TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados Atps Passo1

Exames: Banco De Dados Atps Passo1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

Sistemas de Gerenciamento de Arquivos:

Por ser feito de forma simples, não requer muito conhecimento, pois qualquer um que ler, já sabe do que esta falando. A implantação e interação com o sistema não é fácil, não é possível saber quem é chave estrangeira, e quem é chave primaria. Qualquer dano ao banco de dados, todos os programas são afetados virtualmente. Todos os usuários podem usa-lo como documentação.

Sistema Gerenciador de Banco de Dados

Existe um computador com grande capacidade de processamento instalado o SGBD e emuladores para os vários aplicativos. Esta arquitetura tem como principal vantagem a de permitir que muitos usuários manipulem grande volume de dados. “Sua principal desvantagem está no seu alto custo, pois exige ambiente especial para mainframes e soluções centralizadas”( O.K. Takai; I.C.Italiano; J.E. Ferreira.).

“Os computadores pessoais trabalham em sistema stand-alone, ou seja, fazem seus processamentos sozinhos. No começo esse processamento era bastante limitado, porém, com a evolução do hardware, tem-se hoje PCs com grande capacidade de processamento. Eles utilizam o padrão Xbase e quando se trata de SGBDs, funcionam como hospedeiros e terminais. Desta maneira, possuem um único aplicativo a ser executado na máquina. A principal vantagem desta arquitetura é a simplicidade” ( O.K. Takai; I.C.Italiano; J.E. Ferreira).

Na arquitetura Cliente-Servidor, o cliente executa as tarefas do aplicativo, ou seja, fornece a interface do usuário. O servidor executa as consultas no DBMS e retorna os resultados ao cliente. Apesar de ser uma arquitetura bastante popular, são necessárias soluções sofisticadas de software que possibilitem o tratamento de transações como: desfazer, consultar e gatilhos. A principal vantagem desta arquitetura é a divisão do processamento entre dois sistemas, o que reduz o tráfego de dados na rede.

Nesta arquitetura, a informação está distribuída em diversos servidores. Como exemplo, observe a Figura 1.5. Cada servidor atua como no sistema cliente-servidor, porém as consultas oriundas dos aplicativos são feitas para qualquer servidor indistintamente. Caso a informação solicitada seja mantida por outro servidor ou servidores, o sistema encarrega-se de obter a informação necessária, de maneira transparente para o aplicativo, que passa a atuar consultando a rede, independente de conhecer seus servidores. Exemplos típicos são as bases de dados corporativas, em que o volume de informação é muito grande e, por isso, deve ser distribuído em diversos servidores. Porém, não é dependente de aspectos lógicos de carga de acesso aos dados, ou base de dados fracamente acopladas, em que uma informação solicitada vai sendo coletada numa propagação da consulta numa cadeia de servidores. A característica básica é a existência de diversos programas aplicativos consultando a rede para acessar os dados necessários, porém, sem o conhecimento explícito de quais servidores dispõem desses dados.

A integração com o sistema é mais fácil. Operação como consulta se torna mais fácil, pois é mais organizado. As alterações são mais claras. A implantação é mais difícil, pois requer um conhecimento para inserir o conteúdo.

Figura1.5.

Processamento tradicional de Arquivos Base de Dados Vantagens da base de Dados

Definição dos dados é parte

do código de programas de

aplicação Meta Dados Eliminação de redundâncias

Dependência entre aplicação específica e dados Capaz de permitir diversas aplicações eliminação de redundâncias

Independência entre dados e programas facilidade de manutenção

Representação de dados ao

nível físico Representação conceitual

através de dados e

programas facilidade de manutenção

Cada visão é implementada

por módulos específicos Permite múltiplas visões facilidade de consultas

A tabela de comparativas vantagens e desvantagens de (O.K. Takai; I.C. Italiano; J.E. Ferreira.) acima

...

Baixar como  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »