TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Barragens

Trabalho Universitário: Barragens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho descreve os estudos básicos elaborados e apresenta a concepção do projeto da Barragem Itapajé. Assim sendo, o relatório aborda os seguintes tópicos:

 Localização e Acesso;

 Concepção Geral da Obra.

2. OBJETIVO GERAL

O principal objetivo da Barragem Itapajé é o abastecimento d’água da sede do município. A formação do reservatório da Barragem Itapajé também servirá a outros usos múltiplos tais como, a irrigação, a piscicultura e ao lazer.

3. LOCALIZAÇÃO E ACESSO

O município de Itapajé está localizado na região nordeste do Ceará, microrregião de Uruburetama. O acesso à cidade é feito pela rodovia federal BR-222. O município de Itapajé dista aproximadamente 124km da capital Fortaleza.

Itapajé limita-se geograficamente da seguinte forma: ao norte com Itapipoca e Uruburetama; ao sul com Tejuçuoca e Irauçuba; a leste com Pentecoste, Tejuçuoca, Apuiarés, Uruburetama e Umirim e a oeste com Irauçuba. O município de Itapajé possiui uma área de 399km² e tem as seguintes coordenadas geográficas: latitude 3º41’12”S e longitude 39º35’10”W.

A Barragem Itapajé interceptará o Riacho Escorado, afluente do Rio Itapajé, na localidade do Sítio Ipú.

4. ORGANIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRA

A organização e caracterização do canteiro de obra compreendem os serviços de instalação e manutenção, os quais constituem da construção e manutenção dos escritórios, centrais de concreto e britagem, carpintaria, pátios, oficinas e respectivas máquinas e ferramentas, postos de abastecimento e lubrificação, depósito de explosivos, almoxarifado geral e de peças, e quaisquer outras instalações e serviços que venham a ser necessários para o bom andamento da obra, a saber:

• Escritórios;

• Acampamento, compreendendo a construção e manutenção de todas as casas necessárias à moradia do pessoal da obra, refeitórios, posto médico, armazéns e quaisquer outras instalações, que venham a ser necessárias ao conforto do pessoal da obra e ao bom andamento dos serviços;

• Laboratórios de solos e de concreto;

• Placas sinalizadoras;

• Serviços, compreendendo instalação e manutenção das redes de águas e esgotos, ar comprimido, luz e força e telefones externos e internos necessárias às instalações do canteiro e quaisquer outros serviços que se façam necessários;

• Fornecimento de energia, água potável e para consumo industrial e todos os meios materiais indispensáveis ao funcionamento do canteiro e à realização dos trabalhos da empreitada durante toda a duração da obra, incluindo a eventual construção de diques para captação e/ou armazenamento da água;

• Iluminação das praças de trabalho e do canteiro;

As edificações, quaisquer que sejam suas finalidades, deverão obedecer aos padrões correntes.

O escritório deverá ser construído em alvenaria de tijolo, rebocada e caiada, com área mínima de 100,00m², dotado de instalações completas de luz e força, abastecimento d’água e esgotos, inclusive fossa séptica. Após a conclusão das obras, o local escolhido para a construção do escritório será utilizado como Posto de Operação do Reservatório.

O posto médico deverá ser construído em alvenaria de tijolo, rebocada e com pintura acrílica lavável, com área de 30,00m², dotado de instalações de luz, força, água e esgoto. O piso deverá ser cerâmico com junta seca. A edificação deverá ser dotada de boa ventilação, através de janelas teladas, e boa iluminação. Deverá ter um lavabo com pia para assepsia. Compondo os equipamentos mínimos do posto médico deverá ter uma cama tipo hospitalar, um tripé para soro, uma maca móvel, um birô metálico próprio para uso hospitalar acompanhado de duas cadeiras, um armário para guarda de medicamentos e utensílios e medicamentos e utensílios para primeiros socorros.

O laboratório para ensaios de controle de execução da obra deverá ser dividido em três seções distintas.

• Seção de ensaios de solos, geologia e agregados:

o Para depósito e preparo de amostras de solo e agregados, um mínimo de 20,00m²;

o Para ensaios de compactação e moldagem de corpos de prova diversos, pelo menos 15,00m²;

o Para ensaios de caracterização, pelo menos 10,0m²;

o Para geologia (sondagens), no mínimo 10,00m².

• Seção de ensaios de cimento, argamassa e concreto, com 20,0m² de área mínima;

• As instalações deverão ter pisos cimentados e as bancadas, além de perfeitamente niveladas, deverão ter fundações tais que não transmitam vibrações excessivas quando da realização de ensaios, tais como compactação. Deverão permitir o trabalho com iluminação natural durante o dia e serem dotadas de iluminação artificial suficiente para permitir o trabalho após o entardecer.

A ventilação deverá ser tal que permita o trabalho em condições normais de conforto, sem perturbar a manipulação de balanças e outros equipamentos sensíveis.

Será dotado de tanque elevado, com capacidade mínima de dois mil litros, e disporá de instalação elétrica capaz de atender à utilização simultânea dos aparelhos cujo funcionamento dependa da mesma.

FICHA TÉCNICA DA BARRAGEM ITAPAJÉ

Identificação

Denominação: Barragem Itapajé

Estado: Ceará

Município: Itapajé

Coordenadas UTM (SAD-69): E(X)=436.191,4315; N(Y)=9.593.849,4704

Sub-bacia: Rio Caxitoré

Bacia: Rio Curu

Rio Barrado: Riacho Escorado

Proprietário: Prefeitura Municipal de Itapajé

Autor do Projeto: RW Consultores

Data do Projeto: Setembro/2006

Bacia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com