Linux, o “SAMBA” é instalado e configurado via terminal. Com o software “SAMBA” é possível dar permissão de leitura e escrita, apenas leitura ou apenas escrita para determinadas pastas ou determinados usuários.

O “SAMBA” não é explicitamente executado no Linux, mas também no Windows, toda a configuração do “SAMBA” no Linux é efetuada em um arquivo chamado smb.conf que se encontra na pasta /etc/samba, este arquivo é editável via editor de texto (vi, nano, pico, vim, entre outros), neste arquivo que são inseridas todas as permissões de pastas, criação das mesmas, configurações de impressoras, e é possível configurar uma lixeira para que, se algum usuário venha a excluir um determinado arquivo, que este arquivo não seja deletado permanentemente da rede, mas, que acabe indo para a lixeira do usuário, para que assim ele tenha a certeza e efetue a exclusão permanentemente do arquivo.

SyncBack

O SyncBack é um software que realiza o backup de arquivos, em pastas na rede, pasta local, servidor FTP ou mídia removível de acordo com a necessidade do usuário. O SyncBack gerência o backup de arquivos e também sincroniza-os, de forma que toda vez que tiver a necessidade de atualizar um arquivo, o SyncBack atualiza o arquivo novo e elimina o antigo, para assim não ocupar espaço de armazenamento, desta forma não é necessário ficar copiando tudo novamente, porque o software apenas se preocupará em fazer a cópia de arquivos que não estão salvos na pasta de backup.

O Software é gratuito, então após sua instalação ele solicita que crie um perfil, onde será mostrado três opções para o usuário escolher: backup, sincronização e espelhamento. Através destas opções o usuário tem a possibilidade de manipular da forma que desejar seus arquivos, no nosso caso, a opção é de backup, com a escolha feita, teremos de escolher os arquivos de origem (arquivos à serem salvos) e a pasta de destino (local onde serão salvos os arquivos de origem), conforme configurado, é possível, definir se os arquivos serão comprimidos e se vão sempre comprimidos em apenas um arquivo (pacote), para que possa facilitar a sua procura futuramente.

Esse software também pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com