TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados ATPS

Monografias: Banco De Dados ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 4

Criando e Estabelecendo Conexão à Instância do Banco de Dados

Uma forma comum de interagir com banco de dados é usando um editor SQL. O NetBeans IDE possui um mecanismo Editor SQL para esta finalidade. O Editor SQL geralmente pode ser acessado por meio da opção.Executar Comando do menu de contexto do nó da conexão (ou dos nós filhos do nó da conexão). Agora que está conectado ao servidor MySQL, você pode criar uma nova instância de banco de dados usando o Editor SQL. Para a finalidade deste tutorial, crie uma instância chamada MyNewDatabase:

1. Na janela Serviços do IDE, clique com o botão direito do mouse no nó Servidor MySQL e escolha Criar Banco de Dados.

A caixa de diálogo Criar Banco de Dados MySQL é aberta.

2. Na caixa de diálogo Criar Banco de Dados MySQL, digite o nome do novo banco de dados. Será utilizado MyNewDatabase para este tutorial. Deixe a caixa de seleção desmarcada neste momento.

Observação: também é possível conceder acesso total a um determinado usuário. Por default, somente o usuário admin possui as permissões para realizar determinados comandos. A lista drop-down permite que você designe essas permissões a um usuário específico.

3. Clique em OK.

O novo banco de dados é exibido no nó do Servidor MySQL na janela Serviços.

4. Clique com o botão direito do mouse no novo nó do banco de dados e escolha Conectar no menu pop-up para abrir a conexão para o banco de dados.

As conexões do banco de dados que estão abertas são representadas por um nó de conexão completo ( ) na janela Serviços.

Criando Tabelas do Banco de Dados

Agora que você se conectou a MyNewDatabase, pode começar a explorar como criar tabelas, preenchê-las com dados e modificar os dados mantidos nas tabelas. Isso permite que você observe mais de perto a funcionalidade oferecida pelo Explorador do Banco de Dados, assim como o suporte do NetBeans IDE para arquivos SQL.

MyNewDatabase está vazio no momento. No IDE, é possível adicionar uma tabela de banco de dados usando a caixa de diálogo Criar Tabela ou inserindo uma consulta SQL e executando-a diretamente do Editor SQL. Aqui, você pode explorar ambos os métodos:

1. Usando o Editor SQL

2. Usando a Caixa de Diálogo Criar Tabela

Usando o Editor SQL

1. No Explorador do Banco de Dados, expanda o nó da conexão MyNewDatabase ( ) e observe que há três subpastas: Tabelas, Views e Procedimentos.

2. Clique com o botão direito do mouse na pasta Tabelas e escolha Executar Comando. Uma tela em branco é aberta no Editor SQL na janela principal.

3. No Editor SQL, digite a seguinte consulta. Esta é uma definição da tabela Consultor que você irá criar.

4. CREATE TABLE Counselor (

5. id SMALLINT UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT,

6. firstName VARCHAR (50),

7. nickName VARCHAR (50),

8. lastName VARCHAR (50),

9. telephone VARCHAR (25),

10. email VARCHAR (50),

11. memberSince DATE DEFAULT '0000-00-00',

12. PRIMARY KEY (id)

);

Observação: consultas formadas no Editor SQL faz parsing em SQL. A linguagem SQL utiliza regras de sintaxe estritas com as quais você deve estar familiarizado ao trabalhar no editor do IDE. Na execução de uma consulta, um feedback do mecanismo SQL é gerado na janela de Saída indicando se a execução foi ou não bem-sucedida.

13. Para executar a consulta, clique no botão Executar SQL ( ) na barra de tarefas na parte superior (Ctrl-Shift-E), ou clique com o botão direito do mouse dentro do Editor de SQL e escolha Executar Instrução. O IDE gera a tabela Consultor no banco de dados, e você recebe uma mensagem similar à seguinte na janela de Saída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com