TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Backups e Políticas

Tese: Backups e Políticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  Tese  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 01: Backups e Políticas

1. Comente como é o processo de backup em sua empresa, que recursos de hardware e software são utilizados, bem como qual a sistemática de backup utilizada.

O processo de backup em minha empresa é bastante seguro e tem boas estratégias. Vou comentá-los separando por segmento e estratégias.

Hoje os backups estão segmentados em bancos de dados, arquivos de usuários (Unidade de Rede pessoal), fontes do sistema e sistemas corporativos.

As estratégias utilizadas são as seguintes:

HDs Externos >> São dois HDs externos que são alternados diariamente e nunca ficam na empresa. Um dia um HD é trazido por um dos Diretores e é feito o backup. Ele leva o HD para casa e traz o outro HD no outro dia. De segunda a sexta-feira. O backup é sempre diferencial. Incluem-se bancos de dados, arquivos de usuários, fontes e sistemas corporativos. São executados nas primeiras horas da manhã. Este backup é off-line.

Servidor de Espelhamento >> Um servidor exatamente igual ao de produção está fora da empresa e recebe backup de alguns dados mais sensíveis. Este backup também é diferencial. Incluem-se bancos de dados e fontes do sistema. Executado na madrugada. Este backup é off-line.

Backup Mensal >> Um terceiro HD externo é trazido por um dos diretores todo o início de mês e é feito um backup completo de uma massa de dados específica. Este backup é sempre completo. Todos os segmentos entram neste backup. É executado em horário aleatório, de preferência com menor impacto ao negócio. Este backup é off-line.

Utilizamos para estas tarefas o Cobian Backup, pela praticidade e facilidade de envio dos arquivos e tratamento de logs, assim como scripts do Windows, configurados em tarefas agendadas.

Nosso processo de conferência de logs é diário e existem testes de backup a cada 3 meses.

É importante salientar que esta estratégia já vem sendo executada a mais de 5 anos e ela começou a ser adotada após um incidente (assalto) onde se perdeu muitos ativos e isso gerou sérios problemas.

Nosso próximo desafio, já planejado par 2014 é migrar parte dos backups para um servidor na nuvem.

2. Dentre as 4 plataformas indicadas no material da aula escolha 2 (uma livre e outra proprietária). Apresente um comparativo que aborde os seguintes itens:

a. Tipos de backup suportados;

b. Modos de gravação (on-line / offline);

c. Dispositivos de armazenamento compatíveis;

COMPARATIVO A) Tipos de backup suportados B) Modos de gravação (online / offline) C) Dispositivos de armazenamento compatíveis

BACULA Backup Diferencial Offline CD-RW

DVD

Floppy Disk

Fita

USB

NETBACKUP Backup Full

Backup Diferencial

Proteção de dados contínua Online e Offlline CD-RW

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com